Coaching para empreendedores

Coaching para empreendedores – Como funciona

A aplicação das técnicas de coaching para empreendedores tem trazido resultados impressionantes em termos de sucesso nos negócios e redução de riscos.

Sabemos que para se atingir o sucesso no mundo dos negócios, é preciso lidar com habilidades específicas para reagir de forma positiva às mudanças do mercado, cenário econômico e até mesmo comportamento dos consumidores.

O coaching para empreendedores visa justamente despertar e aprimorar essas habilidades, de forma a capacitar o empresário a identificar essas mudanças e o surgimento de novas oportunidades, transformando-as em resultados para o negócio.

É por isso que cada vez mais o trabalho de coaching passa a estar presente nas etapas de planejamento e preparação de novos negócios. A formatação do projeto é importante, mas igualmente importante é a preparação das pessoas envolvidas.

Como funciona o coaching para empreendedores

A aplicação do coaching no empreendedorismo é uma opção para as pessoas que desejam desenvolver habilidades que visam a ampliação da visão que possuem de um determinado objetivo, e a partir dessa compreensão mais detalhada das questões envolvidas, tomarem decisões mais acertadas sobre os rumos do negócio.

O coaching para empreendedores é um processo assistido de autoconhecimento que leva o empresário a conhecer melhor suas forças e a tirar proveito delas em prol de seus negócios.

Durante o processo de coaching, identifica-se o ponto da vida em que o cliente está e a partir desse entendimento, é trabalhado um planejamento, utilizando-se ferramentas comprovadas cientificamente, para se alcançar metas e objetivos.

O trabalho de coaching bem elaborado é desenvolvido pelo coach e o cliente por um número determinado de seções previamente combinadas. Para este trabalho é determinado um objetivo claro a ser alcançado, além de regras de comportamento e responsabilidades no decorrer do processo.

Quando um empreendedor identifica nitidamente quais são seus pontos fortes e fracos, ele percebe as situações onde eles se aplicam e se permite correr riscos calculados dentro desse cenário, lidando com os desafios de maneira prática e consciente.

  Leia mais no artigo O Que é Coaching

Quais as vantagens do coaching no empreendedorismo

Começar uma empresa do zero, ou até mesmo contar com o apoio de uma franquia já estabelecida é um desafio e tanto. Por isso contar com um apoio que vá além de orientações legais e manuais de franquia sempre é uma ajuda bem vinda.

O coaching para pequenos empreendedores vem para ajudar neste sentido. Apoiando-se nos conceitos e técnicas do coaching para empresas, e contextualizado na realidade específica de empreendimentos de pequeno porte ele entra como mais uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento de novos negócios.

O coaching profissional trabalha de diversas formas, podendo tanto fortalecer e desenvolver as habilidades empreendedoras já existentes, quanto aumentar o resultado de negócios a partir de um trabalho personalizado para atender às necessidades específicas do empreendedor.

Além da aplicação na modelagem do negócio e seus processos, o coaching para empreendedores também pode ser um instrumento de auxílio na hora de identificar falhas no negócio e melhorar sua eficiência.

Agora que você já tem uma ideia de como o coaching para empreendedores pode ajudar na formulação ou reestruturação do seu negócio, o que acha de pensar no assunto.

Por Camila Osório no portam Empreendedores Web

Coaching para empreendedores
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here