Tipos de Carteiras de Bitcoins – Conheça as principais e escolha a sua!

Escolher entre os diversos tipos de carteiras de Bitcoins pode ser um desafio muito grande para os iniciantes neste mercado.

A função básica das carteiras de Bitcoin é que possam armazenar as moedas virtuais, de forma que possam ser usadas no momento oportuno pelo proprietário.

As carteiras de Bitcoins permitem enviar e receber os valores de uma conta para outra através de transações pela rede Blockchain.

Bem, a questão é que tecnicamente você não precisa armazenar Bitcoins em qualquer lugar.

O que na verdade você armazena são chaves digitais criptografadas utilizadas para acessar os endereços de Bitcoins públicos, e assinar as transações. Essas informações são então armazenadas numa Carteira de Bitcoin.

Existem diversos tipos de carteiras Bitcoins, que dão aos usuários acesso a seu saldo em conta corrente de diversas maneiras formas.

Basicamente existem cinco tipos diferentes de carteiras de Bitcoins:

  • Carteira de Bitcoin móvel
  • Carteiras de Bitcoins para desktops
  • Carteiras de Bitcons em hardware
  • Carteiras de Bitcoins no formato online
  • Carteiras de papel para Bitcoins

Calma! Não precisa se desesperar por vamos explicar detalhadamente como funcionam estas cinco opções de como você pode acessá-las para avaliar qual delas melhor se aplica às suas necessidades.

Principais opções de carteiras para Bitcoins disponíveis no mercado

Como dissemos anteriormente, não importa se você vai minerar Bitcoins, usá-las como moeda em suas transações comerciais ou simplesmente especular com o valor da moeda.

definir qual a melhor carteira de Bitcoin para você, vai depender muito do seu perfil de usuário e do que você pretende fazer no universo das moedas digitais.

O fato é que você precisará guardar as suas Bitcoins, de forma segura em algum lugar. Por isso apresentamos abaixo as principais tipos de carteiras de Bitcoins.

1 – Carteiras de Bitcoins para dispositivos móveis

Dentre os tipo de carteiras para Bitcoins, esse é o tipo mais apropriado para quem usa  amoeda em seu dia a dia ou então que está profundamente envolvido com transações no mercado de compra e venda de Bitcoins.

  • Bitcoinwallet – É fácil de usar e muito confiável, é também segura e rápida. Sua visão é descentralização e confiança zero, nenhum serviço central será necessário para as operações. O aplicativo é uma boa escolha para pessoas com pouco conhecimento técnico. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Breadwallet – A simplicidade é o princípio de design do núcleo breadwallet. Como um verdadeiro cliente autônomo Bitcoin, não há servidor para ser hackeado ou parar de funcionar, a Breadwallet é projetada para proteger você de malwares, falhas de segurança do navegador e mesmo roubo físico. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Greenaddress – É uma carteira multi-assinatura de fácil utilização, com maior segurança e privacidade. Por razões de segurança em nenhum momento as chaves estarão no servidor, nem mesmo quando criptografadas. O usuário deve sempre usar 2FA e a extensão do navegador ou app Android. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • MyCellium – Uma das mais seguras e recomendadas carteiras de Bitcoin do mundo, a Mycellium oferece segurança extra de diversas formas. Lembre-se de efetuar o backup dela. Para conhecer detalhes clique aqui.

2 – Carteiras de Bitcoins para desktop

É o tipo de carteira de Bitcoin mais indicado para para quem faz compras utilizando a moeda virtual em casa ou então que, como no exemplo anterior, investe em Bitcoins de forma mais internsa.

  • Bitcoin Core – essa é a carteira de Bitcoin original e completa, que forma a espinha dorsal da rede. Ele oferece segurança de alto nível, privacidade e estabilidade. No entanto tem poucas funcionalidades além de consumir bastante memória e espaço no seu HD. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • BitGo – É uma carteira multi-assinatura que oferece um alto nível de segurança. Todas as transações necessitam de duas assinaturas, protegendo seus Bitcoins de malware e ataques de servidor. As chaves privadas são armazenadas pelo usuário, tanto que BitGo não pode acessar os Bitcoins. É uma ótima escolha para usuários com pouco conhecimento técnico. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Electrum – Sua principal característica é a rapidez e simplicidade, com baixo uso de recursos. Ele utiliza servidores remotos, responsáveis pela parte mais complicada do funcionamento do Bitcoin, e permite recuperar sua carteira a partir de sua senha pessoal. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • mSIGNA – Essa é uma carteira de Bitcoins avançada, mas fácil de usar, com rapidez e simplicidade, escalabilidade de nível empresarial e uma forte segurança. Ela suporta BIP32, transações multi-assinatura, armazenamento off-line, sincronização multi dispositivo e backups criptografados eletrônicos e em papel. Para conhecer detalhes clique aqui.

Carteira de Bitcoins

3 – Carteiras de Bitcoins no formato hardware

Uma outra variação entre os tipos de carteiras de Bitcoins, é o formato hardware, mais indicado para que minera a moeda virtual ou então que possui uma atividade pesada na compra e venda de criptomoedas.

  • Ledger Nano – É uma carteira hardware construída sobre uma plataforma bancária de smartcard ST23YT66. Ela mantém seguras as chaves privadas dos usuários, valida as transações e pode ser usada como um cartão pré-pago seguro ou de uma parte multi-assinatura. É uma ótima opção, apesar de não ser de código aberto. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Trezor – Essa é uma carteira física proporcionando um alto nível de segurança sem sacrificar a conveniência. Ao contrário do armazenamento cold storage, Trezor é capaz de assinar transações, enquanto conectado a um dispositivo online. Isso significa que poderá usar seus Bitcoins com segurança, mesmo quando usado em um computador suspeito. Para conhecer detalhes clique aqui.

4 – Carteiras de Bitcoins online

Entre os diversos tipos de carteiras de Bitcoins, este é certamente o mais comum. Nele você gerencia todo o seu saldo diretamente pela Internet.

  • BlockChain – É a carteira Bitcoin mais popular do mundo, segura e simples permite fazer transações com qualquer pessoa do mundo, além de ser multi-plataforma. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Circle – Oferece aos usuários a oportunidade de armazenar, enviar, receber e comprar Bitcoins. Atualmente, apenas cidadãos norte-americanos são capazes de vincular contas bancárias, mas os cartões de crédito e débito também são uma opção para usuários de outros países. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Coinapult – Fornece uma carteira projetada para iniciantes em Bitcoin. É possível enviar Bitcoins por email e SMS, e a nova ferramenta ‘Locks’ permite proteger o valor de seus Bitcoins das oscilações de preços. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Coinbase – Carteira on-line muito fácil de usar, assim como todas carteiras on-line também permite ao usuário acessar sua carteira em qualquer lugar, além disso possui aplicativo mobile para acesso através de um Smartphone e o recurso de proteção avançada, o BTC Vault. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Xapo – Combina a conveniência de uma carteira Bitcoin para o dia a dia com a segurança de um profundo cofre de armazenamento cold storage. Também oferece o Cartão de Débito Xapo que é conectado a sua carteira Xapo, permitindo pagar com Bitcoins em milhões de estabelecimentos comerciais em todo o mundo, além de poder sacar em caixas automáticos 24hrs. Para conhecer detalhes clique aqui.

melhores carteiras de Bitcoins

5 – Carteiras de Bitcoin em papel

Para quem deseja manter registros físicos, embora no universo das criptomoedas isso não signifique muito, esse é o tipo de carteira de Bitcoins ideal. Veja alguns exemplos.

  • BitcoinPaperWallet – Este site oferece um produto resistente a violação da carteira de papel. É também possível encomendar etiquetas holográficas para demonstrar que a carteira não está adulterada. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Blockchain – Também oferece a opção de carteira de papel, basta ir no menu do site e selecionar a opção “carteira de papel” para gerar a sua. Para conhecer detalhes clique aqui.
  • Bitadress – Site que também oferece a opção de criar uma carteira Bitcoin, onde após ser criada poderá facilmente ser impressa em casa mesmo, sem todas aquelas medidas de segurança oferecida pela Bitcoinpaperwallet. Para conhecer detalhes clique aqui.

Quão seguras são as carteiras de Bitcoins?

Uma pergunta muito comum, principalmente para quem está iniciando no mundo dos Bitcoins é se essas carteiras são seguras ou não.

A resposta é que isso vai depender muito da forma como você irá gerencia-la. As chaves privadas são armazenadas em sua carteira e são a única maneira de acessar os dados de um endereço Bitcoin.

Se você perder a sua chave, vai perder também todo seu saldo de Bitcoins. Por isso, podemos dizer que as carteiras de Bitcoins são seguras sim, desde que você não perca a sua chave ou então compartilhe seu acesso com outras pessoas.

Você já teve experiência com alguma dessas carteiras de Bitcoins? Se já, compartilhe com nossos leitores aqui no site e se mantenha atualizado sobre este assunto assinando a nossa Newsletter.

Tipos de Carteiras de Bitcoins
5 (100%) 11 votos

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Jefferson

      Tem muito gente que pensa como você, mas se mais tarde você receber a moeda virtual, pelo menos já conhece os principais tipos de carteiras de Bitcoins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here