Como começar uma carreira em marketing digital

Um número cada vez maior de estudantes busca saber como iniciar uma carreira em marketing digital, na medida em que a mídia online vem dominando o ambiente das comunicações.

O mercado de trabalho para profissionais de marketing digital está em plena expansão nos últimos anos. A demanda por este tipo de profissionais é crescente, e em diversas áreas existe uma carência de profissionais qualificados para desenvolverem projetos de forma adequada.

Este cenário do marketing digital vem chamando a atenção de diversos estudantes que estão no momento de decidirem seu futuro profissional, e também daqueles que já estão cursando uma faculdade ligada a área de comunicação.

Por isso, a equipe da Academia do Marketing elaborou um roteiro onde destacamos os principais pontos a serem observado por quem deseja saber como iniciar uma carreira em marketing digital. Para facilitarmos a discussão, dividimos essa abordagem em cinco itens:

  • O primeiro passo para iniciar uma carreira em marketing digital
  • Partindo para a especialização em marketing digital
  • Adquirindo experiência na área de marketing online
  • Uma pós graduação é sempre recomendável
  • O processo de constante atualização

Você verá que existe um caminho bem definido para se tornar um profissional de marketing digital de ponta e disputado pelo mercado.

1 – Primeiro passo para começar uma carreira em marketing digital

O primeiro passo para quem deseja saber como começar uma carreira em marketing digital é buscar uma formação acadêmica em comunicação, um dos principais requisitos para se tornar um profissional de marketing completo.

É importante entender que na verdade, não existe marketing digital, mas sim a adequação dos conceitos fundamentais do marketing e comunicação, ao ambiente online. É justamente por isso, que não existe uma faculdade específica de marketing digital.

É comum vermos pessoas que confundem o conceito de marketing digital com o domínio de ferramentas de marketing online. São coisas completamente diferentes. Os fundamentos do marketing é que nos capacitam para usar as ferramentas online de forma adequada.

Portanto, minha primeira recomendação é que o aspirante a profissional de marketing digital busque uma boa faculdade de marketing, publicidade e propaganda ou então relações públicas para que possa adquirir os conceitos fundamentais que serão adaptados para sua aplicação no ambiente digital.

Com a aquisição destes conceitos e técnicas fundamentais, quando você ingressar na área do marketing digital propriamente dito, você terá uma visão bem ampla de todo o processo de comunicação envolvido no planejamento e execução de campanhas de marketing online.

Com estes conhecimentos adquiridos, ao ingressar na área do marketing online você terá uma visão ampla de todo o sistema e dessa forma, poderá adaptá-los aos diversos processos e ferramentas disponíveis atualmente no ambiente do marketing digital.

2 – Começando seu aprendizado em marketing digital

Tanto no Brasil quanto no exterior, as faculdades não oferecem cursos específicos de marketing digita, em grande parte em função dos motivos que descrevi no item anterior deste artigo.

Isso acaba deixando as pessoas meio que perdidas na hora de iniciar uma carreira em marketing digital. A solução para este problema é buscar cursos livres de especialização na área, oferecidos por escolas especializadas como os oferecidos pela Academia do Marketing.

Os cursos podem ser presenciais e também existe uma grande variedade deles no formato online, o que facilita bastante a questão de ajustar a sua agenda na faculdade e a realização dos cursos de especialização online.

Os cursos presenciais têm a vantagem de você poder ir desenvolvendo um networking na área. Já os cursos online têm a vantagem de você poder desenvolver o seu próprio ritmo de estudo e adequar o treinamento aos seus horários.

O melhor caminho é começar por um curso introdutório onde você possa ter uma ampla visão de todas as dimensões do marketing digital, para poder identificar aquelas com as quais você mais se identifica, para se especializar nestas áreas.

Nos cursos que ministro sempre faço questão de chamar atenção para o fato de que no momento atual do marketing digital é praticamente impossível ser um especialista em todas as áreas do marketing digital.

As mudanças e atualizações acontecem em uma velocidade tal, que você não terá tempo hábil para se atualizar em todas as ferramentas e técnicas. Você precisa sim conhecer as técnicas e suas ferramentas, mas ser um verdadeiro mestre em todas elas é quase que impossível.

A grande vantagem de participar destes cursos de especialização é que você já irá tomando contato com as ferramentas e técnicas do marketing digital moderno, acumulando uma experiência de uso nestas ferramentas e promovendo a união entre o que você aprendeu na faculdade e a prática do marketing digital.

3 – Ganhando experiência como parte da formação em marketing digital

Uma das principais dicas para quem deseja saber como começar uma carreira em marketing digital é praticar sempre e praticar muito. De nada adiantará você acumular conhecimento se não tiver oportunidade de colocá-lo em prática.

Áreas fundamentais que todo profissional de marketing digital precisa conhecer, como marketing de busca em suas duas dimensões, SEO e links patrocinados, redes sociais e principalmente web análise exigem prática. E onde buscar essa prática?

Uma das maneiras é conseguir um estágio em uma agência de marketing digital, onde além das questões técnicas, você irá vivenciar o dia a dia da profissão em outros aspectos envolvidos, como o ambiente de trabalho e demanda de clientes.

Outra forma interessante de colocar em prática seus conhecimentos é participar de um projeto de colaboração coletiva onde você possa atuar de forma efetiva nas atividades relacionadas ao marketing digital e até mesmo de desenvolvimento e aprimoramento do projeto.

Por fim, existe também a alternativa de desenvolver um projeto próprio, como por exemplo, um site pessoal que de quebra também irá ajudar no seu marketing pessoal, projetando seu nome no ambiente profissional.

4 – Uma pós-graduação é sempre um diferencial

Finalizando o ciclo de formação profissional do profissional de marketing digital, uma pós-graduação é sempre um diferencial em seu currículo e sobretudo na construção da sua formação acadêmica.

O importante nessa etapa final é escolher uma pós em que os professores sejam profissionais com uma atuação forte no mercado, que possam passar a sua experiência profissional junto com o conteúdo. Na maioria das vezes, a teoria na prática é outra.

5 – A jornada infindável da atualização

A chave do sucesso no mercado atual não está somente em como iniciar uma carreira em marketing digital, mas conseguir se manter atualizado em meio a um mar de atualizações e novas tendências como o que vivemos nos dias de hoje.

Busque participar de congressos relevantes tanto no Brasil como no exterior, assine as newsletters de sites de referência nas áreas em que você tem mais afinidade e também outros que possam manter você sempre em dia com as principais tendências do mercado.

Aqui em meu site tenho uma seção dedicada exclusivamente a artigos sobre a carreira em marketing digital. Se você deseja mais informações, acesse a seção Carreira e lá encontrará muitos outros artigos sobre o tema.

Espero ter ajudado você que está em busca de saber como começar uma carreira em marketing digital com estas dicas iniciais. Se você resolver encara este desafio, comece a planejar a sua carreira e conte sempre com a minha ajuda e da equipe da Academia do Marketing.

Mantenha-se atualizado sobre a carreira em marketing digital e outros assuntos ligados ao universo do marketing online assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here