Diferença entre coaching e mentoring

Qual a diferença entre Coaching e Mentoring

Você sabe qual a diferença entre Coaching e Mentoring? Para você os dois parecem a mesma coisa? Neste artigo você verá que existe sim uma grande diferença entre entes dois conceitos.

Em um cenário cada vez mais competitivo como o que vivemos nos dias de hoje, seja na área profissional e até mesmo pessoal, muitos profissionais já se deram conta que a formação acadêmica pura e simples, muitas vezes não é suficiente para leva-los ao ponto de desenvolvimento que pretendem atingir.

Muitos dos leitores que estão em dúvida em relação a diferença entre Coaching e Mentoring já se deram conta disso e por isso estão em busca de definir muito bem o papel de cada um destes dois métodos para decidir por que caminho seguir.

Ambos os métodos de treinamento, Coaching e Mentoring, buscam levar o profissional ao aprimoramento na área em que atua, e até mesmo em um nível pessoal, para que os profissionais possam atingir suas metas e objetivos de vida.

Para podermos analisar com exatidão qual a diferença entre Coaching e Mentoring, o primeiro passo é deixar bem claros os conceitos envolvidos.  Por isso, veja abaixo qual a definição de cada um.

O que é Coaching

Qual a diferença entre Coaching e Mentoring? No Coaching o foco está no desenvolvimento das habilidades pessoais. Para definirmos qual a diferença entre Coaching e mentoring, vamos definir o primeiro conceito. O Coaching é um processo que consiste no processo de desenvolvimento das habilidades e capacidades de cada um, como no caso do Coaching Pessoal.

Neste caso, o Coach irá aplicar uma metodologia que tem como objetivo ajudar a uma pessoa ou grupo de pessoas a despertarem seus potenciais. Neste processo o Coach promove uma mudança na forma como a pessoa trabalha suas habilidades, ajudando-a a atingir suas metas e objetivos.

Durante o treinamento de Coaching, o profissional é orientado no sentido de planejar, estabelecer suas metas e prazos para que seus objetivos sejam atingidos. É um treinamento que leva a uma mudança de posicionamento em estratégias pessoais para se alcançar as mais variadas metas possíveis

  Leia o artigo O Que É Coaching

O que é Mentoring

No Mentoring temos um processo em que a principal característica é a orientação e encaminhamento profissional. Neste caso, o processo é conduzido por um profissional especializado em uma determinada área, que baseado em sua experiência, orientará o mentorado no caminho do desenvolvimento e aprimoramento profissional.

É um trabalho cujo foco está no repasse de experiências e encaminhamento profissional. Neste caso os aspectos pessoais não são trabalhados, como no caso do Coaching, mas sim as questões profissionais. Justamente por isso, o trabalho de Mentoring não possui um tempo determinado de duração, pois depende da evolução pessoal do mentorado.

Tanto no Coaching quanto no Mentoring, o objetivo final é o desenvolvimento pessoal e profissional, só que no caso do Mentoring o foco é muito mais concentrado na área da evolução profissional.

Principais diferenças entre Coaching e Mentoring

As principais diferenças entre Coaching e Mentoring tem como raiz a as metodologias aplicadas em cada um dos processos mencionados.

No caso do Coaching, partimos do princípio de que as respostas para o crescimento pessoal e profissional estão adormecidas em cada um de nós, e precisam ser instigadas para que venham à tona e se transformem em fatores de modificação do cenário em que a pessoas que experimentam este processo vivenciam.

O papel do Coach junto ao Coachee é justamente o de, através de metodologia própria, fazer com que essas habilidades sejam descobertas e trabalhadas de forma a fazer com que os objetivos traçados no planejamento de coaching sejam atingidos.

O Coach não precisa conhecer ou ter experiência na área onde o Coachee para que o processo tenha sucesso, pois sua função é a de despertar habilidades e não a de transferir experiência ou algum tipo de conhecimento.

No caso do Monitoring, o objetivo do trabalho é o compartilhamento de experiências e conhecimentos técnicos, que possam levar o Mentorado a atingir seus objetivos profissionais. É em sua essência, um trabalho de orientação, que conta com uma pessoa de vasta experiência para guiar o Mentorado rumo ao sucesso em sua área de atuação.

Uma outra diferença entre Coaching e Mentoring diz respeito ao tempo de duração de todo o processo. No caso do Coaching, o processo é pautado por um cronograma que na maioria das vezes oscila entre dez a doze seções, o que resulta em algo entre três a quatro meses, dependendo da intensidade das seções.

No caso do Mentoring, não temos um prazo muito bem definido, pois os resultados se dão em função do desempenho e evolução profissional do próprio Mentorado. É um processo que foge ao controle do Mentor e depende muito mais da pessoa e do ambiente em que ela está inserida.

O que é melhor? Coaching ou Mentoring?

Essa é uma resposta que varia em relação ao que você realmente precisa. Não há como definir uma resposta padrão, pois isso de depende de uma análise prévia para determinar qual das metodologias seria a mais indicada para os objetivos que a pessoa pretende atingir.

Se você estiver em busca de experiência profissional, informações, experiência na área onde irá atuar e direcionamento de carreira, o processo de Mentoring seria o mais indicado para o seu caso.

Se a sua necessidade é a de um suporte profissional para o desenvolvimento de suas próprias habilidades, para depois ir em busca de suas informações e experiência, nesta situação específica o melhor caminho s seguir é o de Coaching.

Não é uma questão de dizer que Coaching é melhor do que Mentoring ou vice versa. Os dois profissionais poderão ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional, para que você possa atingir seus objetivos.

  Leia também o artigo Diferença Entre Mentoria, Consultoria e Coaching

Agora que você já sabe qual a diferença entre coaching e mentoring, a sua escolha poderá ser mais adequada para atingir os objetivos que você deseja.

Por Camila Osório no portal Empreendedores Web

Qual a diferença entre Coaching e Mentoring
Avalie este artigo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here