Veja nesta matéria as principais dicas para empreender em franquia. Confira quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de avaliar o investimento em uma franquia.
Veja nesta matéria as principais dicas para empreender em franquia. Confira quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de avaliar o investimento em uma franquia.

Dicas para empreender em franquias e ter sucesso

Neste artigos reunimos algumas dicas para empreender em franquias, já que o setor apresenta um crescimento excepcional, mesmo em um momento de crise.

O setor de franquias, apesar de todos os percalços do momento econômico pelo qual passa o país, vem se consolidando como uma das principais alternativas para quem deseja empreender.

O motivo é simples, já que esse modelo de negócio une o sonho de ter o negócio próprio com a oportunidade de comercializar serviços ou produtos de uma marca já conhecida e consolidada.

A ideia é sedutora, mas como em qualquer outro negócio é preciso tomar algumas precauções para não ter nenhum tipo de surpresa. Vejamos o que é necessário saber para que esse sonho não se torne uma dor de cabeça?

Faça uma auto análise

Faça uma autoavaliação honesta e consciente: quais são seus sonhos? Quais são suas principais forças e fraquezas? O que impede ou dificulta suas realizações? O que você mais gosta de fazer? Você compreende realmente as reais implicações de ser um empresário? E de ser um empresário franqueado? Você está realmente pronto para enfrentar os desafios que estarão por vir? Está pronto para atuar de acordo com as normas e padrões estipulados pelo franqueador?

Estude o mercado onde pretende atuar

Quais tipos de negócios poderão ter sucesso na região onde você pretende atuar? Qual o poder aquisitivo das pessoas que moram ou trabalham nessa região? Você analisou essa questão a fundo?

Clientes sem interesse ou sem poder aquisitivo compatível com o que você terá para oferecer não sustentarão o seu negócio. Pesquise para conseguir uma visão ampla e realista do segmento em que você pretende atuar.

Defina as suas possibilidades

De quanto dinheiro você dispõe para investir? Em quanto tempo espera recuperá-lo? Qual o grau de risco que você aceita em um investimento?Essas são algumas perguntas que você deve se fazer logo no início, para saber até aonde você pode ir.

Tenha consciência de que pode levar alguns meses até que o negócio comece a gerar lucro. Portanto, é importante que você possua mais recursos do que o necessário para a implantação do negócio, pois você precisará se manter até lá.

Se não tiver todo o capital necessário, existe a opção de buscar um financiamento para quem deseja montar este tipo de negócio.

  Leia o artigo Como Conseguir Financiamento Para Uma Franquia

Analise as opções disponíveis

Dicas para empreender em franquias
Confira aqui algumas dicas para empreender em franquias

Procure conhecer as oportunidades disponíveis no mercado. Visite sites, consulte guias, visite feiras e eventos para que você possa colher informações antes de tomar a sua decisão.

O mercado brasileiro está muito aquecido e a todo momento surgem novas opções, desde franquias para montar em casa, até negócios que exigem um investimento maior.

Conheça a equipe do franqueador

Conheça o histórico e a credibilidade dos integrantes da equipe do franqueador da marca que você deseja operar. É interessante conhecer também a experiência de outros franqueados com o negócio que você pretende iniciar.

As história felizes sempre são alardeadas nos sites das franquias, mas os problemas na relação franqueado/franqueador nunca são mencionados. Fazer uma busca no Google ou no Reclame Aqui pode revelar alguns desses problemas.

Entre em contato com os franqueados

Procure visitar e conversar pessoalmente com o maior número possível de integrantes das redes de franquias nas quais estiver interessado. Converse também com franqueadores que já se desligaram da rede.

Analise o contrato de franquia

Leia o contrato a fundo. Se for o caso, contrate um advogado de sua confiança, que entenda de contratos para poder auxiliá–lo.

Estude a Circular de Oferta de Franquia – COF

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento descrito na Lei 8.955. O franqueador deve entregá-lo a todos os candidatos no mínimo 10 dias antes que estes firmem qualquer documento ou pagamento relacionado à aquisição de uma franquia.

Este documento deve conter informações a respeito da organização da franqueadora, da situação legal da marca ou marcas, da própria franquia, da situação financeira da empresa, dos investimentos que o franqueado deverá fazer, dos pagamentos que deverá efetuar, e assim por diante.

Não seja impulsivo

Pense, analise, investigue muito antes de investir seu dinheiro, seu tempo, seu esforço e sonhos em uma franquia. Sua decisão vai impactar não apenas a sua vida, mas também a da sua família.

Compreenda o papel de cada um

O papel do franqueado é seguir os passos e padrões definidos pelo franqueador, portanto não tente fazer as coisas à sua própria maneira, inclusive porque existem restrições contratuais em relação a isso.

Se você achar que não vai conseguir conduzir o negócio dessa maneira, dentro de padrões previamente estabelecidos, talvez seja melhor repensar sua decisão de investir em uma franquia.

Com essas dicas para empreender em franquias, seus riscos diminuem e sua escolha será certamente muito mais consciente. mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter.

GD Star Rating
loading...
Dicas para empreender em franquias, 10.0 out of 10 based on 3 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA