Você está preparado para abrir uma franquia?

Você está preparado para abrir uma franquia?

Você está preparado para abrir uma franquia?

Será que você está preparado para abrir uma franquia e ter sucesso neste tipo de negócio?

A ideia de franchising é muito boa é já faz parte do leque de opções de muitos empreendedores em busca de montarem seu negócio próprio, mas exige uma pré disposição de assumir um posicionamento em relação ao negócio.

A Franquia ou Franchising é um modo de distribuição de produtos para o varejo, onde o franqueador, que detém a marca ou patente, cede ao franqueado o direito de uso, juntamente com a tecnologia de implantação e seu modelo de administração de negócio (know how), mediante o pagamento de taxa de franquia (taxa inicial) e de royalties (mensal) para o franqueador.

Quem opta por ter uma franquia, em vez de começar um negócio próprio, normalmente o faz por acreditar que terá o suporte de uma marca reconhecida que pode ajudar no sucesso do empreendimento.

Desde a solução de dúvidas sobre operação, atendimento, treinamento e até mesmo oferta de produtos e serviços adequados a cada demanda já estaria formatado e este conhecimento seria repassado através do contrato de franquia.

Franquia muitas vezes está associada a sucesso garantido, dinheiro certo no final do mês, contas e despesas fixas pagas e uma parcela do retorno do investimento, certo? Só que não, e por isso é importante se questionar se você está preparado para abrir uma franquia.

O cenário da administração de uma franquia

Esse modelo de negócio ajuda e facilita a operação. Digamos que 50% está pronto e ao franqueado cabe apenas executar.

Executar é também administrar diariamente com dedicação e tempo, já que o franqueado segue regras definidas nos manuais do franqueador, não tendo liberdade de atuação e escolha na administração.

O franqueador é seu “chefe”! Na escolha de qual franquia abrir, o candidato deve ater-se a alguns detalhes, não necessariamente nessa ordem, como por exemplo:

Expandindo o seu conhecimento sobre o franchising

Porém, não é apenas isso, o candidato continua seu projeto e deve procurar orientação em sites especializados, como o Guia de Franquias Brasil, por exemplo, com profissionais habilitados e, nessa fase ainda de escolha, buscar informações.

É preciso consultar um contador sobre os impostos devidos para essa atividade, lembrando que ICMS é tarifado diferentemente em cada estado

Também é preciso fazer uma “projeção” dos custos fixos como: água, luz, telefone, internet, salários, vale transporte, aluguel, fundo de promoção, marketing, custo com logística, taxas de franquia, royalties etc.

Escolhida a franquia é a vez de procurar um advogado da área para ele auxiliar na análise da Circular de Oferta de Franquia – COF, pré-contrato e contrato.

Certificar-se dos prazos estabelecidos em lei, assim como deveres e obrigações das partes e as causas de extinção contratual, dentre outras.

Analisar todos os detalhes, com auxílio de profissionais habilitados conhecedores da área, faz parte do procedimento.

Diante desse cenário, será que você está preparado para abrir uma franquia? Se a resposta for positiva, é hora então de colocar a mão na massa e começar a elaborar seu projeto. Mantenha-se informado assinando a nossa Newsletter.

Sair da versão mobile