Sete dicas de crescimento do seu negócio em 2014

Sete dicas de como fazer seu negócio deslanchar em 2014

Sete dicas de como fazer seu negócio deslanchar em 2014Se houvesse receita infalível para alcançar o sucesso, seria vendida a preço de ouro. Mas algumas dicas de empreendedores que movimentaram o mundo dos negócios em 2013 podem ser bem-vindas e servir de inspiração para que aquela ideia que pode se transformar num grande negócio, finalmente, saia do papel em 2014.

Ter coragem, criatividade, capacidade de se reinventar, inovação e determinação são apenas algumas das características citadas pelos empreendedores ouvidos pelo site de VEJA para motivar os que ainda titubeiam sobre criar ou não uma startup — ou qualquer outro tipo de empreitada.

Segundo Marcio Kumruian, da Netshoes, é preciso ter dinamismo para se aventurar na criação de um negócio próprio no Brasil. A metáfora usada pelo empresário é a de que é preciso construir uma trilha para fazer um negócio deslanchar — e não um trilho. “Porque a trilha a gente muda e adequa de acordo com o cenário. Já o trilho deixa a gente preso, e aí a startup perde o que tem de mais valioso: a capacidade de se reinventar”, afirma.

Já Alexandre Costa, da Cacau Show, acredita que, para uma empresa prosperar, é preciso que os sócios jamais percam a sede por realizar objetivos — nunca podem estar satisfeitos. “Sempre penso que após um objetivo ser alcançado, novos objetivos vêm. É por isso que o ‘chegar lá’ não existe”, diz o empresário.

Flávio Jansen, da Locaweb – Coragem e paixão pelo negócio

Para crescer no próprio negócio, o ex-CEO do Submarino e atual presidente da Locaweb – empresa de hospedagem de sites – destaca a importância da coragem na hora de se lançar no mercado com ideias novas. “Uma dica para quem está iniciando é ter coragem de inovar e paixão pelo seu negócio sempre. Já no dia a dia, para se destacar, é necessário um conjunto de ações que engloba constante pesquisa de mercado, criatividade para implementar novas ideias e dedicação para construir e empreender”.

Cristiana Arcangeli, da Beauty’in – Sem inovação, não dá

Empresária e criadora de inúmeras marcas de cosméticos, como a Phytoervas e a Beauty’in, Cristiana Arcangeli já lançou não só empresas, mas também livros sobre como se destacar nos negócios, a exemplo da obra Como fazer uma empresa dar certo num país incerto. Ela aposta no relacionamento sério com o próprio negócio e nas ideias inovadoras como forma de alcançar o sucesso. “Sem inovação, treinamento, comprometimento e coragem não se empreende no Brasil”.

Julio Vasconcelos, do Peixe Urbano – O time faz a diferença

O criador do site de compras coletivas Peixe Urbano acredita que maior do que a força do próprio empreendedor é a força da equipe que auxilia o empresário a trilhar o seu caminho. Eles são a base do sucesso de qualquer empresa. “Acredito muito na importância de contratar, recrutar e desenvolver os melhores profissionais e de formar a melhor equipe possível. São as pessoas e a estrutura por trás de toda a empresa que fazem a diferença na hora de ter um negócio de sucesso. Não basta apenas ter uma boa ideia, é necessário saber executá-la e ter como ingrediente mais importante a qualidade da equipe”.

Marcio Kumruian, da Netshoes – Escolha a trilha, não o trilho

Para o fundador da Netshoes, empresa especializada em comercializar artigos esportivos e de lazer pela internet, é importante ter em mente um organograma com estratégias de ação traçadas. Porém, é necessário lembrar que a qualquer momento o cenário pode mudar, dependendo da aceitação do mercado. “É fundamental que a empresa saiba para onde quer ir e que desenhe um plano pra chegar lá. É preciso construir cada passo dessa trilha. E precisa ser mesmo uma trilha e não um trilho. Porque a trilha a gente muda e adequa de acordo com o cenário. Já o trilho deixa a gente preso, e aí a startup perde o que tem de mais valioso: a capacidade de se reinventar”.

Alexandre Costa, da Cacau Show – Chegar lá não existe

O dono da rede de lojas Cacau Show, especializada em chocolates, destaca a importância de se traçar metas ao longo do processo e aceitar que se trata de um ciclo infinito, já que a cada objetivo alcançado, surgem outros no lugar. “Acredito que o mais importante é a junção de muita disciplina, determinação e paixão pelo que faz. Sempre penso que após um objetivo ser alcançado, novos objetivos vêm. É por isso que o ‘chegar lá’ não existe. Ou seja, quando alcançamos algum objetivo, ele se torna algo já realizado, mas não significa que devemos parar por aí. No momento em que chegamos lá, o lá já se torna o aqui”.

Tallis Gomes, da Easy Taxi – Saia do mundo das planilhas

Segundo o criador do aplicativo Easy Taxi, mais importante do que planejar o empreendimento é colocá-lo em prática e partir para a ação. “Uma atitude fundamental para que qualquer iniciativa funcione é a execução. Geralmente planejamos demais e executamos menos. O planejamento não passa de um conjunto de suposições. Então, se você quer fazer com que seu negócio saia do mundo maravilhoso das planilhas e se concretize, valide as hipóteses na prática junto às partes interessadas”.

Francine Nonaka, da Dyzon – Sem reclamações

Para a CEO da Dyzon S/A, fabricante brasileira de sistemas de gestão empresarial, a dica de ouro para começar 2014 com o pé direito é entender como sua própria empresa pode beneficiar e facilitar a vida das pessoas. Francine acredita que a utilidade do produto ou serviço deve vir primeiro que o ego do empreendedor. “Uma das coisas mais importantes para um empreendedor seja trabalhar com amor. Isso se traduz em investir mais tempo imaginando como levar alegria para as pessoas a partir do seu negócio, deixando de lado reclamações e justificativas. Pode parecer algo abstrato, mas é o que realmente abre caminhos para o sucesso. Nunca abandonar essa prática é o fundamento da longevidade de um empreendimento”.

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