Os 7 pecados dos empreendedores iniciantes

Os 7 pecados do empreendedorismoAbrir uma empresa requer muitos cuidados especiais e abdicação de coisas por parte dos novos empreendedores. Os iniciantes vão tropeçar e bater a cabeça algumas vezes e por algum certo período. Com o tempo, a experiência vai melhorar o seu desempenho e o da empresa, mas console-se: empresários experientes também cometem erros. O blog Pensando Grande, da Microsoft, publicou sete pecados que os empreendedores tendem a cometer no começo. O post foi escrito por Joanna Krotz, especialista em marketing e gerenciamento para pequenas empresas.

Dirigir sem uma rota

Para ter uma empresa bem-sucedida, é necessário muito entusiasmo, mas só paixão pelo que faz não é garantia do sucesso. Todo empreendimento precisa de um plano. Investigue o mercado, os clientes, seus concorrentes. Faça também pesquisas sobre modelo de negócios, enfim, invista tempo para conhecer quem é o seu público-alvo. Antes de fechar um negócio, elabore um plano de negócios rigoroso e faça muitas contas para não gastar mais do que deve.

Lição: Não largue seu emprego fixo se não tiver um plano

Vender a preços muito baixos

Não se iluda achando que volume de vendas é igual a lucro. O que dá lucro é estabelecer preços justos se baseando em contas, sem se esquecer de calcular os custos fixos e variáveis. Pesquise os preços no mercado e coloque valor compatível com a concorrência. Faça um plano de marketing diferenciado. Depois disso tudo, você saberá qual é a margem de lucro da sua empresa e, assim, saberá como fazer para ganhar dinheiro.

Lição: Não venda diamantes pelo preço de pedrinhas de vidro

Abrir um negócio só pela emoção de fazê-lo

Ser visionário, ter coragem e gostar de emoções são qualidades de todo empresário, mas cuidado com o exagero, pois isso pode ser prejudicial. Quando se deparar com uma tarefa cheia de detalhes, concentre-se e não se deixe dominar pela ansiedade. O tédio vivido pelos chefes pode arruinar a empresa. Na empresa, invista em gastar energias em ganhar dinheiro.

Lição: Não abra uma empresa só para ter emoção na sua vida

Não saber nada sobre propaganda

Existem alguns empresários que resistem em investir em publicidade, ou pior, confundem propaganda com vendas. E a base desse erro é a falta experiência sobre ciclo de vendas. Antes de contratar um consultor de vendas, invista em uma equipe de marketing. Primeiro espalhe a notícia que você existe.

Lição: Não tente fechar contratos antes de espalhar a sua mensagem

Ser amigo em vez de chefe

Você é o responsável pela sua empresa. Defina expectativas e desenvolva procedimentos ou designe alguém para essa função. Tenha as políticas da empresa bem definida para o que o desempenho do emprego, a contratação, a demissão, as férias, as licenças, os benefícios, as compensações, as promoções e todo o resto não sejam prejudicados por problemas legais e de motivação.

Lição: Não abra mão da sua autoridade

Gastar todo o seu capital

Não subestime o seu financeiro. Se você está começando, não gaste todo o seu dinheiro em móveis e decoração. Tenha um controle de fluxo de caixa e um programa de contabilidade. Mantenha o seu orçamento equilibrado.

Lição: Não seja descuidado com o dinheiro

Não dar atenção para as pessoas que você ama

Todo mundo sabe que uma empresa quando está no começo de vida consome muitas horas diárias de trabalho, além de vários sacrifícios. Mas não se esqueça de participar de eventos da família e com amigos. Dedique tempo e dinheiro para pessoas queridas.

Lição: Não deixe um lançamento gerar arrependimentos para vida toda

Fonte: Blog da Caixa

GD Star Rating
loading...

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito da postagm referente os sete pecados para o emprendedor iniciante sou idealizador do projeto Deguste em belo horizonte e foi bem esclarecedor para o andamento da minha empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here