Atitudes que motivam seus funcionários mais que o dinheiro

Atitudes que motivam seus funcionários mais que o dinheiroUma das habilidades mais importantes que um empreendedor pode ter é a capacidade de motivar a sua equipe. Essa motivação não significa somente mais produtividade, mas é o nível de envolvimento de cada um com a empresa e o compromisso com o crescimento e o sucesso do negócio. Em mais de 20 anos de experiência como empresário, Ilya Pozin, colunista do portal norte-americano para pequenas empresas Inc.com, aprendeu nove coisas que são capazes de motivar muito mais que um aumento de salário. Sim, isso é possível. Veja como.

Seja generoso quanto aos elogios

Todo mundo gosta e é uma das coisas mais fáceis de fazer. Quando vem da diretoria, então, os efeitos podem ser significativos. Reconheça toda melhoria que perceber, e quando já estiver confortável com isso, tente elogiar seus funcionários na frente dos colegas.

Livre-se dos gerentes

Parece insensato? Tente. Remover o gerente ou supervisor de projeto pode deixar a equipe mais confiante e unida. Pior do que deixar um supervisor na mão é deixar o time todo na mão. Por isso, a liberdade de trabalhar sem um gerente direto fortalece esse sentimento de responsabilidade.

Faça deles as suas ideias

Ninguém gosta de receber ordens. Em vez de dizer às pessoas o que você quer que elas façam, pergunte a elas de uma maneira que as faça sentir como parte da ideia. Experimente trocar o “quero que você faça o seguinte” pelo “o que você acha se fizermos assim?”.

Não critique ou corrija

Ninguém quer ouvir que fez alguma coisa errada. Se você quiser desmotivar a equipe rapidamente, faça isso. Na hora de corrigir o trabalho dos subalternos, tente um enfoque mais indireto para que as pessoas reconheçam os próprios erros e aprendam com eles. Faça perguntas, como “será que essa foi a melhor maneira de resolver o problema?” ou “você tem alguma ideia de outra coisa que poderia ser feita?”.

Faça com que todos sejam líderes

Destaque as qualidades de seus melhores empregados e mostre a eles que, por causa de suas habilidades, você quer que eles sirvam de exemplo para os outros. Assim, você vai estabelecer um alto padrão de qualidade que vai ser seguido pelos outros.

Leve um funcionário para almoçar

Surpreenda a sua equipe. Não faça um anúncio formal sobre a adoção de uma nova política. Simplesmente escolha aleatoriamente um ou um grupo de funcionários e os convide para almoçar. Basta uma vez por semana. Ou uma vez por mês. Mas que seja periódico. É uma maneira fácil de mostrar que você se importa e reconhece o seu trabalho.

Ofereça pequenas recompensas

Reconhecimento e recompensas podem vir de várias formas: elogios públicos, jogos ou competições internas com base nos resultados. Essa estratégia pode custar pouco e dar mais um impulso à motivação. Experimente premiar com jantares, serviços de beleza ou troféus.

Organize festa da empresa

Coisas que são feitas em grupo têm o poder de permanecer. Tente organizar um piquenique, por exemplo, para comprovar. Pode ser festas de aniversário ou happy hour. Aproveite essas oportunidades para se aproximar e criar momentos de descontração para lembrar a equipe de que vocês estão juntos nessa.

Divida os ganhos – e as dores

Quando a sua empresa vai bem, comemore. Essa é a melhor hora para dizer o quanto você está satisfeito com o desempenho da equipe. Se houver decepções, compartilhe-as também. Se você espera um ótimo desempenho, seu time merece saber onde a companhia se encontra. Seja honesto e transparente, sempre.

Atitudes que motivam mais que o dinheiro
Avalie este artigo

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here