Qual a idade certa para ser um empreendedor?

Qual a idade certa para ser um empreendedor?

Será que existe uma idade certa para ser um empreendedor? Uma pesquisa aponta que pessoas entre 26 e 45 anos têm mais chance de sucesso quando iniciam um empreendimento.

A pesquisa foi feita pela Ernst & Young  com empreendedores“de todo o mundo” para mapear seu perfil.

Se a pesquisa aponta essa faixa etária como sendo a de mais sucesso nos negócios, o que dizer de quem é mais jovem ou mais velho? Há uma idade certa para empreender?

Empreender, mais do que a vitalidade da juventude, e juventude primeiro vem da cabeça, não do corpo, exige preparo para o ramo, inteligência emocional e trabalho, muito trabalho.

Preparar-se para o ramo

Empreender na área de mídias sociais tem sido uma das alternativas mais optadas pelos jovens. Basta um computador e cadastro das principais redes sociais  para isso, né?

Errado! Para trabalhar como social media é preciso treinamento específico na área. Da mesma forma, qualquer que seja o empreendimento a ser iniciado, qualificar-se para tal, estudar o mercado e elaborar a estratégia mais adequada é fundamental.

Inteligência emocional

Ter capacidade para canalizar as emoções para o sucesso do negócio também é importante. Um empreendedor, por mais preparado que esteja, sempre vai enfrentar um ou outro acidente ou surpresa pelo caminho.

Desesperar-se não adianta de nada, assim como focar no ponto errado achando que vai resolver a situação.

Inteligência emocional para saber lidar com as mais inesperadas situações, inclusive com um possível sucesso surpreendente, deve ser levado em consideração.

Trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho…

Ok, você tem o plano, está preparado técnica e psicologicamente. É o bastante? De jeito nenhum, agora é hora de botar pra fazer.

Um empreendimento em fase inicial demanda muito mais horas de trabalho que você imagina. É nessa hora que o empreendedor deve mostrar-se incansável e persistente.

Nem sempre a coisa dá certo da primeira vez, e é por isso que trabalho multiplicado por trabalho é necessário para que a roda comece a girar.

Se você tem esses três requisitos, não importa a sua idade, você vai conseguir. Nunca ache que é velho demais ou experiente de menos para iniciar seu negócio. Com preparo, inteligência emocional e esforço muita coisa é possível!

O que você acha da pesquisa? Há idade certa para empreender? Comente e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

GD Star Rating
loading...
Qual a idade certa para ser um empreendedor?, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

7 COMENTÁRIOS

  1. 5 anos já tá de bom tamanho pra fazer o primeiro empreendimeno. 8 anos já entra no financeiro e 15 pode ser gerente. Aos 21 já consegue o primeiro milhão.
    Uma empresa com êxito é a quarta filha do pai. Pense que começar aos 5 está no caminho certo do milionário aos 21.

    Obs: termos foram usados no masculino por convenção linguística e podem se referir igualmente a indivíduos do sexo feminino.

  2. 5 anos já tá de bom tamanho pra fazer o primeiro empreendimeno. 8 anos já entra no financeiro e 15 pode ser gerente. Aos 21 já consegue o primeiro milhão.
    Uma empresa com êxito é a quarta filha do pai. Pense que começar aos 5 está no caminho certo do milionário aos 21.

    Obs: termos foram usados no masculino por convenção linguística e podem se referir igualmente a indivíduos do sexo feminino.http://deonomequequiser.wordpress.com

  3. Sou estudante de graduação, e vejo muitas oportunidades de empreender ainda na Universidade.. Estou participando de uma Empresa jr… E a quantidade de experiência que eu já adquirir, foram enormes…Dica: não desperdice oportunidades desde a sua vida acadêmica, pois ela é de extrema importância para sua vida profissional.

  4. Creio que a experiência de ter trabalhado em uma empresa grande possa trazer maturidade ao empreendedor. Vários dos erros cometidos pelas empresas grandes ou por funcionários destas organizações podem ser evitados quando o empresário já teve a experiência prévia no mercado corporativo, principalmente no que tange a maturidade para lidar com prazos, a praticidade em estruturar e executar projetos e principalmente como contratar e liderar funcionários.
    Por outro lado, quanto mais tarde tomar a decisão de virar a chave do mundo corporativo para o mundo empreendedor, mais difícil será tomar esta decisão. Os custos aumentam, o padrão de vida aumenta e pensar numa estratégia de mudança, acaba sendo ter que abrir mão de mais coisas conforme vai passando o tempo.

  5. Acredito muito que a melhor hora pra empreender é enquanto estamos na Universidade. Por 5 razões principais:
    1. O custo de vida é super barato em comparação com aquele que passamos a ter alguns anos após formado.
    2. É mais fácil pensar fora da caixa. Durante a faculdade temos o pensamento mais livre, sem os vícios e modelos limitantes que adquirimos no mercado.
    3. Existem concursos de empreendedorismo focados no público universitário. São ótimas oportunidades para avaliar modelos de negócio.
    4. Você nunca estará 100% pronto para a jornada empreendedora. Por que não sair do zero já então?
    5. Se você tentar empreender, falhar, e decidir ir para o mercado, pode colocar no currículo que teve uma experiência empreendedora, e será bem visto pelo avaliador.

  6. Gostei do artigo, explica exatamente o que se faz necessário e o importante e que a idade não e o fator determinante e sim a maturidade e experiencia da pessoa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here