Como divulgar um negócio no Google

Se você está interessado em saber como divulgar um negócio no Google meu conselho é que leia esta matéria até o fim, pois indiscutivelmente, esta é uma das formas mais eficientes para conseguir exposição para o seu negócio na Internet.

O Google é sem dúvida alguma a mais eficiente ferramenta do marketing digital e posso garantir a você que esse é o caminho certo para projetar sua empresa na Internet.

Entre as diversas opções possíveis em termos de Google Marketing, uma se destaca, inclusive por estar na base e ser um dos principais focos da empresa, o Marketing de Busca, que é um dos canais de melhor taxa de conversão no universo das ferramentas de marketing online.

Para orientar os leitores do Guia do Marketing que estão interessados em saber como divulgar um negócio no Google, nossa equipe elaborou este pequeno roteiro para que você possa dar os primeiros passos para a divulgação de seus produtos ou serviços.

As alternativas para divulgar um negócio no Google

Abaixo apresentamos as principais opções para a divulgação de um negócio no Google, em suas diversas dimensões e áreas de atuação. Se você quer saber como divulgar uma empresa no Google, o caminho é por aqui!

1 – Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Nossa primeira dica para divulgação de um negócio no Google, é justamente cadastrar-se na ferramenta Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que permite a divulgação do seu negócio nas páginas de respostas do buscador e também no Google Maps.

O processo é muito simples. Basicamente você precisará inserir, em um formulário que será exibido na ferramenta, uma série de informações sobre a sua empresa e também algumas fotos.

Embora seja tudo muito simples, existem algumas dicas para garantir que o seu negócio se destaque:

  • É importante que você forneça todas as informações que lhe forem pedidas na etapa de cadastro. Quanto mais informações, maior será a relevância da sua empresa no ambiente do Google Meu Negócio.
  • Use a palavra chave, aquela que você imagina que as pessoas irão digitar no Google para encontrar a sua empresa, nos textos que descrevem sua atividade, produtos ou serviços.
  • Forneça também informações sobre horário de funcionamento, formas de pagamento aceitas, disponibilidade ou não de estacionamento e tudo mais que for necessário para deixar o seu cadastro completíssimo!

Entenda a essência dessa ferramenta. O Google vive de fornecer informações e por isso, quanto mais informações você fornecer em seu cadastro, maior será a sua relevância na ferramenta.

2 – Marketing de busca no Google

Além da opção anterior, temos também uma outra dimensão do marketing digital no Google que precisa ser muito bem analisada, que é o que chamamos de Marketing de Busca.

O marketing de busca é, na maioria dos casos, a dimensão de maior potencial de conversão que temos no marketing digital, por atrair o que chamamos de Tráfego Qualificado, ou seja, pessoas que você sabe que têm interesse no seu produto ou serviço.

Da geração de Leads a vendas diretas o marketing de busca é uma das respostas para quem deseja saber como divulgar um negócio no Google. É justamente por isso que esta é uma das primeiras dimensões a ser tratada na elaboração de um plano de marketing digital.

Ser encontrado nas ferramentas de busca é seguir aquela velha máxima de “quem não é visto não é lembrado”, e estar em primeiro lugar ou outra posição de destaque em uma página do Google é uma maneira bem eficiente de ser visto, não concorda?

3 – Como aparecer nos primeiros lugares do Google

Essa é uma pergunta muito comum entre os participantes do nosso Curso de Marketing Digital e por isso dedicamos praticamente três módulos do treinamento para mostrar apresentar as técnicas e ferramentas para isso.

É possível aparecer em posições de destaque nas páginas de respostas do Google de duas formas diferentes:

  • Pagando por isso – Através de anúncios que você contrata na plataforma de publicidade na rede de pesquisa conhecida como Google Ads;
  • Sem pagar por isso – Aplicando técnicas de SEO – Search Engine Optimization em seu site e páginas que o compõem.

Vejamos então detalhes de como divulgar um negócio no Google nestas duas situações.

4 – Como divulgar um negócio no Google com anúncios

Como disse anteriormente, você pode utilizar o Google para divulgar o seu negócio através de anúncios pagos e com isso colocar as páginas do seu site de forma rápida em posições de destaque nas paginas de respostas do buscador.

É o que chamamos de Links Patrocinados, uma alternativa de publicidade disponibilizada pela plataforma de anúncios do buscador, o programa Google Ads, o programa de publicidade online do buscador que possibilita a inserção de links para o seu site, cada vez que uma determinada palavra, ou grupo de palavras é digitada na ferramenta de busca.

Para quem deseja divulgar sua empresa no Google e tem pressa nisso, essa é uma solução imediata. Você só precisa criar a sua conta no Google Ads, criar sua estrutura de campanhas e anúncios, e uma vez publicados em poucos minutos o seu site comece a ser listado nas páginas de respostas do buscador.

Pode até parecer simples, mas a verdade é que não é bem assim, pois para se conseguir bons resultados com estes anúncios é necessário conhecer muito bem as técnicas e ferramentas para a criação de campanhas de alto desempenho na ferramenta.

O grande problema com esta alternativa é justamente o custo, pois cada vez que alguém clica no seu anúncio você paga um determinado valor, previamente estabelecido em sua conta no Google Ads, e nem todo clique acaba se transformando em uma venda efetiva.

5 – Como divulgar um negócio no Google em resultados orgânicos

A outra alternativa para quem está interessado em saber como divulgar um negócio no Google é através da aplicação das técnicas de SEO, que visam conquistar posições de destaque nas páginas de respostas do buscador, na área de resultados orgânicos, onde você não paga nada.

Para conquistar estas posições de destaque, você precisará utilizar um conjunto de técnicas que tornarão as suas páginas relevantes para o buscador, ou seja, ele precisa entender que aquela é uma página que merece estar entre as primeiras colocações nas páginas de respostas.

Para isso, você deverá cobrir as três principais dimensões de SEO:

  1. SEO Estrutural – Uma série de técnicas que se aplicam à estrutura do site, como por exemplo, a adoção de boas práticas de programação, páginas que carreguem rapidamente, correlação entre seções e outras.
  2. SEO Onpage – Técnicas de otimização para ferramentas de busca que são aplicadas diretamente nas páginas do seu site, como boa estrutura de conteúdo, uso de metatags, tags de ênfase, URLs amigáveis entre outras.
  3. SEO Offpage – São as técnicas de SEO que visam conquistar popularidade para o seu site, ou seja links de sites relevantes para as suas páginas, como se fosse uma indicação de qualidade dada por outros sites.

A grande vantagem da utilização de técnicas de SEO é que você garante um tráfego constante para o seu site, independentemente de você investir ou não em anúncios. Além disso, outra vantagem é a de que esse é um, tráfego extremamente qualificado, ou seja, possui um enorme potencial de conversão.

O problema com esta alternativa é que ela requer um prazo de maturação que vai de dois a três meses para que comece a dar resultados, ou seja, é uma estratégia de marketing de busca com resultados a médio e longo prazo.

6 – Qual a melhor alternativa para a divulgação de um negócio no Google?

Como você já deve ter percebido, não se trata apenas de saber como divulgar um negócio no Google, mas sim identificar entre as alternativas disponíveis, qual delas seria a mais adequada ao seu caso.

O marketing digital para pequenas empresas é uma exigência do mercado atual, portanto, comece agora a trabalhar todas as opções disponíveis de forma coordenada. O ideal seria então a seguinte fórmula.

Desenvolver uma estratégia de marketing de busca de médio e longo prazo, e para isso a melhor alternativa é investir desde o início em uma boa estratégia de SEO, para garantir um tráfego constante e altamente qualificado como já dissemos anteriormente.

Mas digamos por exemplo, que você está em uma situação onde é necessário estar rapidamente em uma posição de destaque nas páginas de resposta do buscado. Neste caso, a melhor, e por que não dizes, a única alternativa é através do Google Ads, como vimos acima.

É a situação típica do e-commerce que em função de um lançamento, precisa colocar este produto no Google rapidamente. Não há tempo para aguardar um trabalho de SEO, portanto, a solução são os links patrocinados.

Por último, é importante dizer que não basta descobrir como divulgar um negócio no Google, mas também qual é a forma mais vantajosa para você, e para isso, é necessário fazer o acompanhamento de resultados para identificar quais das alternativas está lhe trazendo melhor retorno.

Agora que você já tem uma ideia inicial sobre como divulgar um negócio no Google e fazer valer a pena esse esforço e investimento, o que acha de começar a montar o seu planejamento. Deixe o seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Publicado originalmente no Guia do Marketing

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