Veja neste artigo qual é a formação ideal para um empreendedor. O que podemos fazer em termos de estrutura de educação para formarmos cada vez mais empreendedores preparados e altamente competentes. Veja algumas sugestões aqui.
Veja neste artigo qual é a formação ideal para um empreendedor. O que podemos fazer em termos de estrutura de educação para formarmos cada vez mais empreendedores preparados e altamente competentes. Veja algumas sugestões aqui.

Qual é a formação ideal para um empreendedor?

Saber qual a formação ideal para um empreendedor é uma pergunta que está na cabeça de muita gente nos dias de hoje, quando o empreendedorismo é tão valorizado.

Sejam jovens iniciando seu caminho no mercado de trabalho, empreendedores em busca de aperfeiçoamento, ou pais preocupados com o futuro dos seus filhos, todos estão em busca de uma resposta para esta questão.

Qual seria a formação ideal para um empreendedor de sucesso? O que faz a diferença na hora de montar uma carreira vencedora e não cair nas estatísticas dos que fracassaram?

O fato é que um empreendedor não nascem pronto, mas o empreendedor de sucesso é certamente moldados pelas suas experiências, sejam elas situações em família, em casa ou na escola, ao longo de sua infância e adolescência.

Características típicas dos empreendedores de sucesso, como persistência, foco e pensamento rápido são impossíveis de serem ensinadas e difíceis de serem treinadas – mas irão se manifestar ao longo do tempo, em cada situação que as estimulem.

Cabe ao empreendedor saber gerenciá-las e canalizá-las na direção do crescimento de seus projetos.

Empreendedorismo deveria ser ensinado nas escolas

Qual é a formação ideal de um empreendedor

Imagine um cenário em que todas as faculdades brasileiras tivessem em sua grade acadêmica um ou dois semestres com uma matéria sobre empreendedorismo, lá pelo terceiro ou quarto ano.

Talvez este curso pudesse até mesmo ser ministrado por uma entidade parceira, como o SEBRAE, por exemplo. Se tivéssemos esta situação no Brasil, em muito pouco tempo, teríamos um número grande de alunos preparados para empreender de verdade, e talvez os “empreendedores de palco” perdessem suas plateias.

A experiência nos mostra que esse tipo de curso tem a capacidade de despertar a veia empreendedora de muitos participantes.

O SEBRAE vem desempenhando um papel importante na educação do empresariado brasileiro, seja através de seus cursos presencial ou em sua plataforma de ensino à distância.

O problema é que esse esforço ainda não consegue alcançar os jovens empreendedores que estão, ao modelo da turma do Vale do Silício,  criando suas startups de tecnologia na garagem de casa.

Sabemos que é bem difícil ensinar gestão ou então elaboração de planos de negócios para programadores e marketers de 18 anos de idade, e provavelmente não serão eles os futuros gestores de suas próprias empresas.

Um dos grandes desafios dos jovens empreendedores atualmente não está na criação do produto ou serviço em si, mas sim no gerenciamento dos negócios, que geralmente é visto como uma questão mais burocrática e menos criativa.

Entre as opções disponíveis no Brasil, o Empretec é uma excelente alternativa para cobrir esse gap, mas ainda é difícil atrair os jovens da geração Y, altamente produtivos e criando uma empresa em seu computador, para fazer um curso como esse.

Os resultados da formação empreendedora

Além do questionamento sobre qual a formação ideal para um empreendedor, devemos nos questionar também a respeito das vantagens imediatas que essa formação traz.

Os melhores e mais imediatos resultados na formação empreendedora vêm de basicamente três questões fundamentais para o sucesso no mundo dos negócio:

  • A troca de informações entre empreendedores participantes e professores
  • A auto educação ao dar os primeiros passos como um empreendedor
  • Trabalhar muito próximo a empreendedores de alto impacto e vasta experiência

O processo de educação formal, como o Empretec, MBA ou outros cursos em empreendedorismo, apenas darão ferramentas para que essas experiências sejam mais eficientes.

Faça uma análise da sua atual posição e descubra de que forma, com os recursos que temos hoje em dia, você poderia encaixar estas propostas na melhoria da sua formação.

Mantenha-se informado sobre a formação ideal de um empreendedor e outros assuntos ligados ao empreendedorismo, assinando nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Qual é a formação ideal para um empreendedor?
Avalie este artigo

1 COMMENT

  1. Formação ideal para um empreendedor: isso non ecxiste rsrsrs

    Empreendedorismo está mais para um estilo de vida, maneira de pensar e encarar o mundo, do que para um estudo ou ciência acadêmica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here