O que é mineração de Bitcoins

Se você ainda não sabe o que é mineração de Bitcoins, neste artigo vamos discutir esta que é uma das formas mais comuns para você conseguir suas Bitcoins.

As Bitcoins foram o pontapé inicial para o surgimento de diversas outras criptomoedas, como o Ethereum e o Litecoin, mas graças à sua popularidade, foram as Bitcoins que acabaram ocupando uma posição de destaque neste mercado.

Entre as principais criptomoedas, a Bitcoin vem ganhando cada vez mais espaço no mercado em função de sua aceitabilidade, facilidade de negociação, segurança e principalmente em função de sua assustadora valorização nos últimos tempos.

Só para que você tenha uma ideia, sobre a valorização das Bitcoins, em 2009 quando foi lançada, ela valia pouco mais do que um dólar. Na quinta feira passada, 07/12, ela chegou a valer U$ 17 mil, para a alegria de quem resolveu apostar neste ativo digital.

Daí o crescente interesse sobre o que é mineração de Bitcoins, um dos termos mais ouvidos por aqueles que iniciam no universo das Bitcoins, e que muita gente ainda não faz a menor ideia do que seja.

Para facilitar a sua compreensão sobre o que é mineração de Bitcoins e como isso funciona, dividimos este roteiro em cinco tópicos:

  • O que é a Bitcoin
  • Formas para obtenção de Bitcoins
  • Como funciona a mineração de Bitcoins
  • Como conseguir suas Bitcoins
  • O futuro do mercado de Bitcoins

Vamos então direto ao assunto para que você possa entender co que é mineração de Bitcoins e como isso acontece.

O passo a passo sobre o que é mineração de Bicoins

Para que você possa entender como funciona o processo de mineração de Bitcoins, vamos desde os conceitos mais básicos até a discussão sobre o futuro das Bitcoins.

1 – O que é a Bitcoin

A Bitcoin é uma moeda digital é como uma moeda física, porém originada e usada especialmente em transações virtuais. Com ela, é possível adquirir bens, serviços e fazer pagamentos em empresas web ou físicas que a aceitem.

O que o torna valioso é a sua escassez no mercado e relativa dificuldade em ser obtido, fazendo com que o seu mercado seja comparado com o de ouro e justamente por isso o termo minerar Bitcoins se tornou tão conhecido.

Se você ainda não compreende direito o funcionamento dessa moeda, sugerimos que leia o artigo O que é Bitcoin, para conhecer mais detalhes sobre a moeda e seu funcionamento.

2 – Formas para obtenção de Bitcoins

Existem basicamente três formas para você obter Bitcoins. A primeira delas é através da mineração de Bitcoins, um processo onde você individualmente ou participando de um pool, vai minerando a sua própria criptomoeda.

A outra forma é através do recebimento de Bitcoins em transações comerciais, uma solução já adotada por vária pessoas e empresas. O Bitcoin no e-commerce, por exemplo, já é uma realidade.

A terceira forma de conseguir a moeda é comprando-a diretamente nas corretoras de Bitcois, especializadas na compra e venda de criptomoedas. Isso pode ser feito criando uma conta em uma destas instituições e negociando a moeda diretamente.

3 – Como funciona a mineração de Bitcoins

Vamos então direto ao assunto e explicar a você o que é mineração de Bitcoins. Este é um sistema gerido por um software específico. Por isso, antes de mais nada você precisará instalar um aplicativo de mineração de Bitcoins em seu computador.

Existem diversas opções no mercado, entre elas:

Portanto, para minerar Bitcoins é necessário baixar um destes programas em seu computador para fazer parte de uma rede interligada com outras máquinas que fazem parte da rede Bitcoin, semelhante ao que vemos nos torrents.

Após isso, a pessoa passa já pode se conectar a um grupo de outros mineradores, chamados de pool, que agrupam poder de processamento, ou minerar sozinha.

Muitos computadores dessas entidades servem como “nós” do sistema, sendo responsáveis por controlá-lo, validar informações e garantir a segurança na troca de dados relacionados à moeda.

Dessa forma, o mercado de Bitcoin consegue funcionar independente de um “nó” central, ou seja, num sistema Peer to Peer sem a necessidade de uma organização que regule e controle sua cotação, emissão e outras atividades relacionadas a ele.

Além dos softwares também será necessário possuir um computador muito potente, o que pode inviabilizar o projeto, pois montar um computador para minerar Bitcoins não é barato.

O que é minerar Bitcoins

4 – Como conseguir suas Bitcoins

Outro conceito que as pessoas que estão interessadas em compreender o que é mineração de Bitcoins precisam entender, é o da quebra de códigos, que dão acesso às Bitcoins.

O processo de mineração das Bitcoins consiste em tentar decifrar códigos com valores criptografados emitidos pelo software. Essas emissões são sequências de bits geradas pelo algoritmo do programa, sendo chamados de Hashs. Envolvem equações matemáticas altamente complexas.

Quem consegue decifrar o código primeiro ganha uma determinada quantidade de Bitcoins. O vencedor e os seus Bitcoins são informados pelo seu nó aos demais para que todos validem e saibam que esses Bitcoin pertencem a esse minerador, de modo que ele possa fazer uso do seu prêmio.

Existe um grande banco de dados que atua como um verdadeiro livro de registros, o chamado Blockchain, onde cada transação é registrada de forma cronológica e linear, sendo também digitalmente assinada para garantir sua integridade e veracidade.

Uma cópia dele está presente em cada nó, o que permite que eles possam validar ou não as informações recebidas de acordo com os dados que possuem.

Nesse sentido, a aprovação de cada transação depende de um consenso, o que previne fraudes.

5 – Por que a Bitcoin e outras moedas digitais viraram uma verdadeira febre?

Agora que você já tem uma ideia de o que é mineração de Bitcoins, vamos ver o que podemos esperar para o futuro desta e outras criptomoedas.

O Bitcoin se tornou atrativo graças à valorização que vem sofrendo, já que o mercado chinês anda impulsionando essa moeda digital por conta da desvalorização do Iuan.

Graças ao aumento dos preços, a moeda voltou a atrair gente interessada em investir em Bitcoin, especialmente aqueles que atuam em grandes grupos de mineração de Bitcoins.

Por meio deles, é possível competir com empresas que possuem equipamentos potentes específicos para minerar Bitcoins, já que todos compartilham poder computacional enquanto tentam decifrar os códigos.

Os resultados obtidos por esses grupos, que podem passar de dezenas de milhares de integrantes, são divididos entre todos. Isso porque os Bitcoins podem ser negociados por meio de frações.

Essa moeda digital tem servido de inspiração para grandes agentes financeiros, sendo que vários bancos já aderiram à sua tecnologia Blockchain ou estão estudando formas de usá-la.

Alguns até mesmo já pensam em criar e implantar suas próprias criptomoedas, o que significa uma forte tendência do crescimento delas no futuro.

Outro fato interessante para quem acaba de descobrir o que é mineração de Bitcoins, é que a moeda já ganhou uma dimensão tão representativa, que algumas bolsas de valores internacionais já preparam seus mercados futuros de Bitcoins, o que deve agitar ainda mais o cenário.

Agora que você já sabe o que é mineração de Bitcoins, convidamos você a acessar a seção de nosso site dedicada exclusivamente a artigos sobre Bitcoins e outras criptomoedas, e assinar gratuitamente a nossa Newsletter.

O que é mineração de Bitcoins
5 (100%) 12 votos

1 COMENTÁRIO

  1. Fiquei meio perplexo por que achava que ter a Moeda “Bitcoins” era mais simples. Muito obrigado por este artigo, esclareceu algumas dúvidas que eu tinha e agora ficarei mais esperto sobre a mineração destas moedas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here