Como separar o Home do Office

Para a maioria das pessoas que trabalham em casa, saber como separar o home do office é um dos maiores desafios a serem vencidos.

Aqui mesmo em nosso site já abordamos este tema por diversas vezes e sabemos que é uma das preocupações de quem está pensando em adotar o modelo de trabalho em home office.

Só porque você trabalha para você mesmo, em seu confortável home office, não significa que tenha que ter um estilo informal, antiprofissional, de segunda categoria ou de pouco valor!

Pior ainda: deixar que seu home office seja sinônimo de tempo disponível para tudo e para todos é uma afronta à sua  competência.

Dito isto, o importante é saber que em seu home office você está no comando de sua pequena empresa, real ou virtual, e tem que pensar e cuidar de todos os detalhes. Por trás de tudo, é o seu nome que fica na frente, em evidência, e disso você não pode esquecer.

Então, que tal pensar um pouco em coisas que poderão dar um certo sentido profissional a seu trabalho em casa?

1 – Pesquise sobre o mercado

Vale tudo para saber mais sobre seus competidores: conversar com outras pessoas que trabalham por home office, ler revistas, navegar na internet e até mesmo participar de comunidades profissionais no Facebook ou LinkedIn.

Fazer visitas esporádicas às livrarias para se atualizar são recomendáveis.

2 – Pense em dinheiro sim

E com atenção, pois em um home office você provavelmente não terá garantias salariais por mês nem benefícios. Assim, faça as contas e descubra de quanto por mês você necessita para se manter – custos fixos e variáveis – e trabalhe para isso.

Caso seja por RPA, defina com a empresa que pagará por seus serviços um valor que já inclua os gastos com esse recibo (11% de INSS + alíquota de IR).

3 – Invista em você mesmo

Trabalhar em casa significa cuidar de seus (próprios) negócios em tempo integral. Assim, não hesite em se aperfeiçoar estudando muito, lendo muito (livros, revistas de negócios, semanários e jornais todos os dias!), fazendo cursos ou especializações, indo a feiras e eventos e buscando informar–se sobre cada detalhe de sua área de atuação.

4 – Fale com sua família

Converse com as pessoas que moram com você, sejam pais, irmãos, esposas, maridos etc. Mesmo que você more só, é bom também se comunicar.

Conte sobre o seu trabalho em sua casa da forma mais profissional possível, como tem que ser. Afinal, a valorização começa mesmo por você.

5 – Formate seu home office

Para isso, basta arrumar um canto em sua casa. Mas, se é para começar, seja simples e realista. Invista apenas no básico e necessário, seja em móveis ou equipamentos.

Na medida em que as coisas forem melhorando e se desenvolvendo, seu home office poderá seguir o mesmo caminho, não o inverso!

6 – Abra uma conta apenas para seus negócios

Caso não consiga separar as finanças pessoais das de seu trabalho, essa é uma boa opção. O importante é não cair no cheque–especial ou ficar no vermelho.

7 – Faça cartões de visita

Para começar, uns 100 cartões bastam. Mas que seja algo bem feito, profissional, com o logotipo de seu site ou empresa. E se livre deles! Porque, afinal, nunca se sabe se um encontro informal qualquer poderá ser seu próximo grande negócio. Mais: os clientes gostam disso.

8 – Tenha seus conselheiros

Ou seja, algumas pessoas de sua inteira confiança que possam dar uma ajuda informal em questões relativas à forma de atuar nos negócios, sua apresentação, formas de abordagem, tratamento aos clientes, dicas diversas etc.

Uma visão externa sempre ajuda, mesmo que não seja, e muitas vezes é melhor mesmo que não seja, de especialistas no assunto.

9 – Envie um release

Ou um simples e–mail, bem feito e bem escrito, falando de sua empresa, seus negócios ou seus serviços. Consiga e–mails de gente que trabalha em áreas relacionadas a sua e faça uma apresentação convincente. Seja seu melhor vendedor.

10 – Escreva sua proposta

E defina quais são os objetivos e a atuação de seu trabalho. Você também poderá decidir qual é sua missão, a sua visão e quais são os seus valores. Se preferir algo mais detalhado, escreva um plano de negócios (os conhecidos business plans). Profissionalização é isso aí!

11 – Tenha um website

De preferência, com seu próprio domínio. É a grande diferença entre uma apresentação mais atraente e profissional e uma simples página na internet. Ou seja, é sua casa virtual, e deve ser a melhor possível.

Existem no mercado hoje provedores que cobram bem pouco – abaixo de R$ 30 por mês – para hospedar sites. Existem também ótimas ferramenta para que você construa o seu próprio site.

Separar o home do office

12 – Promova você mesmo

Dedique alguns minutos por dia a divulgar seu trabalho. Se não der para pagar por anúncios, ao menos faça questão de ter seus dados em sites de organizações ou empresas que participam ou ajudam a regulamentar sua profissão.

Muitas destas empresas têm áreas destinadas a revelar quem são os profissionais no mercado, uma espécie de “quem é quem”. Pense em criar um blog.

13 – Networking

Sempre conte às pessoas onde está você e o que está fazendo. Apareça para ser sempre lembrado. Vale participar também de listas de discussão na internet, dentro de sua área de atuação. E se lembre sempre de assinar seus e–mails com: seu e–mail, home page e/ou telefone.

14 – Use sua marca

Para começar a conscientizar as pessoas/empresas de contato, ainda que de forma tácita, que você tem uma – mesmo que em home office. Então, faça isso, por exemplo, criando documentos com cabeçalho e rodapé que levem o logotipo, website e e–mail. Assim você contribui para dar mais charme e valor ao seu trabalho.

15 – Evite interrupções sucessivas

Assim, você se concentra no que faz e obedece bem aos prazos e metas. Ou você acha que só porque está em home office não precisa delas? Faça por você mesmo e defina o momento certo para ler e responder e–mails e atender ou fazer ligações.

O caminho para uma rotina estressada é atender a todos os telefonemas a cada instante (claro, você precisará de uma secretária eletrônica ou de um celular com voice mail) e ficar patrulhando a sua caixa de entrada no seu programa de correio eletrônico preferido. Pense nisso. E em seu trabalho também. trabalhar em casa exige disciplina.

16 – Tenha pensamento positivo

Não deixe emoções negativas – como culpa, ansiedade, medo e preocupação – invadirem sua mente, principalmente quando você está trabalhando.

Pare, olhe para o lado e pense no que poderá aprender de determinada situação quando as coisas não vão tão bem como deveriam. Identifique seus erros e saiba como fazer diferente e melhor da próxima vez, gerando pensamentos proativos e positivos.

17 – Diga não

Às pessoas que pensam que seu tempo em home office é pura diversão. Fazer tarefas domésticas, ser motorista de alguém ou servir de ouvidor para as mágoas alheias durante seu momento de trabalho não dá. Diga, com educação e gentileza que, quando você está trabalhando, você trabalha. E se perguntarem a você o que faz em casa, diga simplesmente que está trabalhando.

18 – Realize-se

Faça de seu trabalho em home office sua verdadeira realização profissional, sua paixão, não uma saída para a falta de empregos ou para não fazer nada.

Crie um verdadeiro lema de qualidade total para você mesmo, procure fazer sempre melhor, busque novos clientes e pense a cada dia em maneiras de crescer e se desenvolver profissionalmente, melhorando seus negócios.

E você qual a sua experiência em trabalhar em casa? Você já descobriu como separar o home do office? Deixe o seu comentário e mantenha-se informado assinando a nossa Newsletter.

Fonte: Webinsider

8 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas e com certeza vou realizar o meu sonho em trabalhar em casa já estou me preparando e logo logo estarei na ativa ,e na questão disciplina com certeza tem que ser seguida a risca e com muita responsabilidade.

  2. Excelente artigo.

    Estou saindo do meu atual emprego para trabalhar em home-office com gerenciamento de marketing digital!
    Vou acatar todas as dicas 🙂

    Att.
    Ebert Ferreira

  3. Muito bom este artigo, eu atualmente trabalho como analista de sistemas em uma multinacional, mas faço também trabalhos freelance no meu home office, pretendo um dia em trabalhar full time em meu home office, por enquanto ainda não é viável abandonar o emprego para ser apenas freelancer. Mas uma coisa que foi escrito no artigo acima é muito verdade, disciplina é tudo pra quem quer trabalhar em um home office, pois a tentação da TV bem perto, do acesso fácil à sua cama a qualquer hora do dia e idas constantes à cozinha é muito grande! Sem disciplina não dá!
    Gostei muito do tempa do post! Parabéns!!

  4. Trabalho em meu Home a pelo menos 10 anos e acho fantástico, sem dúvidas é maravilhoso o conforto que temos.
    Agora é preciso ser disciplinado.

Deixe um comentário para Milena Regina Costa Cancelar resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here