Porque sua empresa deve ter uma página ao invés de um perfil no Facebook

Sua empresa no Facebook. Página de Fãs ou perfil?O Facebook, definitivamente, virou febre no Brasil. Isso é comprovado pela notícia recente de que, segundo dados do Alexa, o Facebook ultrapassou o Orkut em acessos, desbancando a até então rede social mais acessada do Brasil. Com o intuito de aproveitar a febre e se aproximar das pessoas, muitas empresas, por desconhecerem como funciona o Facebook para o uso empresarial, tentam colocar seus pés no Facebook e já começam com um erro: criam um perfil. Neste artigo vamos explicar porque você deve criar uma página ou Fan Page, ao invés de um perfil:

Barreiras legais

O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que cada um pode ter um único perfil e que este deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento. Com certeza não seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso.

Limite de conexões

Os perfis possuem um limite máximo de 5000 amigos. Sabemos que 5000 não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo. As páginas de empresas (fan pages) não possuem nenhuma restrição no número de fãs.

Uso de mensagens

Utilizando um perfil pessoal, você pode enviar uma mensagem para 20 amigos no máximo. Dessa forma, seria um processo bem trabalhoso separar lotes e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos. Já com uma fan page, não existe esse limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma só vez.

Customização

Apenas a fan page permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários. Além disso tudo, ainda é possível criar um aplicativo próprio caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.

Análise de dados

Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta dados demográficos (idade e sexo dos fãs) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos). Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil.

O contraponto: a solicitação de amizade

Uma das reclamações que já ouvi de quem optou pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em “curtir”. De fato isso acontece, mas colocados todos os outros benefícios de uma fan page, acaba não valendo a pena manter o perfil.

É possível tentar criar outras formas de alavancar o número de fãs e driblar um pouco esse problema. Uma delas é criando promoções e sorteios. Outra forma de atrair mais gente é utilizando-se da função de compartilhar, no canto esquerdo da página. Você pode divulgar no mural ou mesmo enviar mensagens para seus contatos, fazendo a indicação.

Nenhuma dessas formas é equivalente a solicitar a amizade, mas sem dúvida valem mais a pena que correr o risco de perder a conta, ter número limitado de amigos, mensagens limitadas, página padrão e nenhuma ferramenta de análise de dados, que é o caso do perfil.

Como converter um perfil em página

Se você foi uma das pessoas que cometeu esse erro na sua empresa e agora se convenceu que o melhor é ter uma página, não há motivos para se desesperar. O Facebook criou uma ferramenta que converte perfis em páginas de fãs. Dessa forma, todas as pessoas que eram “amigas” do seu perfil tornam-se “fãs” e seu trabalho em conquistar essa base não é desperdiçado.

Uma boa maneira de evitar esse e outros erros é fazer um curso de Facebook. O uso empresarial do Facebook é bem mais sofisticado do que o pessoal, e sua empresa não pode correr o risco de ter sua imagem prejudicada pela condução inadequada do processo de inserção nas mídias sociais.

E aí? Sobrou alguma dúvida? Deixe seu comentário sobre o que você acha da sua empresa ter uma página no Facebook

Fonte: Resultados Digitais

13 COMENTÁRIOS

  1. eu estou decidida q quero um perfil ! só q ñ sei fazer porque fala q o nome ñ é aceitável, porque é nome de comércio ! já tentei fazer de tudo mas ñ consigo.
    O que faço??
    por favor estou desesperada!

  2. tenho uma conta no hotmail eu queria saber como faço pra entrar com a mesma no facebook o que devo fazer já tentei mas aparece uma msg dizendo que tem que ser meu propio nome

  3. Boa noite, achei muito útil e pertinente a publicação. Possuo uma Fan Page porque tenho uma loja feminina. Entretanto observei que algumas Fan pages, colocam um link “opções para curtir” onde é possível os clientes curtirem outras páginas. Você pode instruir como fazer esta configuração? Agradeço desde já, abraços.

  4. Gostaria de saber como fazer pra ter mais segurança na minha página do face, possuo meu perfil pessoal e uma página de uma futura micro-empresa, porém, nao gostaria q os visitantes da página e clientes tivessem acesso á minha página pessoal, não acho bom esse tipo de relação, pois um é profissional e o meu perfil, fico mais a vontade a comentar fatos pessoais o que nao é interessante que pessoas que geralmente nao conheço tenham acesso, já que como é extremamente aberto qualquer um pode acessar. Gostaria de deixar isso separado , pois o que tem acontecido é que possíveis clientes têm solicitado amizade no meu perfil pessoal. Agradeço se puderem me ajudar.

  5. Senhores, achei muito interessante essa divulgaçao.
    Moro em londres e faço a comercializaçao de suplementos alimentares para academias e vendas de roupas esportivas na itália.
    Como posso fazer pra criar uma página com dicas de treinos,suplementos e com oportunidades de vendas de roupas esportivas? Vejo que existe paginas nesse segmento que conseguem empresas interessadas em divulgar produtos e etc…
    Pergunta? Isso é possível? Existe possibilidades de ganhos?Como fazer pra isso funcionar sem perder ou denegrir a minha marca ou empresa?
    Se puderem me ajudar, serei grato.
    Obrigado,
    Hélio jr.

    • Ola Helio, trabalho com desenvolvimento voltado a internet aqui em Curitiba. Posso tirar algumas dessas duvidas e apresentar minha empresa. Me encaminhe seu email. Att, Pedro

  6. Ótimo artigo, hoje o Facebook é uma excelente forma para chegar ao seu cliente, diferentemente de qualquer rede social ela utiliza o relacionamento entre cliente e empresa de uma forma única e inovadora.

  7. Com o advento da ferramenta que converte perfil em fan página, a melhor extratégia é fazer primeiro aquela primeiro e depois migrar a base de amigos para fans. Ora! Se com a opçao de solicitaçao eu tenho a agilidade de solicitar, da minha base de clientes, 5000 amigos, pra quer dificultar? Prova disso é que a Fan pagina da IMPORT FRANCE só tem 12 fans.

  8. Legal o post, no meu caso eu possuo os dois assinado com a marca da minha empresa tanto o perfil quanto a fan page acho que uma fan page é boa pra colocar no site como curta isso já o perfil acho interessante pela possibilidade de conversar diretamente com um cliente.

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