Como abrir uma cervejaria artesanal

Se você deseja saber como abrir uma cervejaria artesanal, nesta matéria encontrará as principais informações para realizar este sonho.

Se você for um dos muito apreciadores da cervejinha seja para o happy hour ou uma comemoração com família e amigo, provavelmente já deve ter pensado como abrir uma cervejaria artesanal.

Para quem não abre mão daquela reunião com os amigos depois do trabalho, a confraternização para comemoração de metas e afins, vale a pena conferir esse artigo.

Por uma preferência dos consumidores, os produtores optam por uma maior gama de cervejas, desde as mais sutis até as mais encorpadas.

E para quem deseja saber como abrir uma cervejaria artesanal, é importante ter em mente produzir essa variedade para atender os mais variados paladares.

Se você está no planejamento de entrar no mundo de empreendimento e está pensando na área de bebidas, coloque entre as possibilidades abrir uma cervejaria artesanal.

Por se tratar de um produto de alto consumo e aceitação do público em todo o ano, a chance de crescimento do negócio é significativa e com alta lucratividade.

A produção de cerveja no Brasil tem ganhado muito espaço no mercado, e a sua fabricação pode ser feita tanto industrial como artesanal.

Independente da forma que você vá escolher produzir a sua cerveja, é necessário estruturar um plano de negócios e administrar muito bem todas as áreas do seu empreendimento.

Ao contrário do que se é pensado, produzir uma cerveja não é uma tarefa difícil, basta você seguir o passo a passo. Contudo, abrir uma cervejaria artesanal, produzir, cuidar da parte administrativa, vendas, compras, distribuição e afins, isso sim torna a atividade um pouco mais trabalhosa.

Pensando nisso compilamos neste artigo algumas informações muito importantes para quem deseja saber como abrir uma cervejaria artesanal como:

1 – Conhecendo o seu produto
2 – Conhecendo o mercado para abrir uma cervejaria artesanal
3 – Onde montar uma cervejaria artesanal
4 – Burocracia para iniciar o seu negócio
5 – Equipe de trabalho
6 – Matéria-prima para a fabricação da cerveja artesanal
7 – Divulgando seu negócio

Vejamos então cada um destes pontos para que você possa ter uma boa ideia sobre como começar um negócio nesta área.

O passo a passo de como abrir uma cervejaria artesanal

Esse ramo permite que monte uma cervejaria artesanal de pequeno, médio ou grande porte, a depender da disponibilidade de investimento. Fazendo todo o processo de abertura e gerenciamento do seu negócio as chances de excelentes resultados é bastante satisfatória.

1 – Conhecendo o seu produto

Bom, é notável no mundo dos negócios que conhecer o produto ou serviço que você oferece no seu estabelecimento é o princípio de tudo, não é pra menos no ramo de produção de cerveja.

Acredita-se que esta foi criada há mais de 10 mil anos, originalmente sendo uma bebida fermentada e ao longo dos séculos foi refinada para alcançar o que temos hoje.

Quando o assunto é cerveja, o primeiro lugar a se lembrar é a Alemanha, por se tratar de uma referência na produção e consumo, e considerada por muitos a melhor cerveja do mundo.

Antigamente era uma bebida produzida por padeiros, em que levava grãos de cereais, como milho, enquanto atualmente ela é fermentada com a cevada maltada.

Nos processo produtivos industriais são incrementadas como lúpulo, água, fermento e agentes clarificantes, enquanto as artesanais recebem todos esses ingredientes e algumas especiarias a mais.

2 – Conhecendo o mercado para abrir uma cervejaria artesanal

Antes de você pensar em como abrir uma cervejaria artesanal, claramente você já procurou estudar sobre o seu produto, e agora, caso você não seja do ramo, está na hora de aprender sobre o mercado, buscando informações mais precisas e que podem te dar maior confiança nesse investimento.

A fabricação de cerveja é um empreendimento muito interessante, principalmente por se tratar de um produto que não conta com sazonalidade e ter uma ótima aceitação do público.

A cerveja caseira no Brasil é uma tendência cada vez mais forte entre os consumidores mais exigentes.

Para melhorar, segundo dados do SINDICERV – Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil está em terceiro lugar entre os maiores consumidores de cerveja, com aproximadamente 10,34 bilhões de litros anuais.

Informações como essa enchem os olhos para montar uma cervejaria artesanal, com certeza, mas também é importante salientar que a concorrência é alta, principalmente pela existência de grandes marcas há anos no mercado.

Por conta disso é muito importante que você estude bastante e desenvolva uma plano de negócio que possa simular possibilidades futuras, os riscos envolvidos e os passos a serem seguidos para o negócio dar certo.

Com essa ferramenta em mãos será mais fácil administrar os problemas, identificar falhas no processo, ter um bom desempenho e capital de giro, além de se manter mais estabilizado no mercado.

Como abrir uma cervejaria artesanal

3 – Onde montar uma cervejaria artesanal

Uma das principais dicas para quem quer saber como abrir uma cervejaria artesanal é o cuidado na escolha do local onde será instalada sua microcervejaria.

Por se tratar de uma fábrica, você precisa buscar um local afastado da área de residências em geral, fora pela quantidade de caminhões que estarão diariamente no local.

A estrutura do local selecionado deve ter um grande espaço que possa abrigar:

    • Área de fabricação da bebida
    • Espaço para estoque
    • Escritório administrativo
    • Banheiros de funcionários
    • Armazenamento de matéria-prima
    • Área de recepção

Para a sua fábrica você necessitará dos seguintes equipamentos:

    • Agitador elétrico
    • Brasagem
    • Termômetro
    • Tina-filtro
    • Gerador de água
    • Funis
    • Tanques para trato da cerveja
    • Moinho
    • Aerador de mosto

Para o seu escritório a sua estrutura deverá ser com uma mesa, cadeira, impressora, conexão de internet, telefone, armários para as documentações e todo outro material que possa auxiliar no seu dia a dia.

4 – Burocracia para iniciar o seu negócio

Outra informação importante para quem busca saber como abrir uma cervejaria artesanal, diz respeito às obrigações legais para a abertura da empresa.

Por se tratar de montar uma cervejaria artesanal, é muito importante que você busque um escritório de contabilidade especializado na abertura de empresas, pois eles irão buscar todas as informações e documentos necessários para fazer de forma correta.

Além das questões legais você também vai precisar ter um CNPJ, liberação da licença ambiental, licença dos bombeiros e alvará de funcionamento, e por estar trabalhando no ramo alimentício, será obrigatória a liberação da vigilância sanitária.

Todas essas questões precisam estar resolvidas antes da inauguração, do contrário você estará passível de multas.

5 – Equipe de trabalho

Esse, assim como todos os outros pontos, é um ponto muito importante para você montar uma cervejaria artesanal.

Você precisará de uma equipe de acordo com a demanda do seu negócio, sendo eles operadores de máquina para a fabricação, serviços gerais para garantir a sanitização do local e recepcionista para atendimento dos clientes.

Você precisará manter a sua equipe motivada, tanto para ter um ambiente de trabalho sadio quanto para manter a qualidade do seu produto, assim como contratar uma equipe com conhecimento tanto para a venda do seu produto quanto para a produção do mesmo.

Investir no treinamento dos funcionários também é um passo importante para a qualidade e uma boa forma de motivá-los.

6 – Matéria-prima para a fabricação da cerveja artesanal

Os insumos para a fabricação geralmente utilizados são malte de cevada, lúpulo, fermento e agentes clarificantes, eles vão servir para compor a sua cerveja e reforçar o sabor dela.

Além do material básico para armazenar a cerveja, que seriam latinhas ou garrafas, e adesivos com a sua logomarca nelas.

7 – Divulgando seu negócio

Não se trata apenas de saber como abrir uma cervejaria artesanal, é preciso também saber como divulgá-la.

Uma ótima alternativa para divulgar a sua cervejaria artesanal é através de redes sociais, principalmente pelo Instagram você consegue fazer postagens mostrando o processo de fabricação ou até mesmo o preparo da sua cerveja, convidando os clientes para comprar.

Outra forma de você conseguir é através de feiras e eventos. Os seus clientes vão poder experimentar os seus produtos na hora e posteriormente fazer os pedidos ou até mesmo convidar você para ser responsável do abastecimento do evento.

Com essas dicas é muito possível se dar bem nesse mercado ao abrir uma microcervejaria artesanal. Tenha em mente que imprevistos sempre vão ocorrer, mas você pode se precaver com o seu plano de negócios.

Outra dica interessante é fazer um treinamento de especialização neste negócio, como o curso Como Montar Uma Microcervejaria Artesanal, oferecido pelo CPT.

Existem diversas oportunidades de negócios no setor de cervejas, como já tivemos chance de discutir em um artigo publicado anteriormente aqui em nosso site. Além de montar uma microcervejaria artesanal, existe também a possibilidade de criar uma loja de cervejas artesanais.

Agora que você já tem as primeiras informações sobre como abrir uma cervejaria artesanal, o que achou da ideia? Mantenha-se atualizado com esta e outras ideias de negócio, assinando o nossos Boletim Informativo.

Fonte: Meu Próprio Negócio