Como ganhar dinheiro com um blog

Como ganhar dinheiro com um blog

A descoberta de como ganhar dinheiro com um blog, foi para muita gente, o primeiro passo para criação de um negócio extremamente lucrativo e prazeroso na Internet.

Cresce no mundo inteiro o número de pessoas que ganham a vida com seus blogs, e quando falo em ganhar a vida, falo em vivê-la muito bem, já que é possível sim ganhar muito dinheiro criando e gerenciando um blog.

Talvez você nunca tenha ido mais a fundo neste assunto, por desconhecer as diversas opções disposníveis para ganhar dinheiro com um blog. Por isso, a equipe do Curso de Google AdSensed, elaborou esse guia para dar uma visão das diversas oportunidades de geração de renda através de um blog.

Antes de começarmos a falar sobre como ganhar dinheiro com um blog, devemos esclarecer que para ser bem sucedido neste negócio é preciso uma grande dedicação. Não pense que um blogueiro bem sucedido trabalha duas horinhas do dia e depois vai de divertir. Para ganhar dinheiro com um blog é necessário muita dedicação, organização e planejamento.

Muita gente começou nesse negócio como um passa tempo ou hobby e hoje ganha a vida fazendo isso. Existem diversas opções para a monetização de sites e podemos utilizá-las de forma isolada ou conjuntas.

É uma grande ilusão achar que pelo simples fato de você criar um blog e publicar qualquer coisa lá dentro, o dinheiro começará a aparecer do nada. Como em todas as atividades é necessário ser bem organizado e trabalhar muito.

O primeiro passo para ganhar dinheiro com um blog é a plataforma

Como ganhar dinheiro com um blogPara ganhar dinheiro com um blog precisamos ter uma plataforma de publicação, um software para que possa ser criado um blog.

Essa plataforma deve ser realmente boa e flexível e que tenha condições de implementar os anúncios, os quais serão a maior fonte de receita.

O WordPress, por ser uma plataforma de gerenciamento de conteúdo utilizada no mundo inteiro, e melhor ainda, gratuita, achamos que deve ser a ideal.

Para trabalhar com o WordPress não serão encontradas dificuldades. Na Internet há milhares de tutoriais sobre o WordPress. Se achar melhor e quiser saber como organizar um blog, poderá fazer um curso sobre blogs e assim, torná-lo bem mais profissional. Após a instalação da plataforma, está na hora de iniciar a produção do conteúdo e começar a ganhar dinheiro.

De onde vem a receita de um blog?

Basicamente há duas maneiras de ganhar dinheiro com um blog. A primeira forma é vendendo espaços publicitários e a segunda é vender algum tipo de produto no seu site, geralmente infoprodutos.

Nos dois casos, é primordial que o blog tenha bastante acessos e para isso precisamos ter um conteúdo relevante e que seja interessante ao público. O melhor é focar um determinado assunto e criar um conteúdo que realmente desperte o interesse e ajude as pessoas.

Nem podemos pensar em sair e copiar os vários artigos já publicados na Internet, pois não irá funcionar. Desenvolver o próprio conteúdo e depois divulgar no blog é fundamental. A primeira dica para saber como ganhar dinheiro na Internet, é: Trabalhar duro!

Como conseguir anunciantes para o seu blog?

Por incrível que pareça, a parte mais simples de tudo, é essa. Os primeiros anunciantes virão do que é conhecido como Programas de Afiliados e que funciona da seguinte forma.

Basta fazer a inscrição em um desses programas de afiliados e a empresa passará um código para inserir no blog, assim os anúncios dessa empresa serão exibidos no blog. Cada vez que alguém clicar neste anúncio, ou que uma venda decorra das pessoas que clicaram nesses anúncios, virá a remuneração, dependendo do tipo de Programa de Afiliados.

Como ganhar dinheiro com um blog novo

Se o blog é novo, o primeiro cliente é o próprio Google! Isso mesmo, o primeiro anunciante de um blog novo na maioria das vezes é o Google através do programa Google Adsense. Funciona da seguinte forma. Em primeiro lugar deve-se abrir uma conta no Adsense e configurar os seus anúncios e então, copiar o código e colar nas áreas onde se pretende publicar os anúncios.

  Leia o artigo Como Ganhar Dinheiro Com AdSense

Toda vez que um anúncio desses é clicado, quem está anunciando paga um determinado valor ao Google e ele repassa um percentual do valor para o blogueiro. O dinheiro vai ficar em uma conta no Google que de tempos em tempos é repassado para os blogueiros. Bem simples. O segredo para ganhar mais dinheiro com AdSense é otimizar o valor deste clique.

  Leia o artigo Como ganhar dinheiro com publicidade no blog

Anunciantes que pagam por vendas

Um segundo grupo de anunciantes existentes, e que certamente vai interessar a quem quer saber como ganhar dinheiro com um blog, são os anunciantes que pagam pelas vendas que forem efetivadas em seu blog. Esses programas de afiliados pagam uma comissão por venda e são cada vez mais comuns.

Um programa de afiliados bem conhecido é da Lomadee e que oferece vários anúncios para rentabilizar o blog. Essa é uma opção muito interessante para quem está iniciando e quer ganhar dinheiro com um blog de moda.

Venda de infoprodutos próprios ou de terceiros

Outra forma de ganhar dinheiro com blog é a venda de infoprodutos. Após tornar-se uma referência em sua área, pode-se desenvolver e-books e talvez cursos para vender online. Se você quer saber o que vender na Internet, ai está a resposta; o seu conhecimento em um determinado assunto.

Como hoje em dia não temos tempo e a necessidade está cada vez maior em se especializar para conseguir um bom lugar no mercado de trabalho ou mesmo no mundo do empreendedorismo, as pessoas estão em busca por manuais e treinamentos que as auxiliem neste sentido. Dessa forma surge a oportunidade de ganhar dinheiro com os infoprodutos.

Venda direta de anúncios

Assim que o blog obtiver um número considerável de visitas e se tornar uma referência em seu segmento, então é hora de iniciar as vendas dos espaços publicitários diretamente. Essa é umas das formas mais lucrativas de como ganhar dinheiro com um blog. É dessa forma que a maioria das blogueiras de sucesso oferecendo os espaços publicitários, tem a maior receita em seus blogs.

Empresas buscam os sites que falam de um determinado assunto e que estejam ligados a seus produtos e serviços e acabam encontrando nos blogs uma ótima opção. As próprias empresas irão atrás dos blogs que sejam realmente interessantes, e então o próprio dono do blog administrará essa contratação. Criando e administrando um blog, se encontra uma ótima forma de ganhar dinheiro, atraindo cada vez mais pessoas e empresários para este segmento.

Para ganhar dinheiro com um blog é preciso se dedicar

Doce ilusão achar que é fácil a vida de um blogueiro. O blogueiro moderno é polivalente e multidisciplinar e além de se dedicar com a parte editorial também deve cuidar da questão de otimização para ferramentas de busca (SEO), redes sociais como o Facebook e outras formas de divulgação online.

Só se ganha dinheiro com um blog se houver dedicação e muito trabalho, pois na verdade entrando neste segmento que cada vez é mais competitivo, somente os melhores e mais dedicados é que conseguem se destacar, assim como em qualquer outra área. A fala de que a coisa é fácil é só mais um dos mitos sobre ganhar dinheiro no AdSense e outros programas.

Depois de entender e saber como ganhar dinheiro com um blog, está na hora de começar a faturar. Que tal criar o seu blog agora mesmo?

Por Alberto Valle no blog do Curso de Google AdSense

GD Star Rating
loading...
Como ganhar dinheiro com um blog, 10.0 out of 10 based on 3 ratings

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA