Veja nesta matéria qual é a diferença entre mentoria, consultoria e coaching. Três especialidades que tem como objetivo comum o desenvolvimento pessoal e profissional, mas que trabalham de forma diferenciada.
Veja nesta matéria qual é a diferença entre mentoria, consultoria e coaching. Três especialidades que tem como objetivo comum o desenvolvimento pessoal e profissional, mas que trabalham de forma diferenciada.

A diferença entre mentoria, consultoria e coaching

Muita gente não conhece a diferença entre mentoria, consultoria e coaching e acaba gerando uma grande confusão em torno destes três termos. É muito comum vermos pessoas confundirem o coaching com mentoria ou consultoria.

Esse equívoco acontece por que esses processos têm como foco o aumento de resultados, sejam pessoais, profissionais ou organizacionais, com o propósito de elevar a performance de pessoas, times e empresas. Então, qual é a diferença entre eles?

Neste artigo vamos definir cada um destes processos e mostrar quais são os pontos que fazem a diferença entre mentoria, consultoria e coaching, para que você não tenham dúvida em relação a cada um.

A Mentoria

A Mentoria – também chamada de mentoring – é uma atividade exclusivamente exercida por um profissional experiente em sua área de atuação.

Se você acabou de assumir o cargo de diretor de marketing em uma nova empresa, por exemplo, e está inseguro em relação a desafios específicos, pode contratar um mentor com ampla bagagem em marketing para te dar conselhos que iluminarão o seu caminho.

Esse profissional, um tipo de “tutor”, irá compartilhar com você conhecimentos e experiências para estimular o seu desenvolvimento nessa sua nova jornada. Essa especialização em uma determinada área é a grande diferença entre mentoring e coaching.

A Consultoria

A consultoria, por sua vez, é um serviço focado em diagnósticos e processos com a finalidade de suprir necessidades específicas do cliente por meio de recomendações de ações e apontamento de soluções.

Vamos supor que sua empresa atrasa constantemente a entrega de um determinado produto, resultando em prejuízos financeiros.

Nesse caso, o consultor, que é um especialista em uma determinada área, irá fazer um diagnóstico do processo de produção deste produto, avaliar as informações coletadas, desenvolver um projeto e, por fim, implantar as soluções.

O Coaching

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, um grupo ou uma empresa, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado, o Coach, em parceria com o cliente, o Coachee.

O Coach não dá conselhos, como o mentor; também não fornece soluções prontas ao cliente, como o consultor. Qual é o seu papel, então?

Esse profissional estimula o alcance de entendimentos, alternativas e opções que levam o coachee a ampliar suas realizações e conquistas.

Esse processo de coaching acontece por meio de desenvolvimento de competências necessárias para que o cliente atinja suas metas, contribuindo intensamente para que possa obter excelentes resultados pessoais, profissionais e para o seu negócio.

  Leia também o artigo O Que Faz Um Coach

Agora que você já sabe qual a diferença entre mentoria, consultoria e coaching, ficará mais fácil pesquisar sobre o assunto e descobrir qual das três especialidades é mais adequada para o seu caso. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

A diferença entre mentoria, consultoria e coaching
Avalie este artigo

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here