O Que Muda no Marketing Digital em 2022

Veja neste artigo o que muda no marketing digital em 2022 e como se preparar para os novos desafios que irão surgir nesta área.

O Que Muda no Marketing Digital em 2022

Na medida em que o final de ano vai chegando é hora de começarmos a analisar os desafios e mudanças que vamos enfrentar no próximo ano, e no marketing digital não é nada diferente.

Sabendo identificar as Tendências do Marketing Digital em 2022, podemos nos antecipar e preparar o terreno para desenvolver ações online que irão nos garantir um espaço neste mercado, cada vez mais competitivo.

Em um cenário pós-pandemia, teremos que lidar com novos hábitos de consumo e mudanças em termos de uso da Internet. Isso trará um impacto direto sobre a forma como lidamos com o marketing digital no dia a dia.

Somando-se a isso, teremos também várias novidades técnicas que nos obrigarão a buscar saídas alternativas para não perdermos espaço no mercado.

Confira abaixo o que muda no marketing digital em 2022 e prepare-se para enfrentar os novos desafios antecipadamente.

1 – SEO com cada vez mais relevância

O marketing de busca continua em destaque, e nesta área o uso das técnicas de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca deve ganhar cada vez mais destaque, e ao mesmo tempo ficar cada vez mais técnica.

O Google vem fazendo alterações periódicas em seus algoritmos, afetando diretamente a forma como ele classifica os sites. Isso exigirá dos analistas de SEO um ritmo de atualização cada vez mais rápido.

O que muda no marketing digital em 2022 nesta área é a forma de tratar os diversos fatores do algoritmo do Google de forma ainda mais técnica sem perder o foco na experiência do usuário.

2 – Crescimento do marketing de conteúdo

Outra área que bem crescendo bastante nos últimos meses é a do marketing de conteúdo, e essa tendência deve continuar em 2022, o que vai exigir esforço redobrado nessa área.

O conteúdo para os blogs associados às marcas, tenderão a serem cada vez mais elaborados e com o uso intensivo das técnicas de otimização de sites.

Por outro lado, o conteúdo para redes sociais também será cada vez mais exigido, uma vez que estes canais vêm apresentando um crescimento constante nos últimos anos e se tornando ferramentas fundamentais no marketing digital.

3 – Fim da era dos Cookies

O fim da era dos Cookies, anunciado pelo Google logo para o início de 2022 terá um grande impacto nas campanhas de atração de tráfego e geração de Leads através desse recurso, o que obrigará às marcas a buscarem novas soluções.

A campanhas de Remarketing, principalmente no Google Ads sofrerão um forte impacto e isso fará com que os analistas de marketing digital redirecionem seus esforços para outras formas de geração de Leads, como a criação própria de sua base de dados.

4 – Plataformas de redes sociais mais sofisticadas

Já há algum tempo estamos presenciando uma sofisticação cada vez maior das plataformas de redes sociais, tanto no que diz respeito a recursos técnicos quanto nas estratégias que podem ser desenvolvidas com essas novas opções.

Ultimamente temos presenciado uma grande disputa entre as principais plataformas de mídias sociais do mercado como FacebookInstagramTikTok e YouTube pela audiência de vídeos curtos e outros formatos de publicações dinâmicas.

O resultado disso é que a produção de conteúdo para redes sociais reverá ficar cada vez mais profissionalizada tanto no que diz respeito a vídeos e web design, quanto no que diz respeito a copywriting.

As plataformas estão mais criteriosas em relação ao conteúdo gerado pelos usuários e os algoritmos precisarão ser cada vez mais compreendidos e explorados pelos produtores de conteúdo. A gestão de redes sociais precisará ser cada vez mais técnica.

5 – Exigência de maior capacitação

O mercado está cada vez mais exigente e a busca por capacitação em marketing digital vem se tornando uma questão de vida ou morte para os profissionais dessa área.

O tempo do amadorismo e improviso já se vais longe. Hoje em dia não basta apenas conhecer as ferramentas de marketing digital ou software envolvido. É necessário conhecer os conceitos que estão por trás do processo.

Em nossos cursos de marketing digital sempre faço questão de dizer que o marketing online é sobre pessoas e conhecer o que acontece na mente do consumidor e saber utilizar os estímulos certos é fundamental.

As estratégias de marketing digital deverão se adaptar aos novos tempos, tecnologias e hábitos de uso do consumidor e precisamos estar atentos a essas mudanças para melhorar a experiência do cliente nos próximos anos.

O que muda no marketing digital em 2022? Praticamente tudo, como acontece todos os anos. É uma área dinâmica e exige constante atualização, por isso todo novo ano é um capítulo diferente.

Por Alberto Valle, CEO da Academia do Marketing

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