Existem alguns erros em marketing pessoal na Internet que podem ser facilmente corrigidos se você tiver um bom planejamento para seu marketing pessoal online e seguir algumas diretrizes simples de marketing no ambiente online. Confira nesta matéria.
Existem alguns erros em marketing pessoal na Internet que podem ser facilmente corrigidos se você tiver um bom planejamento para seu marketing pessoal online e seguir algumas diretrizes simples de marketing no ambiente online. Confira nesta matéria.

Principais erros em marketing pessoal na Internet

Existem alguns erros em marketing pessoal na Internet que podem ser facilmente evitados e mesmo assim, um número cada vez maior de pessoas insiste em cometê-los.

Embora o marketing pessoal online venha passando por um período de forte crescimento, na medida em que as pessoas se dão conta do quanto é importante a promoção da sua marca digital na Internet, ainda é muito comum vermos erros que certamente poderia ser evitados.

Como este problema pode acabar por frustrar a iniciativa de muita gente que busca na web uma forma de expor sua marca pessoal, listamos abaixo os erros em marketing pessoal na Internet mais comuns e damos algumas dicas de como evitá-los.

Não se ver como uma marca

Um dos principais erros em marketing pessoal online é justamente não se enxergar como uma marca propriamente dita. O problema é que esse pensamento gera a falta de ações concretas em torno de sua marca pessoal já comunicam algo sobre você.

No marketing pessoal digital você deve tomar as rédeas e utilizar estratégias para que sua marca seja permeada de valores positivos, independentemente de qual sua ocupação ou área de atuação.

Não saber como administrar seu marketing pessoal na Internet

Muito poucas pessoas realmente entendem a importância do marketing pessoal na Internet e sabe que são marcas que estão cada vez mais expostas na web. Apesar de entenderem o conceito de marca pessoal, possuem dificuldade de realizar uma boa gestão dessa marca.

Em parte pois não entende muito da web e do que ela pode proporcionar ou ainda por pura falta de interesse em investir tempo e esforço nesse processo (sim, dá bastante trabalho ter uma marca pessoal forte).

Não basear seu marketing pessoal em um posicionamento

O conceito de posicionamento de uma marca pessoal é muito importante. Quem você é? O que você faz? Pra quem você faz? Qual seu estilo de comunicação? Todas as respostas à essas perguntas comunicam algo sobre você e ajudam a definir um posicionamento.

Por exemplo: Imagine que você é um jornalista. Você escreve ou fala sobre o que? Para qual público? Tem algum diferencial? Seu posicionamento poderia ser: Jornalista político: Ácido e provocador. Isso diz muito sobre você e sobre o seu trabalho.

Não ter um posicionamento claro é ser mais uma marca sem expressão, sem opinião e sem relevância. Qual o seu posicionamento?

Desconhecer seu público e interesses

Outro dos erros em marketing digital na Internet que percebemos constantemente é não conhecer exatamente que é o público para o qual se desenvolve o conteúdo exposto online. Você cria conteúdo para quem? Todos nós comunicamos algo a alguém.

No caso de nossas marcas pessoais, nosso público dependerá dos assuntos que iremos abordar. Você fala sobre esportes? Ótimo. Para quem?

Um bom filtro seria: Falo sobre natação tanto para atletas quanto para os apaixonados pelo esporte. A partir daí você tem um foco a seguir e toda a sua comunicação online será voltada à esse público.

Você deve pesquisar e entender bem quais são seus hábitos e gostos. Trata-se de um nicho que você poderá explorar a fundo.

Não criar um diferencial pessoal

Erros em marketing pessoal online

É desnecessário dizer que na internet a avalanche de informação disponível nos torna cada vez mais seletivo. Nossa atenção se dispersa muito facilmente e a nossa mensagem terá que competir com uma infinidade de outros assuntos na web.

Dessa forma, devemos procurar por diferenciais que possam chamar a atenção das pessoas para o que buscamos comunicar. Um dos grandes erros de marketing pessoal na Internet é ser apenas mais um e não alguém especial.

Falar mais do mesmo, não ter criatividade e não inovar na forma de apresentar seu conteúdo pode ser fatal e pode fazer com que sua marca seja mais uma sem nenhuma expressão na web. Outro dos erros em marketing pessoal na Internet que pode ser facilmente solucionado.

Não desenvolver um conteúdo que seja relevante

Você deve ter sempre em mente que seu conteúdo deve ser útil e ajudar as outras pessoas. No marketing pessoal online não importa se você estiver falando de games online ou de liderança empresarial, o fato é que seu conteúdo deve fazer a diferença para seu público. Óbvio, não? Nem tanto.

Vemos muita gente que não entrega nada de novo. Na internet você deve sempre entregar valor. Pense sempre em como ter um conteúdo que gere um alto valor para as pessoas. Só assim você conseguirá sua audiência e poderá gerar dinheiro com isso.

Não utilizar as redes sociais da maneira correta

O marketing pessoal na Internet possui uma grande aliada: as mídias sociais. Na verdade não existe certo e errado quando o assunto é a utilização das redes sociais. No entanto, como estamos falando de marca pessoal, faz sentido que tenhamos cuidado ao mostrar nossa imagem ao mundo.

É uma boa prática ter uma atuação planejada de marketing pessoal nas redes sociais que estiver utilizando. “Poxa, mas isso é um saco”, você pode estar pensando.

Caso não possua uma estratégia de marketing pessoal nas redes sociais, poderá correr o risco de ter atributos negativos associados à sua marca pessoal.

Conhecendo os principais erros em marketing pessoal na Internet, você poderá refinar suas estratégias e melhorar seus resultados. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

GD Star Rating
loading...
Erros em marketing pessoal na Internet, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA