Como o empreendedor formula uma estratégia?

Como o empreendedor formula uma estratégia?

Os pesquisadores americanos Raymond Miles e Charles Snow desenvolveram um estudo que apontou os tipos de estratégias competitivas adotados pelas empresas. Para eles o sucesso de uma empresa passa por uma adaptação ao ambiente externo e uma adaptação do ambiente interno. O ambiente externo é representado pelo mercado e o interno é composto pela estratégia, estrutura e processos. Analisando os dados coletados classificaram as empresas em quatro categorias adaptativas: prospectora, analista, defensora e reativa.

A postura prospectora pode também ser chamada de inovadora, pois está sempre seguindo tendências e buscando novos mercados, produtos e processos. Frequentemente, ela cria mudanças e incertezas no mercado.

As empresas com estratégia defensiva tem domínio de um produto ou mercado. O empreendedor é altamente especializado em uma limitada área de atuação. Em geral estas empresas não procuram novas oportunidades fora de seu domínio. Desta forma estas empresas raramente precisam ajustar sua estrutura, operações e tecnologia. Ao contrário, empregam esforços para a melhoria da eficiência das operações atuais.

Na postura analista, as empresas atuam em duas frentes: uma relativamente estável e outra em constante mudança. Por um lado dominam um produto ou mercado e com isso mantém sua sustentabilidade econômica. Por outro lado, para mercados turbulentos, mantém uma equipe observando de perto novas ideias de seus concorrentes, adotando rapidamente aquelas que parecem trazer melhores resultados.

Nas empresas reativas, o gestor constantemente percebe as mudanças de mercado e suas incertezas, mas não é capaz de responder efetivamente a estas mudanças. Não tem um plano competitivo coerente. Em raros momentos fazem ajuste de qualquer tipo, a não ser que se sintam forçadas pelo mercado.

A escolha de um tipo de estratégia está ligada ao comportamento individual do empreendedor e do ambiente onde está competindo. O ambiente pode afetar os resultados. Há indícios que defensores tem desempenho melhor em ambientes estáveis e que prospectores se desenvolvem melhor em ambientes dinâmicos. Falando em resultados, uma outra pesquisa aponta que defensores tinham resultados melhores quando eram pequenos, prospectores quando médios e analíticos quando grandes.

Em qual ponto deste artigo você viu a sua empresa? Lembre-se: mesmo que sua empresa não tenha uma estratégia escrita e formalizada, de alguma maneira, ela adota uma estratégia.

Fonte: Santander Empreendedor

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