Plano de marketing pessoal nas redes sociais

Plano de marketing pessoal nas redes sociais
Plano de marketing pessoal nas redes sociais

Ser empreendedor também é conseguir exposição e ter um plano de marketing pessoal nas redes sociais é um dos primeiros passos para a construção de um bom networking em mídias sociais. Não basta apenas sair criando perfis aleatoriamente nas redes sociais e achar que isso é uma estratégia de marketing pessoal na Internet. No caso do empreendedor isso fica ainda mais importante, pois a divulgação não é apenas pessoal, mas também do seu próprio negócio.

No caminho para criar um plano de marketing pessoal nas redes sociais, o empreendedor estará dando estrutura para suas ações de marketing de forma racional e eficiente. Um dos grandes segredos do marketing em mídias sociais é que as diversas ações são potencializadas pela integração e por isso seu planejamento é tão importante.

Os passos de um plano de marketing pessoal nas redes sociais

Para que o empreendedor possa criar um plano de marketing pessoal nas mídias sociais, eficiente e bem estruturado, em primeiro lugar é preciso estabelecer critérios para escolha das mídias das quais, você deve participar, caso contrário você estará em meio a um verdadeiro caos, pois não haverá tempo para administrar todas e muito menos conteúdo relevante para veiculação.

Vejamos algumas dessas diretrizes:

  • Quais as redes sociais que o público-alvo que você pretende atingir costuma usar?
  • Qual o padrão de utilização destas redes?
  • Sobre o que giram as conversas nestas mídias;
  • De que forma você colaborar para o enriquecimento dessa discussão.

 

Reparou nesse último item? O que você tem a acrescentar nessa discussão? Se você não tem conteúdo, você não tem o que fazer nas redes sociais, a não ser se transformar em um espectador da conversa, o que significa não ser uma referência, o que é péssimo em termos de marketing pessoal.

Você conhece a mídia em que irá atuar?

Embora as redes sociais possam parecer uma coisa fácil, é necessário conhecer cada uma delas para pode criar um ambiente propício ao networking. Um plano de marketing pessoal nas redes sociais passa obrigatoriamente pelo conhecimento das ferramentas que irão ser usadas. Veja o caso do Twitter, por exemplo. Se você não conhecer o uso correto de “linguagens” do Twitter como DM, RT e Hashtag, seu relacionamento nessa rede pode ficar prejudicado.

No Facebook e Linkedin não é diferente. Todas as mídias sociais possuem um ritual próprio de aproximação e desenvolvimento de relacionamentos que você deve dominar antes de tentar qualquer tipo ação promocional nas redes sociais.

Seu plano de marketing pessoal nas mídias sociais

Conhecendo as ferramentas é hora de estruturar seu planejamento. É a hora de botar a mão na massa. Em primeiro lugar, você deve criar o seu perfil e completa-lo com suas informações pessoais. Lembre-se, de nada adianta ganhar exposição nas redes sociais se as pessoas não podem saber mais detalhes sobre você.

Customize seu perfil de forma minuciosa, com uma boa foto e seus dados de contato. Se a rede permitir um pouco de customização, como no caso do Twitter, tente criar uma identidade visual para sua marca pessoal, pois isso sempre é visto como um sinal de capricho e dedicação ao que você se está se propondo a fazer.

Ter um plano de marketing pessoal nas redes sociais é praticamente uma imposição do mercado atual. No caso dos empreendedores é essencial para networking e divulgação de suas iniciativas e sucessos.

Fonte: Marketing Pessoal .Net.Br

GD Star Rating
loading...

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigada pelo artigo!!
    Tópico muito interessante. E bem escrito, claro e objetivo!!
    Mas achei que foi apenas uma introdução. Poderia lançar uma continuação com dicas mais práticas do que seria um bom plano de marketing pessoal na internet.

DEIXE UMA RESPOSTA