Veja nesta matéria algumas dicas sobre empreendedorismo na Internet que podem ajudar você na hora de montar ou expandir seu negócio online. São dicas simples e claras que podem ajudar a alavancar seu negócio no ambiente online.
Veja nesta matéria algumas dicas sobre empreendedorismo na Internet que podem ajudar você na hora de montar ou expandir seu negócio online. São dicas simples e claras que podem ajudar a alavancar seu negócio no ambiente online.

Dicas sobre empreendedorismo na Internet

O empreendedorismo na Internet parece ser o assunto do momento. Não são raros os exemplos de recém milionários que estão fazendo fortuna em negócios na internet.

De lojas virtuais as redes sociais, o empreendedorismo na Internet vem ganhado cada vez mais espaço e conquistado novos adeptos.

Aos que desejam se lançar a este novo desafio, segue dicas essenciais para um empreendedor na Internet.

Defina o foco do seu negócio na Internet

Identifique eventuais necessidades não atendidas, que podem se tornar oportunidades lucrativas. Engana-se quem imagina que a competição no mundo virtual seja menor que em negócios reais.

Apesar do pouco tempo, a rede atingiu com rapidez a maturidade. Há, todavia, muitos nichos promissores, principalmente aos empresários criativos que saibam tirar proveito da força da rede mundial.

O segredo está no foco, evitando entrar em setores dominados por grandes empresas, cujo poder de barganha é infinitamente superior.

Defina os produtos e/ou serviços

Escolha o modelo de negócios, assim como os produtos e/ou serviços que serão oferecidos, cuja seleção não se restringe ao espaço da prateleira ou gôndola.

A vantagem da internet é que o estoque pode estar em local com menor custo por m2, como um galpão em alguma periferia ou até mesmo no próprio fornecedor.

Há outros tipos de negócios virtuais nos quais o custo de estoque é praticamente zero, assim como a quantidade de itens infinita. As mercadorias estão dispostas em grandes servidores em formato digital – músicas em MP3, vídeos em MP4 e até livros em PDF.

Crie uma identidade

É hora de definir o nome e a identidade visual de seu negócio na Internet – logotipo ou frase de efeito. Cuide para que seja fácil de ser lembrado, marcante, curto e que descreva a alma do negócio.

Verifique junto aos órgãos responsáveis a disponibilidade do nome de sua preferência.

Legalize

Procure um contador de sua confiança e registre a empresa legalmente. Não pense que negócios virtuais estão alheios à fiscalização e tributação.

Busque profissionais qualificados para cuidarem da parte legal antes de dar início às negociações.

Monte sua loja

Apesar do menor investimento, colocar um site no ar requer planejamento e cuidado. Como num comércio tradicional, o visual, os produtos e serviços disponíveis, a localização das mercadorias, o atendimento e as formas de pagamento são também muito importantes no comércio online.

Tome alguns cuidados básicos para encantar clientes novos e reter antigos. E lembre-se que clientes virtuais são ainda mais impacientes que aqueles que trafegam nos corredores dos shoppings centers.

Comprar ou alugar um sistema?

O empresário que se aventura no mundo do comércio eletrônico se depara com dilema similar. Há duas escolhas possíveis.

Adquirir os próprios servidores, funcionários especializados e locais adequados ou contratar os serviços de um provedor de hospedagem, pagando tarifas mensais por pacotes pré-definidos.

As grandes empresas em geral preferem investir quantias significativas em sua própria infraestrutura, garantindo que seus clientes consigam acessá-lo 100% do tempo.

Empresas médias ou pequenas podem optar por alugar um espaço na “nuvem” de terceiros – tecnologia denominada de “cloud computing”.

Garanta uma compra segura

São inúmeros os casos de fraudes na web, o que ainda inibe muitos potenciais clientes. Por isso, invista na segurança de seu site.

Há diversas empresas que oferecem serviços de autenticação digital, dificultando a ação de indivíduos com más intenções.

Dê opções de pagamento

Numa loja virtual, aceitar as diversas bandeiras e modalidades – crédito e débito; são obrigações. Apesar da pouca utilização, considere também as opções de depósito bancário e boletos.

Analise ainda a possibilidade de recebimento do pedido além da opção online. Alguns clientes ainda preferem utilizar telefone, fax ou e-mails.

Abra enfim uma linha direta para que possam falar com algum funcionário, apesar da tentação em criar modelos estáticos e pré determinados.

A flexibilidade e negociação devem estar presentes mesmo no comércio virtual.

No mundo virtual o “soft opening” é mais difícil

É comum estabelecimentos comerciais iniciarem sua operação com o chamado “soft opening” ou inauguração prévia. Durante este período sem alarde, os funcionários podem ser mais bem treinados e os processos e procedimentos estruturados, com um menor movimento de clientes.

Na modalidade virtual é possível fazer isso antes da colocação do site no ar. Simule compras, teste links, configurações, confronte produtos, códigos, descrições, preços e erros gramaticais. Utilize PCs, Macs e diferentes navegadores – Internet Explorer e Mozilla.

Caso tenha a versão para celular, faça o mesmo utilizando alguns modelos chaves de diferentes fabricantes. Enfim, simule os processos de devolução de produtos, assistência técnica e telemarketing.

Divulgue se negócio na Internet

Como numa loja tradicional, os primeiros dias são sempre bem difíceis, até que as pessoas conheçam, experimentem, comentem e retornem, fechando o ciclo de fidelização.

Para acelerar esse processo, é interessante fazer links patrocinados e comprar palavras ou frases que identifiquem seu negócio. Outra forma são os banners, pequenos anúncios que podem ser colocados em sites de grande circulação.

Crie e mantenha sistemas de divulgação online e, se possível também em outras mídias, tais como televisão, revistas e jornais.

Seguindo estas dicas o empresário virtual terá mais chances de sucesso em seu novo negócio. O mais importante é sempre seguir a fórmula S=P3, onde sucesso é = persistência, preparação e planejamento. Boa sorte!

Por Marcos Morita no Portal Varejo

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5 COMENTÁRIOS

  1. Eu defendo ideia de que todo o principiante deve iniciar as estratégias em nichos menos concorridos. O ideal é mesclar algo (assunto) que goste por algo não muito concorrido.
    Os erros e acertos no primeiro projeto fará que você tenha mais confiança no próximo projeto e concorrer com os grandes.

    A Internet está dominando o marketing.
    Ótimas dicas.

  2. Otimas Dicas!

    Como você disse , é importante sim , antes de abrir um negócio online , estudar o mercado e investir em um bom nicho de mercado . A Preferência é buscar mercados com menor concorrência mas , caso se goste de competir , deve -se investir em inovação e buscar um diferencial competitivo.

    Abraços!

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