Uma receita para o fracasso empresarial

Como consultor, muitas vezes me deparo com empreendedores formulando perguntas que no fundo buscam resposta para um grande dilema: qual o segredo do sucesso no mundo empresarial? Pacientemente coloco que não existe receita pronta, pelo menos não como uma receita de bolo ou coisa parecida. Por outro lado, existe receita para o fracasso. E, muitas vezes, conhecer o passo a passo para o fracasso ajuda muito! Sabe qual é a receita para o fracasso? Vamos lá:

  • Pegue toda sua energia, entusiasmo e dinheiro e coloque num negócio sem qualquer preparação.
  • Junte  com uma pitada de fé que tudo vai dar certo e não deixe de colocar a culpa no governo e nos colaboradores pelos primeiros fracassos.
  • Continue no dia a dia sem controlar o fluxo de caixa e fique preso atrás de uma mesa enquanto seus clientes reclamam de tudo.
  • Esqueça o marketing e as novas tecnologias, bem como os treinamentos e capacitações.
  • Junte tudo numa vida estressante.
  • Pronto! Se você não quebrar seu negócio, é porque teve uma doença que quebrou você antes.

A forma de gerir negócios mudou

No mundo de hoje, não dá mais pra confiar somente no trabalho duro para guiar suas ações. Não estou dizendo que trabalho duro não seja importante. Estou afirmando que não é o bastante! Você concorda comigo? Nestes dias tão competitivos, antes de se sair fazendo, tem que parar para planejar. Conhecer o mercado, os potenciais clientes, as formas de atingi-los, o capital envolvido para abertura e primeiros meses de funcionamento, o número ideal de colaboradores, capacitação e treinamento para você e eles, quem são seus concorrentes, seus fornecedores, entre outras informações básicas para se dar um primeiro passo na abertura de um negócio.

Feito isto, e tomada a decisão de abrir sua empresa, muitas outras ações são necessárias, que deverão fazer parte do dia a dia do empreendedor. É cuidar da empresa, não só nos aspectos de comprar e vender, mas também ouvindo o cliente, negociando com fornecedores, acompanhando as tecnologias que influenciam cada vez mais. É fazendo pesquisa para ver o que os concorrentes andam fazendo. É cuidando desse bicho arisco chamado dinheiro, tão difícil de conquistar e tão fácil de fugir. E nunca esquecer de treinar e treinar-se: não só sua equipe mas também você. As verdades de ontem podem não ser mais as de hoje.

Empreender é explorar limites e planejar

Engraçado, lendo as palavras acima, até parece que estou dando a receita do sucesso… O que posso dizer é que fazer estas ações não é garantia de sucesso, mas não fazê-las é garantia de fracasso! O que gera resultados na vida é a ação. Agir, sair da zona de conforto, buscar a expansão, o crescimento! Daí vem a conclusão: o pior fracasso é nunca tentar. Se você leu este artigo e refletiu que empreender é complicado, acertou. Empreender é um verbo de conjugação diária, que necessita de atenção constante e muito afinco em prol de se atingir os objetivos. Mas é uma das ações humanas que mais traz realização!

Se deseja ter sucesso na arte de empreender, convido você a conhecer verdadeiramente seus potenciais e limitações, para a partir daí pensar em buscar sua auto-realização através do mundo dos negócios. Se você tende a usar alguns componentes da fórmula do fracasso no seu dia a dia, fica a dica: mude! A mudança nunca é fácil, mas é simples. São pequenos atos de disciplina diária com foco em resultados, fugindo da zona de conforto e evitando cair na tentação do caminho mais fácil.

Será que você consegue essas mudanças? Só depende de quem mudar? O fracasso faz parte da vida humana, mas se você chegou até aqui é porque teve muito mais sucessos que fracassos na vida. Fuja das ações que geram fracassos e você pode estar construindo sua própria receita de sucesso empresarial. Mas lembre-se: fracassar faz parte da vida; nunca tenha medo de fracassar. Churchill já ensinava: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.

Por Semio Timeni Segundo

Receita para o fracasso empresarial
Avalie este artigo

2 COMMENTS

  1. gostei muito dessa materia serviu de estimulo pra mim q estou passando por uma crise finaceira na empresa foi como passar um scanner por toda uma vida empresarial muito bom

  2. Olá, sou estudante de engenharia ambiental, não sei se terei um dia algum negócio, não sei se sou empreendedor. Se eu for um dia descobrirei, mas essas dicas são pra todo e qualquer empreendimento na vida, acredito eu. Muito bom o artigo, tenho gostado do que tenho aprendido e levarei esses ensinamentos para não fracassar. hehe
    abraço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here