Diferencial competitivo no comércio eletrônico

Qual o diferencial competitivo do seu comércio eletrônico?

O importante em um mercado tão disputado como o comércio eletrônico é ter um diferencial competitivo que faça com que os usuários efetuem compras na sua loja virtual e não na do concorrente, mas isso nem sempre está claro para o empreendedor digital. Você faz alguma idéia do motivo que faz uma pessoa comprar em sua loja virtual ao invés de fazer a mesma compra na loja concorrente?

De nada adianta a sua loja ter a melhor plataforma de e-commerce possível, técnicas de SEO avançadas e um marketing digital impecável se nada a diferencia de seus concorrentes. Por que os compradores dariam preferência ao seu e-commerce se você não tem nada de diferente para oferecer? Ter um produto de qualidade não é o suficiente para que as pessoas prefiram a sua loja, você deve de alguma forma criar um diferencial competitivo para poder se destacar no segmento e não ser “apenas mais uma loja”.

Como criar um diferencial competitivo para o seu e-commerce

Criar uma vantagem competitiva não é tão difícil assim, mas certamente exige uma análise profunda da sua concorrência e adequação de métodos em sua loja virtual. Sun Tsu, em A Arte da Guerra diz que você deve atacar o inimigo exatamente em seu ponto fraco. No ambiente competitivo da Web não é diferente. Um a boa forma de criar um diferencial competitivo em relação a sua concorrência é identificar os pontos fracos dos concorrentes e estabelecer um fator de diferenciação justamente nesse ponto.

Os principais erros de uma loja virtual se concentram basicamente nas formas de pagamento e questões de entrega. Por isso, fica relativamente fácil determinar alguns pontos que podem lhe oferecer um diferencial competitivo que coloque o seu e-commerce em um patamar superior de relacionamento com os clientes.

Vantagem competitiva como fator de diferenciação

A criação de um diferencial competitivo em seu comércio eletrônico pode funcionar também como excelente ferramenta de marketing uma vez que as pessoas tendem a comentar as lojas que se destacam em algum detalhe como por exemplo a facilidade de se efetuar a compra ou um ótimo trabalho de pós venda. São nestes pequenos detalhes que surge o boca-a-boca que promove sua empresa no mundo virtual, principalmente na era das redes sociais, onde todos compartilham sua experiências.

A criação de um diferencial competitivo é cada vez mais importante para o sucesso de uma loja virtual. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais enfatizamos este aspecto do e-commerce justamente por acreditarmos que essa é uma característica que diferencia dos projetos de e-commerce de sucesso do resto.

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