10 dicas para preservar um negócio familiar

Veja neste artigo algumas dicas para preservar um negócio familiar, um desafio de muitas empresas e que nem sempre dá certo. Como gerenciar as relações e ao mesmo tempo priorizar a eficiência e qualificação.

Veja neste artigo algumas dicas para preservar um negócio familiar, um desafio de muitas empresas e que nem sempre dá certo. Como gerenciar as relações e ao mesmo tempo priorizar a eficiência e qualificação.

10 dicas para preservar um negócio familiar

É sabido que preservar um negócio familiar não é tarefa fácil. As pesquisas comprovam que apenas uma em cada três empresas familiares ultrapassa a terceira geração de seus fundadores. E, destas, apenas 30% chegam à quarta geração. Qual é o segredo?

Talvez o mais importante deles seja a preocupação em passar às novas gerações a paixão pelas raízes e pelo próprio negócio.

Como preservar um negócio familiar

A preservação de um negócio familiar tem origem no dia-a-dia da empresa e em seu planejamento estratégico de longo prazo. Assim como quem planta sementes, quem está no comando preocupa-se em formar sucessores cedo, quando eles ainda são meras crianças. Mas essa não é a única lição. Eis mais algumas:

Manter o controle de caixa

Pesquisas internacionais revelam que apenas 5% dos negócios familiares continuam a gerar dividendos atrativos para os seus acionistas depois da terceira geração. A ordem é controlar o caixa com pulso firme

Faça seleções criteriosas

Não faz o mínimo sentido empregar alguém que não possa ser demitido. Os descendentes do fundador precisam acumular experiência no mercado e aprender a olhar a empresa da família não como uma herança, mas como um negócio.

Existem vantagens e desvantagens na contratação de parentes, mas lembre-se que a preservação de um negócio familiar depende também das pessoas, portanto, se não for o perfil adequado, simplesmente não contrate.

Cuidado com a questão do crescimento limitado

Por mais eficiente que seja a empresa, dificilmente ela crescerá mais do que a família. Por isso, muito cuidado para não comprometer o negócio por transformá-lo em um cabide de empregos. A empresa é um negócio e não uma reunião familiar diária.

Conflitos pessoais não podem afetar os negócios

Estudo feito por uma consultoria internacional especializada em gestão de empresas familiares revela que 65% dos casos de mortalidade de empresas familiares decorrem de conflitos entre parentes.

Por isso, é importante deixar os rancores do lado de fora dos portões da companhia.

História passada a limpo

Procurar manter o vínculo dos descendentes com o negócio deve ser um exercício diário. Uma das formas de fazê-lo é estimular a participação dos herdeiros desde cedo na rotina da empresa.

Valorize a essência da empresa

Uma forma de garantir a preservação dos negócios familiares é passar às próximas gerações os princípios e os valores que nortearam a criação do negócio. A essência da empresa deve ser mantida para que ela não perca sua identidade.

Planejamento a longo prazo

Empresas familiares só atravessam décadas de vida quando seus gestores estão sempre atentos aos rumos do mercado, aos movimentos da concorrência e às inovações tecnológicas.

Aprenda com os próprios erros

A maioria da empresas familiares já passou por pelo menos um problema sério ao longo de sua história. Porém, é importante aprender com a história do negócio e tentar não repetir os erros do passado.

Mantenha um olho no futuro

A tradição é um grande diferencial, mas empresas devem ter os olhos voltados para o futuro, para não perder seu lugar no mercado.

Sangue novo renova o empreendimento

É importante que cada geração que assuma o comando dê fôlego ao negócio e ao modelo de gestão, de modo que a empresa seja renovada e esteja preparada para enfrentar novos desafios.

A função de preservar um negócio familiar não está apenas do gestor, mas muitas vezes da família também. Deixe isso claro quando o assunto for abordado em reuniões familiares.

E você? teria algumas dicas para preservar um negócio familiar que pudesse compartilhar conosco? deixe seu comentário e assine a nossa Newsletter.

Sair da versão mobile