Itens essenciais para avaliar uma franquia

Itens essenciais para avaliar uma franquiaVárias pequenas empresas pensam no sistema de franchising como forma de ampliar o seu acesso ao mercado. A tarefa de transformar um negócio em franquia exige um estudo bastante detalhado e estruturado para gerar bons negócios para todos os envolvidos e também não propagar um negócio mal sucedido.

Antes, é preciso fazer uma Avaliação de Franqueabilidade, considerando vários aspectos e levando em conta que o potencial de formatação se amplia na medida em que vários desses itens estejam organizados ou existentes na empresa franqueadora.

Experiência de mercado

Monstra que a empresa já deve ter passado por vários momentos do negócio e ainda se mantém ativa e preparada para crescer.

Histórico de sociedades e parcerias

Serve para avaliar se a empresa foi bem sucedida ao lidar com terceiros envolvidos no negócio.

Organização do conhecimento

Como o sistema de franquia tem por princípio a transferência de conhecimento, primeiro é preciso que as informações estejam devidamente organizadas em sistemas, métodos, processos e ferramentas, em documentos de fácil compreensão, que também podem ser encontrados nos manuais de operação e gestão do negócio.

Experiência na operação e gestão

Empresas que tem mais de uma unidade e que dependem de um terceiro (mesmo que seja um gerente) tendem a ter mais experiência na condução dos negócios em rede, ampliando o potencial de franqueabilidade.

Marca

Franquia tem como um de seus pilares uma marca conhecida, público alvo definido e posicionamento claro ao mercado.

Padrão arquitetônico

Infraestrutura necessária para o funcionamento da franquia descrita em um projeto arquitetônico facilitará a reprodução desse padrão.

Perfil ideal do franqueado

É preciso saber quais são as competências chave para o franqueado que podem ajudar a obter um desempenho adequado no negócio.

Análise do negócio

A avaliação ponderada de todos os itens anteriores, envolvendo a concorrência, outras redes de franquias e também a viabilidade financeira, tanto para o franqueador como para os franqueados, é essencial.

O principal aspecto é que não existe uma receita de bolo pronta e sim uma série de itens que precisam ser cuidadosamente avaliados.

Por Adir Ribeiro

Itens essenciais para avaliar uma franquia
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here