O que vender na Internet

O que vender na internet? Confira aqui algumas dicas sobre o que vender online

É comum as pessoas se perguntarem sobre o que vender na Internet quando estão pensando em montar um e-commerce.

Claro, esse é o primeiro passo para quem deseja montar uma loja virtual, setor que vem crescendo a taxas anuais médias de 30% nos últimos anos e não dá nenhum sinal de exaustão.

Esse desempenho coloca o comércio eletrônico na lista de opções de qualquer pessoa que deseja montar seu próprio negócio e a opção pela criação de uma loja virtual é uma alternativa muito comum.

O grande problema é justamente saber o que vender na Internet. Em um mercado em franca expansão, muitas vezes o empreendedor digital se sente perdido em um mar de incertezas.

Não se desespere, pois basta uma análise fria do mercado e de como ele funciona para descobrir qual é o melhor segmento para montar sua loja virtual.

Os caminhos para saber o que vender na Internet

Não vou dizer para você o que vender na Internet, já que isso seria muito vago, mas sim analisar alguns aspectos do e-commerce que podem indicar para você qual caminho seguir. Não é egoísmo ou algo do tipo “esconder o jogo”.

Nenhuma consultoria e-commerce vai te dizer o que você deve ou não vender, mas sim lhe orientar no sentido do caminho mais seguro e viável.

Esqueça mitos e contos de fada

Se você quer saber o que vender pela Internet, é melhor saber qual é a realidade do mundo das vendas pela Internet. Existem dezenas de mitos sobre negócios na web, que muitas vezes atraem empreendedores para um mundo de ilusões.

Vender pela internet não significa menos trabalho ou fortuna da noite para o dia. O e-commerce nada mais é do que uma forma diferente de vender. Na prática, dá o mesmo trabalho que uma loja física. A carga de trabalho é a mesma, ou talvez maior. Somente os custos são menores.

Procure atuar em nichos de mercado

Essa diretriz é mais do que conhecida por quem está estudando o mercado para abrir sua loja virtual, mas não custa nada lembrar uma vez mais.

Entrar na competição com as grandes lojas pode ser considerado um suicídio empresarial. Você não terá condições de criar um diferencial competitivo contra esses caras.

No e-commerce, mais até do que no mundo físico, os nichos de mercado, segmentos focados em um determinado grupo de produtos, são a melhor porta de entrada para o novo empreendedor digital.

Estes mercados, por apresentarem uma baixa competitividade, transforma os nichos em verdadeiros paraísos para quem está pensando em montar uma loja virtual.

Se você tiver condições de juntar essa atuação em nichos com a venda de mercadorias de alto valor agregado, melhor ainda, pois, com um ticket médio alto as suas chances de crescer a curto prazo são ainda maiores. Uma macete com números.

Sem preço competitivo pode esquecer

O comércio eletrônico é o ambiente da comparação de preços. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais mostramos que atualmente o consumidor visita sua loja em uma aba do navegador e, em outra, avalia o seu preço em uma ferramenta como o BuscaPé, por exemplo. Portanto, se você não tiver um preço competitivo, simplesmente esqueça.

Planejamento no e-commerce é a chave do sucesso

Esqueça essa história bem amadora de “vamos meter a cara”. Os negócios online estão cada vez mais profissionais e técnicos, portanto, planejamento é essencial.

Para ter uma ideia do que você vai precisar na empreitada, nada melhor do que um planejamento bem estruturado para dar um rumo às suas ações.

A elaboração de um plano de negócios é um dos primeiros passos para o sucesso do negócio. Por isso, antes de pensar em o que vender pela Internet, pense em como vou vender pela Internet.

Por Alberto Valle no Guia de E-commerce

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