Como encontrar o público certo para a sua loja virtual

Em um mercado com mais de 20 milhões de consumidores, não é fácil encontrar os que realmente estejam interessados em seus produtos ou serviços, por isso o tema de hoje é: Como é possível encontrar o público certo para a sua loja virtual no mercado web? Nós vamos tentar te ajudar nesta difícil tarefa.

A busca pelo perfil ideal de cliente só conseguirá ser completa quando a sua loja obtiver os primeiros consumidores. Através do feedback enviado pelos mesmos será possível observar o que eles desejam, quais produtos procuram, dentre outras informações. Através de rápidas dicas, mostraremos como é possível canalizar as suas visitas e como encontrar o perfil ideal de cliente para a sua loja virtual.

Verifique o seu posicionamento de mercado

Entendemos que antes de abrir a sua loja virtual você tenha feito uma pesquisa com os principais concorrentes e fornecedores. Se não fez isso, não tem problema. Faça uma rápida pesquisa no Google sobre os seus principais concorrentes – incluindo até mesmo os líderes de mercado – e anote algumas informações:

A descrição do resultado de pesquisa –  Analise dentre os resultados de pesquisa exibidos pelo Google qual é o público-alvo que o seu concorrente busca. Através de uma rápida verificação deste texto será possível avaliar se a comunicação está sendo feita de acordo com os produtos que são vendidos na loja virtual. Logo após, faça o mesmo com o seu e-commerce e analise se o seu resultado de pesquisa está de acordo com o público que você pretende atingir;

Os banners e chamativos internos da loja – Verifique de forma crítica os banners e comunicados internos do e-commerce. Para quais públicos a comunicação está voltada, qual é o nicho alvo daquele tipo de comunicação. O foco das vendas é voltado para pessoas físicas ou jurídicas, etc. Esses dados serão fundamentais para avaliar se os seus concorrentes estão fazendo uma boa publicidade de seus produtos e serviços;

Aproveite-se de pesquisas – Além de analisar os concorrentes, é muito importante contar com a opinião das pessoas que já compraram em sua loja – mesmo que seja um pequeno número. Faça pesquisas de opinião (surveys) ou mesmo pequenas enquetes que poderão mostrar qual é o perfil dos seus atuais consumidores. Pesquisas contendo o sexo, idade, região, hábitos de consumo básicos e outras informações são muito úteis!

Com os dados em mãos, faça uma rápida consolidação das informações e perceba, em seu mercado, qual é o tipo de cliente que poderia comprar o seu produto que está sendo ignorado por seus concorrentes – e quem sabe por você também. Essa definição será importante para analisar qual o canal de veiculação de sua marca trará melhores resultados.

Há ferramentas que podem te ajudar

O Google Analytics, ferramenta gratuita de análise de visitas do Google poderá ser uma excelente aliada da sua loja virtual. Através de dados sobre as fontes de visitas, o tempo decorrido em sua loja virtual, a taxa de rejeições (quantidade de público que não passa da primeira página da loja) e outros dados importantes poderão definir se os clientes que estão vindo de determinado website estão trazendo lucro à sua loja. Entender o Google Analytics é essencial para qualquer pessoa que deseja administrar uma loja virtual de sucesso.

Se você fará o uso do e-mail marketing para divulgação de seus produtos, tome cuidado com a fonte de obtenção dos e-mails cadastrados. Procure fazer parcerias com empresas, sites ou blogs que possuam bancos de dados cadastrais de clientes e ofereça produtos ou serviços gratuitos em troca da possibilidade de propaganda. Lembre-se de adicionar também o Google Analytics em suas campanhas de e-mail marketing, pois assim, analisando os dados obtidos da ferramenta que fez o disparo da campanha em comparação com os dados de visitas do Google analytics e a relação de compras feitas na sua loja, será possível definir qual o perfil de consumidor mais acertado para o seu e-commerce.

Ferramentas de AdWords (links patrocinados) como o UOL Links Patrocinados também te auxiliam a definir um público-alvo para a sua loja. Há a possiblidade de veiculação do anúncio por região, estado, cidade, além de filtragem por sexo e a idade do consumidor em potencial. Fazendo campanhas simultâneas com diferentes perfis de públicos, vencerá como nicho de mercado certo a campanha que der mais resultados.

De qualquer maneira, a busca por um perfil específico de cliente para a sua loja demandará tempo e dinheiro, com o investimento em campanhas de pouco ou nenhum retorno. O importante é não desanimar com os possíveis resultados negativos. Tenha em mente que qualquer campanha sem resultados, independente do canal escolhido para fazê-la, será uma a menos em sua lista de testes na busca por um nicho perfeito!

Fonte: Cobre Direto

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