Como ser um programador freelancer de sucesso

Em um mercado tão competitivo, como ser um programador freelancer de sucesso é um grande desafio, principalmente para quem está iniciando nesta carreira.

Ser um desenvolvedor web freelancer é um dos sonhos de muita gente que chega agora ao mercado, mas o problema é que o caminho não é tão fácil como parece.

Os profissionais que trabalham com programação são forjados através de muito estudo, prática e constante atualização. Não há como se tornar um programador de sucesso da noite para o dia. A aquisição de conhecimento é um investimento de longo prazo.

Não desanime, pois se você está querendo saber como ser um programador freelancer, temos uma ótima notícia. A recompensa por todo este esforço é poder trabalhar por conta própria em um mercado cada vez mais ávido por este tipo de profissional.

Seja para a criação de sites, para a montagem de uma loja virtual ou aplicativos para dispositivos móveis, os desenvolvedores back end estão em alta no mercado de contratação de freelancers.

As vantagens de ser um programador freelancer são inúmeras. Entre elas destacamos:

  • Ser dono do seu próprio negócio
  • Poder criar o seu próprio horário de trabalho
  • Selecionar os projetos onde vai trabalhar
  • Ter um ganho em termos de qualidade de vida

Com o surgimento de novas tecnologias e uma demanda cada vez maior por profissionais de desenvolvimento web, você pode fazer do seu conhecimento em programação uma ótima fonte de renda.

Como se tornar um desenvolvedor web freelancer

Os caminhos para se tornar um programador freelancer de sucesso podem ser bastante tortuosos, principalmente se você não souber por onde começar.

Por isso, se você deseja saber como ser um programador freelancer de sucesso, a equipe do Marketing Job, com base na experiência acumulada pelo contato com diversos desenvolvedores web freelancer com os quais temos contato, levantou alguns pontos importantes, que listamos abaixo.

Domine diversas linguagens de programação

Talvez você já tenha até feito algum curso de HTML, PHP ou até mesmo Java, mas o fato é que o desenvolvimento web é um campo que requer o conhecimento de mais de uma ou duas linguagens de programação e estruturas de banco de dados.

Uma das principais dicas para quem deseja saber como ser um programador freelancer de sucesso é dominar diversas linguagens de programação, para que você consiga trabalhar um  número maior de projetos.

Aprender tantas tecnologias e linguagens de programação quanto forem possíveis deve ser o primeiro e mais importante passo em sua jornada para se tornar um desenvolvedor web freelancer.

É claro que não há como aprender tudo de uma só vez, mas isso ajudará a priorizar linguagens como Python, que não é apenas versátil no aplicativo, mas também tem grande demanda.

Você pode continuar desenvolvendo seu conjunto de habilidades e tecnologias com mais linguagens ao longo do tempo. Como ser um programador freelancer é um projeto de médio/longo prazo, o importante é ir construindo a sua base de conhecimento.

Algumas das linguagens de programação e programação da Web mais populares do mercado atualmente incluem o seguinte:

Ruby on Rails

Essa é uma estrutura de aplicativo da web, de código aberto que usa a tecnologia de programação Ruby. Atualmente, está em alta demanda por startups em todo o mundo.

Como ser um programador freelancer de sucesso exige que você esteja em dia com as mais modernas técnicas de programação, esta é uma habilidade fundamental para programadores freelancer que desejam se destacar no mercado de trabalho.

Swift

A Swift é a linguagem de programação mais recente da Apple usada para criar aplicativos que podem ser executados muito rapidamente.

Com a exigência de velocidade de carregamento rápida, exigida pelos grandes buscadores como o Google, por exemplo, como ser um programador freelancer de sucesso sem dominar esta tecnologia?

Node js

Essa é uma plataforma popular em execução no tempo de execução JavaScript do Chrome. O Node js facilita extremamente a criação de aplicativos de rede escaláveis ​​e rápidos.

Seu objetivo nesse estágio deve ser o foco na aquisição de conhecimentos e habilidades em tecnologias emergentes, uma vez que o universo dos desenvolvedores web é uma indústria em constante evolução.

Crie um conjunto de habilidades abrangente

Como se tornar um programador freelancer é muito mais do que ter um diploma universitário, e muito mais suas realizações, ter um portfólio atualizado e abrangente, é uma das indicações para se destacar em sua área de atuação.

Embora as certificações sejam ótimas, a maioria dos clientes se preocupa apenas com a sua capacidade de oferecer trabalho de alta qualidade mais do que o os cursos que você fez no MIT.

O segmento de desenvolvimento web está em constante mudança e atualização, portanto os cursos que você fez na faculdade podem estar completamente desatualizados quando você chegar para valer ao mercado.

É por isso que você precisa desenvolver suas habilidades nas últimas tendências do setor para se tornar um programador freelancer de sucesso.

Domine as plataformas de CMS

Uma outra dica importante para quem está interessado em saber como se tornar um programador freelancer de sucesso é dominar as plataformas de CMS – Content Management System, como WordPress, Drupal, Joomla e WordPress.

O WordPress é fundamental, pois a versatilidade da plataforma permite que se crie um amplo leque de aplicações baseadas neste sistema. De dites institucionais a lojas virtuais, temos de tudo.

Especialize-se em um nicho no início

Uma boa dica para quem quer saber como ser um desenvolvedor web freelancer é começar, se especializando em um nicho de mercado, enquanto se especializa em outras linguagens de programação.

Com esta estratégia, você irá ganhando experiência e terá mais facilidade para identificar quais seriam as habilidades mais interessante a serem desenvolvidas, para tornar você um programador completo.

É importante que você não reduza o seu foco, pois como ser um programador freelancer se você não tem experiência em setores diversos? Você pode, por exemplo, se concentrar no WordPress, criando sites institucionais, de comércio eletrônico, blogs e outros.

Crie um portfólio bem estruturado

Seu portfólio fornece um meio eficaz de mostrar suas habilidades e conhecimentos aos clientes em potencial. O melhor lugar para começar ao criar seu portfólio é o seu próprio site.

Como desenvolvedor web freelancer, você precisará de um site que mostre seu trabalho, contatos e outras informações pertinentes, para apresentar seu trabalho, como comentamos em um artigo sobre a criação de um site para divulgação do trabalho freelancer, publicado anteriormente aqui em nosso site.

Outra opção é se cadastrar como freelancer no Marketing Job e aproveitar a área para criação do ser portfólio como uma vitrine do seu trabalho.

Uma dica final

Não confunda a especialização como programador com a de web designer. Tentar ser os dois ao mesmo tempo sem a devida qualificação, é um verdadeiro desastre.

Cada um tem as suas habilidades específicas, por isso, como ser um programador freelancer de sucesso, se você se apresenta como um profissional que atua em áreas tão distintas.

Se você tem qualificação para ser um web designer, ótimo, pois os programadores full stack, que dominam tanto o back end, quanto o front end, estão em alta no mercado.

O problema é achar que pelo simples fato de ser um ótimo programador você se acha também qualificado para atuar como web designer, aí você está cometendo um grande erro.

Para complementar as informações apresentadas, sugerimos que você leia um outro artigo publicado aqui no blog do Marketing Job, sob o título Como se tornar um freelancer de sucesso.

Agora que você já sabe como ser um programador freelancer de sucesso, é apenas uma questão de se planejar e dar seus primeiros passos. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Publicado no Marketing Job

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here