Veja neste artigo que marketing multinível e pirâmides financeiras são coisas completamente diferentes e conheça suas diferenças para evitar cair em armadilhas ou entrar em roubadas.
Veja neste artigo que marketing multinível e pirâmides financeiras são coisas completamente diferentes e conheça suas diferenças para evitar cair em armadilhas ou entrar em roubadas.

Marketing multinível e pirâmides financeiras

O marketing multinível e pirâmides financeiras não raramente são confundidos, o que leva um grau de incerteza muito grande para quem deseja investir neste tipo de negócio.

Apesar da crise financeira, o empreendedorismo vive seu boom no Brasil. Diante dos limitados ganhos da renda fixa, dos imóveis e dos mercados financeiros, os brasileiros têm buscado nos negócios a renda e o aumento de patrimônio antes encontrados nos investimentos tradicionais.

Duas grandes tendências recentes têm sido a expansão do mercado de franquias e a regularização do trabalho informal na figura do empreendedor individual.

De carona nesse movimento, um mercado que vem ganhando força e interesse de potenciais empreendedores é o dos negócios de marketing de rede ou marketing multinível.

Seu principal apelo é a oportunidade de obter resultados não só pela venda de produtos e serviços, mas também pela comissão daquilo que é vendido por pessoas que entram no negócio a partir de sua indicação ou da indicação dos que são indicados por você.

É daí que vem os nomes marketing de rede – você ganha com os ganhos de sua rede de relacionamentos – e marketing multinível ou MMN – cada nível abaixo de você lhe paga uma parcela do que vende.

O modelo de negócio no marketing multinível

Na prática, o MMN é uma das mais simples formas de empreender. Em vez de criar um negócio próprio, alguns preferem o mercado de franquias, dividindo lucros com os donos de marcas consagradas com administração padronizada.

Com menos risco ainda e com maior divisão dos lucros, vem o MMN com padronização total no marketing e na forma de vender e de captar novos membros para a rede, além de um cuidadoso treinamento para que o empreendedor não saia do script.

O risco assumido é menor porque, quando comparado com os negócios de franquias, o investimento é reduzido e, se o participante desistir do negócio, perde apenas o valor investido.

Além disso, os treinamentos recebidos vão muito além da gestão dos negócios, incluindo técnicas de motivação, persuasão e neurolinguística. É por isso que esse tipo de negócio cresce rapidamente.

As armadilhas do marketing de rede

Marketing multinível e pirâmides financeiras
Marketing multinível e pirâmides financeiras

Mas, apenas das vantagens proporcionadas pela flexibilidade, o MMN traz também suas armadilhas.

Para aqueles que entram no negócio crentes de que enriquecerão porque contam com uma boa rede de amigos, o MMN não passa de pirâmide, como ficou comprovado há algum tempo nos casos TelexFree e BBom.

O motivo é simples: ao entrar em um negócio acreditando que ganhará dinheiro sem precisar trabalhar, o falso empreendedor transmite esse mesmo sentimento a sua rede, mesmo que não tenha a intenção.

Sem que ninguém se esforce na rede, não há vendas, o resultado é nulo para todos, e ainda há o risco de perder as amizades juntamente com a perda do negócio.

Mas, para quem tem visão empreendedora e acredita que irá trabalhar muito para ter sucesso nas vendas dos produtos ou serviços que a empresa de MMN negocia, esse tipo de negócio pode trazer ótimos resultados. Se o produto for bom, o mercado responderá a boas estratégias comerciais.

Na prática, um negócio de MMN pode tanto ser promissor como não passar de uma pirâmide, dependendo do interesse que o mercado tem pelo que vendem e da qualidade dos empreendedores que entram em sua rede.

Com empreendedores se esforçando e colhendo bons resultados, a tendência é que seus amigos queiram seguir seu exemplo e se esforcem também, multiplicando resultados para todos. Mas, se a rede for formada por oportunistas, mesmo uma empresa com bons produtos pode se tornar uma roubada.

Depois dessa avaliação sobre marketing multinível e pirâmides financeiras, você poderá analisar com mais clareza as propostas que surgem. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

Salvar

GD Star Rating
loading...
Marketing multinível e pirâmides financeiras, 10.0 out of 10 based on 6 ratings

2 COMENTÁRIOS

  1. Recebi um convite de uma grande empresa, que trabalha com MMN e comerce, trabalha com
    comércio varejista de eletrodoméstico, eletrônico, móveis, etc… No qual elaboro minha página virtual, recebo comissão sobre as vendas E NÃO tenho custo algum para entrar no negocio nem tenho compromisso de colocar ninguém ligado a mim. Tenho um compromisso comigo mesma, de divulgar os produtos e a loja e recebo comissão pelas vendas. Nesse caso, não se trata de pirâmide, não se perde investimento.
    E isso mesmo? Me esclarece por favor… Desde já obrigada!!!

    • Estou a pouco mais de cinco meses trabalhando como o MMN e vejo que isso é o futuro, pois esse tipo de negócio está ficando forte e grandes empresas já estão aderindo ao mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA