Como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook

Hoje vou falar sobre como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook, um artigo meio off topic em termos de marketing digital, mas dentro de uma das minhas paixões, a de incentivar o empreendedorismo digital.

Os Grupos no Facebook vêm se destacando como uma ótima ferramenta de marketing para as empresas que utilizam este canal para a divulgação de seus produto, serviços e atividades. Grupos exclusivos de clientes, por exemplo, são muito comuns.

Até aí tudo bem, a dúvida é como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook sem ser uma marca em busca de exposição nas redes sociais? Existe alguma forma de tornar os Grupos do Facebook em um negócio?

A resposta é sim. É possível ganhar dinheiro no Facebook, também com a criação e gerenciamento de Grupos, e muita gente já vem fazendo isso com ótimos resultados. Na outra ponta, muita gente também já criou Grupos e não conseguiu ganhar um único centavo com isso.

Neste artigo vou explicar a você o passo a passo de como você pode montar um grupo no Facebook e ganhar dinheiro com isso. Nele veremos:

  • Que tipo de grupo montar para ganhar dinheiro no Facebook
  • Planejamento do seu grupo
  • Estratégia para ganhar participantes para o grupo
  • Como ganhar dinheiro com um grupo no Facebook

Você verá que este é um negócio relativamente fácil de montar, mas que exige também planejamento e o conhecimento de algumas técnicas de marketing no Facebook.

O passo a passo para ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook

Abaixo vou pontuar cada fase da estratégia que mostrará a você como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook. Leia o artigo até o final, se estruture e boa sorte!

1 – Que tipo de grupo montar para ganhar dinheiro no Facebook

Essa é naturalmente a primeira pergunta que as pessoas se fazem quando o assunto é como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook. Nada mais natural, já que existem diversos tipos de grupos, mas nem todos podem ser monetizados de forma satisfatória.

A grande estratégia por trás de ganhar dinheiro com grupos no Facebook é justamente ter um grupo segmentado e de grande audiência, que possa vir a despertar o interesse de empresas em anunciar neles. Só isso.

  • Assuntos de interesses de muitas pessoas
  • Setores em que existam vária empresas disputando o mercado
  • Setores em que os anunciantes possuam uma boa verba para o marketing
  • Áreas onde as empresas invistam pesado no marketing nas mídias sociais

Portanto, o melhor tipo de grupo seria aquele que fale sobre um tema que seja de interesse de diversas pessoas e que ao mesmo tempo interesse também a um grupo grandes de empresas que tenham uma atuação pesada nas redes sociais.

Essa estratégia de seleção de tema para grupos não é nova. É a mesma que seguimos quando estamos escolhendo o tema para um blog onde planejamos ganhar dinheiro com o Google AdSense.

2 – Planejamento da estrutura do Grupo

Os negócios online hoje em dia não admitem amadorismo, por isso, se você quer saber como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook, uma das minhas principais dicas é: Seja profissional.

Por isso, crie seu grupo da maneira correta, categorizando-o adequadamente, configurando-o de maneira a ter todo o controle de conteúdo publicado, a mais ainda, faça com que ele tenha uma aparência profissional.

Hoje em dia existem literalmente milhares de Grupos no Facebook, e por isso, se você não se destacar logo no primeiro acesso de um possível participantes, seu Grupo poderá parecer apenas mais um. Como se destacar? Muito simples, capriche no visual.

Em nosso Curso de Facebook Marketing, sempre digo que em uma página, o uso de uma imagem atraente, que passe uma boa impressão, é uma das chaves para fazer com que as pessoas curtam aquela página. Funciona da mesma forma em relação aos Grupos.

Além disso, insira todas as principais informações de contato com o administrador do Grupo, afinal de contas, como veremos mais adiante, você irá sair em busca de anunciantes, e eles precisarão saber como entrar em contato com você.

3 – Estratégia para ganhar participantes para o seu Grupo no Facebook

Como eu disse anteriormente, uma das questões chave para ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook é possuir uma grande audiência que interesse ás empresas e as motive a buscar por uma oportunidade de divulgar seus produtos e serviços no Grupo.

Portanto, como em diversos outros negócios online, como também no mundo físico, uma de suas prioridades deve ser a de divulgar o seu grupo para que o número de participantes chegue a chamar a atenção das marcas. Como fazer isso? Marketing digital é a resposta.

Infelizmente, não existe ainda a possibilidade de usar os Facebook Ads, anúncios no Facebook, para a divulgação de Grupos, o que deixa você unicamente com a opção de atrair seus seguidores de forma orgânica.

Vejamos então algumas dicas para conseguir isso:

  • Convide os seus amigos a participarem do seu Grupo no Facebook
  • Divulgue o seu Grupo em sua Fan Page, se você tiver uma
  • Faça a divulgação do seu Grupo em outros Grupos afins
  • Busque links para o seu Grupo em blogs e sites relacionados
  • Chame seus amigos através de outras mídias, como Instagram e WhatsApp

O ideal mesmo é que você crie uma Página no Facebook para servir como canal de divulgação do seu Grupo. A página oferece muito mais recursos e também funciona como forma de criar uma autoridade no seu setor de atuação.

4 – Como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook

Tenho certeza que essa era a parte que você mais estava aguardando e por isso, vamos direto ao ponto. Você só conseguirá ganhar dinheiro com seu Grupo no Facebook depois que ele tiver um bom número de participantes. Por isso, não queime seu filme colocando o carro adiante dos bois.

Existem algumas formas clássicas para se ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook. As principais delas são:

  • Divulgação de links de programas de afiliados
  • Publicidade de empresas ligadas à temática do seu Grupo
  • Venda dos seus próprios produtos no Grupo

A primeira opção, a dos programas de afiliados é bem simples. Em primeiro você deverá se inscrever em algumas plataformas de programas de afiliados, que ofereçam produtos que estejam de acordo com a temática do seu Grupo.

Nessas plataformas, você deverá escolher os produtos e pegar os links para eles para que você possa incorporá-los a publicações que você fará no Grupo. O resultado é que cada vez que uma pessoa do grupo clicar neste link e adquirir o produto, você receberá uma comissão sobre essa venda.

Programas de afiliados como o da Lomadee e de lojas virtuais são uma boa opção para quem deseja ganhar dinheiro no Facebook com este tipo de ferramenta de monetização.

A segunda opção é a de venda de publicações divulgando empresas que estejam relacionadas ao tema que você aborda no Grupo. Não precisam ser necessariamente ofertas de venda. Muitas empresas buscam os Grupos no Facebook para também divulgarem seus sites e blogs.

É importante que você entende que mesmo atuando como um Grupo no Facebook, você é na verdade um Influenciador Digital, e a sua recomendação de um produto ou serviço possui um peso muito grande durante o processo decisório do consumidor.

Para conseguir estes anunciantes, depois do Grupo consolidado, você pode procurar empresas relacionadas ao seu nicho de mercado, e apresentando os seus números, oferecer este espaço publicitário.

A terceira opção para quem deseja saber como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook, é a venda dos seus próprios produtos, uma alternativa também usada por muitos administradores de Grupos, que produzem ou representam algum tipo de produto ou serviço.

Como você pode ver, não tem muito mistério, mas certamente exige planejamento e dedicação, pois “dinheiro mole” na Internet não existe. Por isso, agora que você já sabe como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook, é só se organizar e colocar a mão na massa! Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

Como ganhar dinheiro com um Grupo no Facebook
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here