Ousadia – Como essa característica pode te ajudar a realizar o sonho de ter seu próprio negócio

Ousadia - Como essa característica pode te ajudar a realizar o sonho de ter seu próprio negócioProcuro começar meu dia sempre motivado. E uma das canções que me traz essa coragem para a vida tem um trecho que diz: “nunca deixem que lhe digam que não vale a pena acreditar num sonho que se tem, que seus planos nunca vão dar certo, que você nunca vai ser alguém”, interpretada por Renato Russo.

No meu dia a dia mantenho contato com muitas pessoas que têm o sonho de empreender. E uma das características que trabalho com eles é a ousadia, um comportamento que foi fundamental para que conseguisse chegar até aqui.

Se olhar para a minha história, posso contar para vocês inúmeras vezes em que essa ousadia me impulsionou para a realização dos meus sonhos. Mesmo quanto tudo ao meu redor me pressionava para o medo, olhava além e ia com medo mesmo.

Foi por causa da ousadia de achar que poderia ter independência financeira que comecei a trabalhar com 11 anos. Essa ousadia me fez abrir meu primeiro negócio próprio dentro de casa, uma copiadora 24 horas – isso mesmo, 24 horas porque queria chamar atenção dos clientes e ser diferente no mercado.

Essa coragem me impulsionou a ir para São Paulo sem dinheiro, oferecer um serviço que ninguém tinha: personalizar camisetas justamente em uma rua onde havia diversas lojas que vendiam as camisetas lisas, mas nenhuma estampava. Por essa ousadia comecei a trabalhar no mesmo dia, sem ao menos saber onde iria dormir à noite e o que iria comer. Dormi em uma vaga de estacionamento, fui confundido com um mendigo, tomei banho no tanque, mas trabalhei duro e consegui ter sucesso.

Foi a ousadia que me fez começar a vender online em uma época em que nem existia tal cultura. Com esse comportamento, criei grupos de revendedores nas redes sociais, inventei inúmeras formas diferentes para vender mais e mais o meu produto. Pela ousadia, montei minha empresa com R$ 300 (trezentos reais) uma loja virtual de camisetas que hoje é um grupo que reúne microfranquias físicas e online.

Nem sempre a ousadia me trouxe excelentes frutos, porque este tipo de ousadia que aprendemos – que quase pode ser confundido com imprudência – nos faz tomar atitudes sem considerar fatores ao nosso redor. Com isso, perdi dinheiro, sofri, fali, errei, fui enganado, tive problemas. E assim eu entendi que a ousadia deve existir sempre, mas que devemos aprender outros comportamentos para equilibrá-la.

Mais maduro, hoje a minha ousadia vem junto com o comportamento de “correr riscos calculados”. Minhas ideias continuam ousadas, mas agora eu as coloco no papel, planejo, faço as contas e dou passos mais seguros, mas nem por isso, menos inovadores.

É desta ousadia que estamos falando, é este tipo de atitude que faz um empreendedor de sucesso. Diga não à cultura do medo, resista a acreditar quando as pessoas dizem que você não irá conseguir realizar seus sonhos, ou que este ou aquele projeto não dará certo. Sonhe alto, tenha ideias geniais, saia na frente, assuma uma postura de coragem na vida. Não aquela coragem sem reflexão, de quem pula de peito aberto rumo ao desconhecido, mas sim aquela ousadia típica dos empreendedores de sucesso que enxergam à frente, estudam as possibilidades, planejam e realizam.

Por Marcelo Ostia, empreendedor que está à frente de diversas empresas que se destacam em seu segmento, entre elas Camisetas da Hora, Bom Pra Cachorro e Torcedor Show

GD Star Rating
loading...

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito muito mesmo, iria gostar muito de ler mais artigos assim, me deu um a certa motivação e me abriu um pouco a cabeça este artigo ou depoimento não sei como se encaixa más é posso julgar como uma lição de vida

DEIXE UMA RESPOSTA