Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro

Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro?

Muita gente se pergunta como montar uma loja virtual com pouco dinheiro, achando que o investimento na criação de um e-commerce é sempre elevado. Ledo engano.

É possível sim montar uma loja virtual sem gastar muito. Tudo depende dos recursos técnicos que você empregar e a forma de estruturar a sua operação de comércio eletrônico.

Já vai longe o tempo em que para montar um e-commerce exigia uma enormidade de dinheiro e dezenas de programadores. Isso ficou lá no passado.

Com o desenvolvimento da tecnologia, montar uma loja virtual se tornou uma tarefa relativamente simples, quando você conhece os caminhos, e neste artigo nós vamos lhe dar algumas dicas.

Para facilitar a apresentação do roteiro, vamos dividi-lo em cinco tópicos:

  • Definindo o quanto de dinheiro você tem para investir
  • Elaboração de um plano de negócios para a sua loja virtual
  • Escolhendo a plataforma de e-commerce
  • Estratégia de marketing para a loja virtual
  • Atendimento como diferencial

Determine o quanto de dinheiro você tem para investir

Se o assunto é como montar uma loja virtual com pouco dinheiro, nada mais lógico do que definir o quanto de dinheiro você realmente tem para investir.

Em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa bem clara: Não existe essa coisa de montar uma loja virtual sem gastar nada. A tal da “loja virtual grátis” é uma peça de ficção. O anúncio pode até afirmar isso, mas na prática você verá que ou existem custos ocultos envolvidos ou então o sistema simplesmente não funciona.

Uma vez determinado o valor total que você deseja investir no seu e-commerce, é preciso dividir este montante entre a criação da loja virtual em si e a divulgação do negócio.

Em nosso curso de e-commerce sempre recomendamos que essa divisão seja feita da seguinte forma: 30% para a plataforma de e-commerce e 70% para o marketing digital da sua loja.

Não caia na armadilha de gastar todo o dinheiro na plataforma de e-commerce e depois ficar sem recursos para a divulgação do negócio. Uma loja virtual sem divulgação simplesmente não funciona.

Planeje muito bem o seu negócio

Como em qualquer outro negócio, o planejamento é fundamental para o sucesso de uma loja virtual. Portanto se você quer saber como montar uma loja virtual com pouco dinheiro, uma das principais dicas é investir o seu tempo em planejamento.

Comece por fazer um plano de negócios para o seu e-commerce, definindo objetivos, recursos, metas e todos os pontos necessários para estruturar um e-commerce de sucesso. Ele irá lhe poupar muito tempo e dinheiro.

Acerte na escolha da plataforma de e-commerce

O primeiro item da estrutura de uma loja virtual é a plataforma de e-commerce, sistema responsável pela criação da loja em si e da parte administrativa do negócio. Esse é o coração do negócio, por isso, todo cuidado é pouco, principalmente se você tem pouco dinheiro para investir.

Existem dezenas de fornecedores de plataformas de e-commerce no Brasil, e por isso, por vezes a escolha da melhor solução para o seu caso pode se tornar uma questão um pouco confusa.

Para quem está começando e não pode gastar muito, a melhor opção são as plataformas de e-commerce alugadas, ou seja, sistemas onde você paga uma mensalidade pelo uso e já recebe toda a estrutura da loja virtual pronta. Seu único trabalho será cadastrar seus produtos e definir alguns outros parâmetros, como formas de pagamento, por exemplo.

A grande vantagem dessa opção é que você além de montar uma loja virtual sem gastar muitocom a plataforma, também terá a vantagem de não precisar se preocupar com o sistema, já que o fornecedor será o responsável por atualizações e manutenção do sistema.

Outra opção para quem está em busca de como montar uma loja virtual com pouco dinheiro, é a criação da loja virtual com a plataforma do WordPress, mas neste caso, você precisará conhecer muito bem o funcionamento da plataforma.

Não é difícil montar uma loja virtual com o WordPress, mas você precisará conhecer bem os recursos oferecidos pelo WP, pois um e-commerce é um sistema mais sofisticado, e por isso você precisará lidar com plugins e algumas outras configurações avançadas do sistema.

Crie um bom plano de marketing digital

Outra dica para quem está interessado em saber como montar uma loja virtual com pouco dinheiro é criar uma boa estratégia de marketing digital para o seu e-commerce, pois ela será a grande responsável pela atração de clientes para a sua loja.

Como dito anteriormente, uma loja virtual sem divulgação simplesmente não funciona. Tudo bem que você tenha ótimos produtos e ótimos preços, mas se as pessoas não conseguirem encontrar seu e-commerce, isso de nada adiantará.

A maioria das ferramentas de divulgação de lojas virtuais no Google e no Facebook, por exemplo, são pagas, mas não é por isso que você vai desanimar, pois mesmo assim é possível anunciar de graça nestas duas plataformas.

A melhor forma de anunciar de graça no Google é optar por uma estratégia de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, ao invés de links patrocinados no Google AdWords.

Como os cliques em resultados orgânicos nas páginas de respostas do Google não custam nada, em termos de marketing de busca, esta é a melhor opção.

Outra alternativa, esta envolvendo o Facebook, é investir pesado em uma estratégia de alcance orgânico das suas publicações. É certo que sem investimentos em Facebook Ads, os anúncios do Facebook, pouco se consegue em termos de alcance, mas se você não investir em uma boa estratégia de conteúdo, aí que a coisa não rola mesmo.

Destaque-se pelo atendimento

Outra dica para quem deseja saber como montar um e-commerce com pouco dinheiro, é investir pesado no atendimento e transformar isso em um diferencial competitivo. O ditado é antigo mas continua válido: A melhor propaganda é o boca a boca dos seus clientes.

O pós-venda no e-commerce exerce uma função fundamental no processo de fidelização de seus clientes. Clientes recorrentes são uma forma de reduzir seus custos de divulgação do negócio, portanto nada melhor do que investir nisso.

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual com pouco dinheiro, é apenas uma questão de fazer o seu planejamento e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro
Avalie este artigo