Negócios em Casa – Design gráfico

Com uma ampla gama de atuação – desenvolvimento de embalagens, material para divulgação, websites e projetos gráficos para livros, entre outros -, o artista gráfico, também chamado de designer, tem a oportunidade de trabalhar de casa e circular mais livremente entre os diversos segmentos. É mais uma opção para quem deseja abrir um negócio em casa.

Claudia Hein, depois de trabalhar alguns anos na empresa onde aprendeu o ofício, viu as oito horas a serem cumpridas diariamente como um obstáculo. “Eu tinha várias ideias e o desejo de ser mais livre. Então decidi largar o emprego e começar do zero, mesmo sem ter nada em vista”, conta.

A primeira medida a ser tomada, segundo Claudia, é criar um bom portfólio on-line, para que as pessoas possam ver seu trabalho. Nesse primeiro momento, ela colocou ainda anúncios na internet, o que gerou bons projetos. Depois do portfólio pronto, a recomendação é ativar toda a sua rede de conhecidos, deixando-os cientes de sua nova situação de autônomo e da disponibilidade para pegar novos trabalhos.

A designer aconselha que, depois desse primeiro momento, o profissional refine a sua área de atuação, dedicando-se em um nicho específico. “Justamente porque é muito amplo, há o perigo de não se especializar em nada, tornando-se um profissional genérico”, diz. Fazer contato com editoras e agências de publicidade também é um bom caminho, já que essas empresas possuem um grande volume de material a ser tratado.

Depois de dois anos atuando como autônoma, a profissional adverte que esse nicho também tem como característica períodos de altos e baixos. “É preciso ter autoconfiança e não se deixar abalar. Eu aproveito quando estou com pouco trabalho para me atualizar, buscar novas referências, pesquisar, desenvolver novas técnicas. Profissional autônomo não para nunca.” Outra tática que utiliza nos períodos mais críticos é acionar a rede de contatos. “Aviso para quem costumo trabalhar que estou disponível para pegar serviço. Não tenho vergonha nenhuma, às vezes a pessoa não está pensando em você e é só dar um toque que o trabalho vem”, aconselha.

E você? O que acha de montar um negócio na área do design gráfico em casa? Deixe seu comentário e mantenha-se informado(a) assinando nosso Boletim Informativo.

Negócios em Casa – Design gráfico
3.5 (70%) 10 votos

26 COMMENTS

  1. Eu estou na luta trabalhando em casa com Design, ainda não esta muito bom mais creio que darei certo ainda, vou seguir seus conselho, muito bom este post parabéns

  2. Ola trabalho no ramo de gráfica rápida a 10 anos, fiz para este novo ano de 2016 uma grande mudança, mais estou sentindo o mercado e com medo de fechar, então estava procurando fazer algo por mim, buscar mais conhecimentos, pois a empresa me toma muito tempo, queria me estudar mais e vender meus serviços em casa.

  3. sou designer grafico, desenhista e não sei por onde começar, como fazer acontecer, como atrair o cliente para a minha prestação de serviços, preciso de ajuda de como fazer….aguardo retorno…..obrigada

  4. Trabalho com: Corel, Photoshop e indesign, mas atualmente estou aperfeiçoando o indesign, estou fazendo um curso mas gostaria mesmo de fazer um focado em diagramação!

  5. Sou fotógrafa iniciante e também sou design experiência só mostrando uma das minhas artes,gostaria de saber como posso começar a trabalhar em casa como design e continuar como fotógrafa.Tem alguma dica?

    • Olá Cristina, acredito que vc possa fazer os 2, pois existe ai um hobby e um profissionalismo!

      acredito que primeiramente você foca no que paga seu salário e estipula seu horário.

      a fotografia vc pode fazer aos poucos, que com isso vc consiga um extra. más não deixe de atrapalhar seu foco, o principal ok!

      sucesso!

  6. Gostaria de parceiros para atendimento e prospecção, sou designer gráfico e web com experiência de 10 anos, transito bem pela área de programação a fim de projetos mais complexos. Tenho facilidade em montar briefings e interpretá-los para chegar ao ponto do cliente. Paixão por marcas me inspirou na carreira.

  7. Olá… achei muito interessante pois meu sonho cresceu ainda mais. Trabalhei à 8 anos numa gráfica como design gráfico. Passei minha maior parte dedicando em um lugar que não me valorizaram. Fui mandada embora por motivos de falência da empresa. Hoje atualmente trabalho como secretária, mas me sinto frustada pois minha profissão em Design Gráfico. Não sou formada ainda, mas pretendo sim em busca desta formação. Desejo começar meu trabalho em casa. Estou por pouco tempo na empresa atual que estou. Vou em busca deste sonho!!! Obrigada pela matéria e coragem que você teve e que busco isso.

  8. Tenho 58 anos, 40 destes como gráfico. Estou informatizado desde a primeira chegado do W95 no Brasil. Devo ter sido um dos primeiros na década de 80 a apostar no Home-Ofice. Nunca deixei de evoluir na área, meu conhecimento é pleno desde um simples cartão de visita até projetos que necessitem de segurança gráfica ou mesmo publicações virtuais (atual) e mesmo assim não vivo a plenitude satisfatória de ter reconhecimento ou um vida digna, estou sempre correndo atrás..(popular). Amo a profissão… mas como todo amor não pode ser sozinho, pois será platônico.

  9. Patricia isso quem deve saber mesmo é vc. Se vc acha que é capaz de produzir criações Gráficas de qualidade e adquiriu conhecimento suficiente para produção dessas “artes” eu acho sim que é possivel trabalhar em casa sem presisar fazer faculdade.

  10. Eu gostaria de saber se quem fez curso técnico ou proficionalizante por um ano de design gráfico tem a possibilidade de trabalhar em casa mesmo não tendo trabalhado nesse ramo no mercado de trabalho?Ou precisa fazer uma faculdade.

    • OI Patricia, da para ganhar dinheiro sim, com curso profissionalizante de Design, mas você precisa fazer uma
      faculdade por que, tem certas coisas que não e passado para o aluno no curso profissionalizante,
      você só irar aprender na faculdade, precisa de muita disciplina para trabalhar com Design Trafico, eu me formo esse ano e já tenho diversos trabalho para fazer. e uma área e muito boa e gosto! Abraço!

    • OI Patricia, da para ganhar dinheiro sim, com curso profissionalizante de Design, mas você precisa fazer uma
      faculdade por que, tem certas coisas que não e passado para o aluno no curso profissionalizante,
      você só irar aprender na faculdade, precisa de muita disciplina para trabalhar com Design Grafico, eu me formo esse ano e já tenho diversos trabalho para fazer. e uma área e muito boa e gosto! Abraço!

  11. eu trabalho em casa e é a melhor coisa que tem ,,,,tenho uma filha linda e minha mulher esta gravida de 8 meses ,,,,tenho muito tempo para curtir eles , mas tem que ter muitaaaaaa diciplina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here