Erros em planos de negócios para e-commerce

Erros em planos de negócios para e-commerceA elaboração de um plano de negócios para e-commerce é uma das mais importantes etapas de um projeto de e-commerce. Ter suas diretrizes bem definidas e claras ajudará em muito na hora de decidir entre as diversas opções e recursos para o seu negócio. Se você está pensando em entrar para o mundo do comércio eletrônico, é bom estar ciente de que o planejamento no e-commerce é uma das principais rotas para o sucesso.

Um plano de negócios para e-commerce não é o trabalho que se faça em alguns poucos minutos. É comum dedicarmos dias de pesquisas e tabulação de dados, mas é uma tarefa que se paga a muito curto prazo.

Não entender a importância do plano de negócio para e-commerce

Um plano de negócios para comércio eletrônico não é apenas um documento formal onde você escreve uma série de coisas e depois esquece largado em uma gaveta ou pasta do HD. Cronogramas, metas e objetivos devem ser seguidos à risca e atualizados com frequência. Tendo um roteiro para criação do seu e-commerce você além de evitar as armadilhas comuns nesse tipo de negócio ainda lhe poupa muito dinheiro.

Pesquisas feitas sem as ferramentas adequadas

Fazer uma boa pesquisa de mercado é essencial para a definição de um bom plano de negócios para embasar um projeto de e-commerce. Tome cuidado na hora de coletar os dados para suas análises. Busque suas informações em fontes confiáveis que apliquem uma metodologia de coleta e estatística sólida.

O próprio Google pode lhe ajudar em muito nessa pesquisa. Existem ferramentas muito boas e gratuitas como o Google Trends, por exemplo, que podem ajudar em muito no entendimento do mercado e elaboração de projeções.

Falta de objetividade e clareza

Um plano de negócios para e-commerce precisa ser muito claro e objetivo. É necessário deixar bem claros itens como:

  • Quais as metas de vendas?
  • Qual a visão futura do negócio?
  • Quais as estratégias para o empreendimento?
  • O cronograma está bem claro?

A proposta do negócio precisa estar bem clara em qualquer plano de negócios para comércio eletrônico. Não adianta nada criar um plano de negócios repleto de clichês e carente de objetividade. Isso pode impressionar um gerente de banco medíocre, mas não um analista de investimentos.

Plano de negócios generalista

Um erro muito parecido com o anterior, só que aplicado às especificações. Um plano de negócios para e-commerce deve ser o mais detalhado possível, com uma descrição bem clara da estratégia de gestão, definição de público-alvo, canais de marketing. É nesse detalhamento que muitas vezes identificamos custos ocultos que muitas vezes nos trazem problemas durante a etapa de execução do projeto.

Erros na avaliação da concorrência

Toda vez que vejo em um plano de negócios para empreendimentos online expressões do tipo “nossa proposta é tão inovadora que não existe concorrência” sinto um frio na barriga. Em primeiro lugar, porque atualmente é difícil ver algo tão inovador assim na Internet nos dias de hoje, o segundo motivo é que a possibilidade de cópia e adaptação sempre existe.

Esses riscos devem ser relacionados e mensurados durante a análise SWOT do projeto. No caso do boom dos sites de compras coletivas, por exemplo, o risco do modelo de negócios de fácil reprodução foi mal avaliado por muitas empresas que tiveram que encarar uma concorrência não estimada inicialmente.

Marketing digital mal estruturado

Com a diversidade de canais disponíveis atualmente no marketing online é preciso determinar exatamente que tipo de estratégia será adotada em áreas como:

  • Marketing de busca – SEO e Links Patrocinados
  • E-mail marketing
  • Redes sociais

Muitas dessas áreas, como SEO e redes sociais exigem tempo para começarem a gerar tráfego e conversões. Qual o prazo de maturação dessas ações? Você tem uma estratégia definida para superar estes momentos iniciais? O plano de negócios para e-commerce deve prever estes primeiros momentos de “esquenta” do marketing online.

Projeções de mercado infladas

Outro erro muito comum em planos de negócios para e-commerce é uma super avaliação do mercado consumidor digital. Faça projeções realistas sobre o tamanho do mercado e o market share que o seu projeto pretende atingir. Como no mundo físico, um projeto de e-commerce também tem um prazo para o retorno do investimento inicial.

Planilhas financeiras incompletas

O e-commerce possui diversos custos ocultos, principalmente para os iniciantes. Aliado a isso, ainda existe a falsa ideia de que as coisas na Internet são grátis. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, muitas vezes os participantes se surpreendem com a quantidade de itens presentes na planilha de planejamento de custos de instalação de uma loja virtual. Essa é uma armadilha que muitas vezes leva à lona um bom projeto de e-commerce.

Além do conhecimento das reais necessidades de investimento, um bom plano de negócios para e-commerce precisa ter descrição da fonte de capital, projeção de cenários, cálculo do ponto de equilíbrio do empreendimento, projeções do fluxo de caixa e detalhamento das necessidades de capital de giro. Tudo da mesma forma como é feito no mundo físico.

Capacitação de pessoal

Um dos principais problemas no e-commerce atualmente no Brasil é a falta de mão de obra qualificada. Seu plano de negócio está levando esse aspecto em consideração? Com a escassez de mão de obra os salários sofrem uma forte pressão de alta. Isso também está previsto? Em nosso Mural de Vagas você pode ter uma ideia dos salários praticados no mercado.

Outro fator a ser considerado é a capacitação de pessoal dos próprios quadros da empresa através de treinamentos In Company. Nada de colocar a “menina da contabilidade que sabe tudo de MSN” para gerenciar a loja virtual. Comércio eletrônico é coisa séria e por isso precisa de profissionais qualificados nesse segmento de atuação.

Ignorar os riscos do negócio

Não se iluda, pois todo negócio tem riscos e talvez no mundo digital esses riscos sejam ainda maiores. Não é pelo fato do comércio eletrônico no Brasil estar crescendo a uma taxa histórica de 30% nos últimos cinco anos que ele também não tenha seus riscos. O risco sistêmico não pode ser eliminado de nenhum negócio. Um plano de negócios para e-commerce que ignore esse aspecto nada mais é do que uma peça de ficção.

Estes são alguns erros em plano de negócios para e-commerce que considero mais críticos e que de certa forma, podem ser evitados com relativa facilidade. E você? Tem algum a acrescentar? Deixe seu comentário.

Fonte: Blog do Curso de E-commerce

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