É possível empreender diante de um cenário recessivo?

É possível empreender diante de um cenário recessivo?Nos últimos anos, o empreendedorismo tem crescido consideravelmente no Brasil. O número de pessoas que decidiu investir em um negócio próprio já soma 27 milhões, de acordo com pesquisa divulgada no relatório Global Entrepreneurship Monitor. Os índices nos colocam como o terceiro maior mercado do mundo em volume de empreendedores, o que demonstra a grande vocação do brasileiro de ter o próprio negócio na busca da independência financeira.

No entanto, algumas pessoas começam a questionar se é possível investir no sonho de montar um negócio diante do atual cenário econômico brasileiro, pois, em 2012, o crescimento do PIB foi de apenas 0,9%. Porém, por mais negativo que esse dado possa parecer, costumo dizer que as adversidades não devem ser encaradas como obstáculos que impedirão a construção de um sonho e vou lhe explicar porque.

Terminamos a década de 80 na maior crise financeira na história recente deste país. Na época os planos econômicos não tinham continuidade, os ministros eram depostos após poucos meses de serem nomeados, a moeda brasileira sofria desvalorização diária, a inflação atingia patamares impensáveis para os padrões atuais, em torno de 70 a 80% ao mês.

Havia desabastecimento de alimentos e as pessoas compravam artigos de consumo básico com receio de que quando voltassem ao supermercado não encontrariam mais tais produtos. Foi nesse clima de instabilidade, insegurança e caos financeiro que nasceu a primeira escola Wizard neste país. Não é de admirar que meus amigos censuravam minha ousadia de empreender diante de um momento econômico tão pessimista.

Coragem e confiança no projeto

Aprendi que a abertura de um empreendimento é um dos projetos mais grandiosos na vida de uma pessoa e o empresário precisa estar preparado para vencer uma maratona repleta de barreiras, obstáculos e testes, sem desistir diante dos primeiros sinais de reveses. Em vez de ficar abatido com os contratempos naturais e que já devem ser esperados, é necessário ir além e usar ainda mais a criatividade e a capacidade empreendedora para enfrentar qualquer oposição encontrada pelo caminho.

Portanto, uma postura mental positiva é essencial para qualquer pessoa que tem um projeto grandioso. Isso significa que seu sucesso estará fundamentado mais em sua capacidade de acreditar em si mesmo e na realização de seu sonho, do que no cenário econômico nacional ou internacional.

Além disso, diante de um cenário econômico adverso, algumas aparentes facilidades devem ser evitadas a todo custo. Um dos erros mais comuns que pode acabar com qualquer negócio é a tentação de ceder a uma linha de crédito fácil para manter o fluxo de caixa. Se seu faturamento não for capaz de zerar o endividamento num curto prazo, essa é a maneira mais rápida de alcançar a falência. Por isso, mais importante que a velocidade no crescimento é certificar-se que haja equilíbrio na área financeira.

Sei por experiência própria que toda trajetória rumo ao sucesso está repleta de erros e acertos, por isso, tais experiências são importantes no processo de amadurecimento de cada empreendedor. Contudo, é preciso estar ciente de que, para se alcançar qualquer objetivo nobre, será necessário pagar um alto preço, abrir mão temporariamente de pequenos prazeres pessoais e certamente aumentar a sua carga de trabalho. Afinal, somente no dicionário o sucesso aparece antes do trabalho.

Por Carlos Wizard Martins

É possível empreender diante de um cenário recessivo?
Avalie este artigo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here