Dicas de marketing pessoal para freelancers

Veja nesta matéria 10 dicas de marketing pessoal para freelancers que vão mudar o seu posicionamento e ajudar a promover o seu trabalho como freela.

10 dicas de marketing pessoal para freelancers

Hoje vamos apresentar 10 dicas de marketing pessoal para freelancers que podem mudar a forma como você está conduzindo o seu trabalho nesta área.

Vivemos em um mercado extremamente competitivo e por isso, o freelancer precisa estar sempre alerta para oportunidades de divulgação do seu trabalho. Como o freelancer é a sua própria empresa, neste caso o marketing pessoal é fundamental.

Para ajudar você a vender o desafio de expor seu trabalho e atingir o público-alvo que lhe interessa, elaboramos uma lista com as 10 dicas de marketing pessoal para freelancers que julgamos mais importantes.

Dicas de marketing pessoal para freelancers

Para começar a mudar essa percepção, precisamos fazer alguns ajustes no quesito “marketing pessoal”.

Por isso nós separamos as dicas abaixo para que você possa assumir de vez sua condição de profissional freelancer e, com ela, conquistar a fatia de mercado que poderá te garantir a realização dos seus sonhos pessoais e de carreira.

São só 10, bem simples, para começar ainda hoje. Garantimos que todas elas vem com o selo de “mudança de vida”…

1 – Leve seu marketing pessoal a sério

A primeira das nossas dicas de marketing pessoal para freelancers é levar esta questão muito a sério, pois você estará trabalhando e valorizando a sua marca pessoas, ou seja, o seu negócio como freelancer.

Trabalhar como freelancer precisa ser encarado como um negócio, como uma pequena empresa chamada Você. Por isso mesmo, o seu marketing pessoal precisa ser levado muito a sério.

Um dos grandes segredos dos freelancers de sucesso é justamente alocar uma parte do seu tempo disponível para fazer a sua divulgação pessoal. Por isso, recomendamos que você crie toda uma rotina para trabalhar a sua marca e siga esta rotina.

2 – Faça uma “faxina” nas suas redes sociais

As redes sociais são um elemento importante para uma estratégia de marketing pessoal para freelancers, por isso, se você pretende ser visto como um profissional de respeito, uma das nossas dicas é justamente começar por aí.

De nada adianta você seguir todas as dicas de marketing pessoal para freelancers que vamos apresentar aqui, se em seus perfis nas redes sociais você se apresenta como uma pessoa intolerante, desnecessariamente polêmica ou propensa a desentendimentos de baixo nível.

Não é necessário lembrar que postagens racistas, machistas ou homofóbicas podem jogar sua carreira como freelancer pelo ralo, além de outros problemas. Por isso, deixe de lado a ideia de que seu Facebook, Twitter e Instagram são um repositório para tudo quanto é coisa que passa pela sua cabeça, porque algumas delas podem te prejudicar bastante.

Outra das nossas dicas de marketing pessoal para freelancers nas redes sociais é manter sempre o seu perfil no LinkedIn atualizado fazer postagens que não sejam profissionais, pois o foco desta rede é justamente o relacionamento profissional.

3 – Seja ativo em grupos de discussão especializados

Outra boa dica de marketing pessoal na Internet é usar as redes sociais por suas inúmeras possibilidades de alavancar a criação de uma boa imagem pessoal, e não só para mostrar coisas triviais. Os grupos de discussão de temas relacionados à sua área no Facebook e no LinkedIn são bons lugares para participar de discussões e conseguir firmar seu nome no mercado.

A dica neste caso é quando estiver discutindo coisas profissionais, lembre-se de ser sempre muito cordial e fiel a seus argumentos. Se discordar de outra pessoa, ataque seu ponto de vista, e não o argumentador.

Se notar, por algum instante, que a discussão vai descambar para as ofensas pessoais, resista à vontade de alimentar seu próprio ego e saia da conversa sem render assunto.

Enquanto você consegue aprender novas coisas nesses fóruns, online ou off-line, e está dando boas contribuições à formação de ideias, seja ativo. As pessoas tendem a se lembrar mais do seu nome se você compartilhar boas ideias.

4 – Tenha um cartão de visitas

Sim. Isso mesmo. Em plena era digital e do turbilhão das redes sociais, uma das nossas dicas de marketing pessoal para freelancers é justamente ter um bom e velho cartão de visita para apresentar.

Muitos clientes ainda querem ver uma empresa por trás de um profissional, ainda que seja a empresa de uma pessoa só. Ter um nome, uma marca e um cartão de visitas é uma boa forma de começar seu marketing pessoal como freelancer.

Isso não quer dizer, no entanto, que você é obrigado a gastar tempo e dinheiro pensando no nome de uma empresa que é só sua. Lembre-se que como freelancer, você é a sua própria marca, desde que se apresente de forma clara e objetiva a seus clientes.

O bom e velho cartão de visitas ainda é uma das melhores formas de causar boa impressão, principalmente em reuniões presenciais.

5 – Busque sempre por capacitação

Esta não deveria nem ser uma das dicas de marketing pessoal para freelancers, mas sim das dicas de sobrevivência dos freelancers em um mercado tão competitivo como vivemos hoje. Os freelancers de alto desempenho estão sempre se reciclando.

Sempre que identificar um curso dentro da sua área de atuação, invista nele e aproveite ao máximo o momento para aprender novas técnicas e fazer mais conexões. Afinal, todo mundo em um curso da sua área tem os mesmos propósitos e, possivelmente, compartilham contatos de potenciais clientes.

A troca de indicações é muito comum no mercado freelancer e fazer cursos pode te deixar ainda mais qualificado para ser lembrado pelos clientes e colegas na hora do boca a boca. O networking para freelancers é fundamental para alavancar o seu marketing pessoal.

6 – Promova cursos na sua área de conhecimento

Se você for um profissional pleno ou sênior da área em que atua, pense em promover cursos e fazer seu marketing pessoal ir ainda mais longe, dessa vez, como uma pessoa que é tão boa no que faz que até ensina outras pessoas a seguirem pelo mesmo caminho.

Quando compartilhamos o saber, além de nos lançarmos como profissionais que sabem o que estão fazendo, também temos a possibilidade de melhorar a visão dos colegas sobre determinados assuntos e deixar o mercado ainda mais especializado dentro de determinada área.

7 – Participe de eventos

E não é só nas reuniões presenciais que você pode distribuir esses cartões, não: a participação do freelancer em eventos de sua área ajuda muito na construção da sua carreira.

Isso porque, como dizia a nossa avó, “quem não é visto não é lembrado”. O simples fato de circular por outros profissionais da sua área já vai fazer com que seu nome esteja na cabeça de uma pessoa que, ao te ver em eventos, pode se lembrar dos seus serviços e te indicar.

Não vamos nem falar sobre a possibilidade de fazer bons contatos em eventos, justamente através da troca de cartões, pois isso é a síntese de porque os eventos existem. Estar por aí pode te render novos parceiros de trabalho, novos clientes e, por que não, novas amizades.

8 – Mantenha uma relação cordial com seus clientes

Todo freela sabe que existem horas em que a gente quer matar um cliente que torra a paciência, mas esse é um bom exemplo de pensamento que não deve ser externado nem com palavras e nem com ações.

Por mais que o cliente não entenda ou não queira entender seus argumentos, lembre-se de defendê-los com educação e cordialidade. Resista ao ímpeto de falar “você é burro, cara?!” e tente, ao invés disso, um discurso mais “entendo sua posição, mas ainda acho que deveríamos fazer da forma que sugeri por esse, esse e esse motivo”.

Os motivos, claro, devem ser justos. E se, mesmo assim, o cliente não quiser, faça do jeito que ele pede. Por mais que você não goste ou não aprove o resultado, se deixar isso claro, ele acabará percebendo que você não é um inimigo ou alguém de “má vontade”.

Por outro lado, se você for desequilibrado, mal educado, grosso, arrogante ou prepotente, as chances de o cliente continuar o trabalho, ou te indicar para alguém, vão beirar o inexistente.

9 – Seja pontual em seus contratos

Entregar o seu trabalho dentro dos prazos acordados é muito importante, pois muitas pessoas acabam indicando um freela justamente pela sua pontualidade. O que deveria ser uma obrigação de todos virou uma moeda de troca e oportunidade para atrair novos clientes em potencial. Por isso, o mais certo e ético é bater na tecla de que pontualidade não é opcional.

Seja um freela profissional e respeite as horas marcadas das reuniões ou qualquer outro encontro ou solicitação que foi combinada e os prazos que você mesmo estipulou para entregar um serviço. Assim, enquanto os outros profissionais da área não acordam para a realidade, você vai fazendo seu nome.

10 – Faça questão de entregar resultados

A última das nossas dicas de marketing pessoal para freelancers diz respeito a entrega de resultados, porque nada diz mais do marketing pessoal do freelancer do que entregar bons resultados, daqueles que deixam o cliente satisfeito e cumprem com o objetivo estratégico para o qual foram contratados.

Sempre que tiver um bom resultado, você estará diante de uma ótima oportunidade de divulgar ainda mais o seu trabalho. Compartilhe nas redes, mostrando como aquele resultado foi alcançado e o esforço de trabalho envolvido.

Ao mostrar o que fez anteriormente e deu certo, você estará fornecendo ao mercado uma chancela de que é a pessoa mais qualificada para determinado tipo de trabalho.

Você teria algum outro item a acrescentar a nossa  lista de dicas de marketing pessoal para freelancers? Deixa seu comentário.

Publicado no Empreendedores Web

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