Home office e o caos de trabalhar após as datas festivas

Home office e o caos de trabalhar após as datas festivasQuem trabalha no modelo home office geralmente não se queixa dos feriados e demais períodos festivos, uma fez que trabalhando diretamente de casa é possível se organizar e aproveitar  ao máximos esses momentos de lazer com a família e amigos, já que na maioria das vezes o próprio profissional é o seu patrão e todo o retorno financeiro só depende dele mesmo. Trabalhar em casa com o seu próprio horário e ainda possuindo a chance de ter uma vida mais “social” é o desejo de muitos.

Bom, acontece que o ponto positivo também pode ser o negativo, principalmente em se tratando de home office. Justamente pelo fato de ser possível um aproveitamento maior dos momentos fora do trabalho, muitos profissionais acabam se enrolando e cometem erros gravíssimos, como “abandonar” temporariamente o trabalho ou, no pior dos casos, ficar tão perdido com o que era a sua casa e o que é o seu local de festas que o retorno ao trabalho tende a demorar e ser muito, mas muito confuso no período pós comemorações.

Algumas dicas para evitar que isso aconteça podem auxiliá-lo nesses momentos. E isso vale para todos os tipos de comemorações: Natal, ano novo, “férias surpresas”, carnaval, Páscoa, eventos esportivos, e muitos outros. Vamos lá:

É home office, mas é o seu trabalho. Leve a sério

Um dos principais erros que muitos profissionais cometem é classificar o trabalho feito diretamente de casa como algo secundário, como o exercício de suas atividades profissionais no modelo home office fossem “menos importantes” do que alguém que vive 12 horas por dia de terno e gravata em um escritório. Saiba valorizar o seu próprio trabalho, pois esse é o primeiro passo para evitar que você o deixe de lado e vá curtir a vida sem pensar nas consequências – e responsabilidades.

Reserve um período oficial para suas férias e folgas. Programe-se

Nada de ficar tirando folga 3 vezes por semana ou férias sem tempo de duração. Programa-se em seu trabalho e saiba qual o período que você realmente pode se ausentar e coloque isso em prática. Tire férias de 2 semanas 2 vezes ao ano, porém de forma extremamente organizada e planejada. Avise possíveis clientes que irá se ausentar e deixe o máximo de tarefas agendas e programadas. Evite acessar freneticamente seus e-mails durante esse período. Férias no trabalho atrapalham, mas trabalho nas férias pode lhe render até boas dores de cabeça.

Volte de corpo e alma para o trabalho

Outro grande erro que muitos profissionais cometem é voltarem dessas dezenas de folgas e feriados com a cabela lá na lua. Voltam perdidos em muitas vezes, pois a falta de planejamento faz com que a sensação de desorientação prevaleça. Assim como você programou suas férias e folgas, a volta para o trabalho deve ser planejada para que o profissional volte de corpo e alma. Nada de voltar “apenas um pouquinho”. Lembre-se que o seu home office é o sue local de trabalho. Respeite isso e valorize-se.

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA