Dicas para abrir uma lanchonete de sucesso e crescer com ela

Dicas para abrir uma lanchonete de sucesso e crescer com ela
Dicas para abrir uma lanchonete de sucesso e crescer com ela

A ideia de montar uma lanchonete é uma das mais frequentes entre quem quer abrir o primeiro empreendimento. A aparente simplicidade e a distância com que as crises passam pelo setor de alimentação são fatores que seduzem os empreendedores em busca de um bom projeto. Mas gerenciar esse tipo de negócio não é tão simples assim: três entre cada cinco estabelecimentos abertos não resistem ao primeiro ano de funcionamento. Saiba o que é preciso fazer para abrir uma lanchonete de sucesso e crescer com ela.

Planejamento da lanchomete

O primeiro passo para ter sucesso na criação de uma lanchonete é por no papel qual o plano de negócios da empresa e passar longe das estatísticas de fracasso. A regra vale para todos os negócios, inclusive para lanchonetes. Analisar os concorrentes, definir o público-alvo, o tipo de serviço oferecido e o quanto de dinheiro será preciso investir são os primeiros movimentos para se estabelecer no mercado.

“Planejar coisas básicas como calcular o capital de giro para pagar contas, por exemplo, é essencial”, ensina a professora do curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos do SENAC, Concetta Marcelina de Prezio. “Muitas vezes o empresário esquece que muitas contas são pagas com cartão de crédito e o dinheiro demora para chegar”.

Escolha do ponto comercial

Um dos grandes segredos do negócio é escolher bem o ponto em que a lanchonete irá funcionar é fundamental para que o planejamento dar certo. “As pessoas pensam que só porque não tem oferta em uma área, o novo estabelecimento terá publico imediato. Tente entender a região. Se não há demanda, não adianta criar a oferta”, aconselha Concetta.

Definição do cardápio

A comida é o produto principal, e ela precisa ser boa e com preço adequado. “Cardápio honesto, bem feito, com pratos rápidos, sem muito improviso e sem muito requinte, mas que tenham qualidade e limpeza. Essas são qualidades essenciais no serviço de alimentação”, ensina o consultor do Sebrae Reinaldo Messias. Entregar o pedido exatamente como oferecido e no menor tempo é a chave para agradar o cliente.

Identidade

Corresponder as expectativas dos clientes pode ser mais difícil do que parece. Crie uma identidade para o negócio e respeite as características propostas. Em uma área comercial, é uma boa estratégia oferecer opções de pratos feitos na hora do almoço e oferecer opções de porções e bebidas no fim do expediente. A dica de Messias é explorar todas as possibilidades de ganho. “Loja fechada não paga aluguel. Aproveite o máximo o tempo que pode permanecer aberto para vender mais”, aconselha.

Serviço impecável

Ambiente, cardápio e serviço formam o tripé que sustenta o estabelecimento de alimentação. Além do ambiente adequado para o público escolhido, definidos no plano de negócio, o empresário precisa oferecer um serviço de qualidade e ficar de olho em sua equipe. Um bom atendimento supera um prato que não saiu muito bom, uma conta errada, uma falha estrutural.

Paciência e perseverança

Calma e paciência são características imprescindíveis para quem quer se estabelecer no mercado. Concetta diz que demora cerca de um ano para que o negócio se pague e comece a dar lucros. “O primeiro ano é o mais difícil, é quando ainda se busca a estabilidade, o ponto de equilíbrio, nem ganha nem perde, só paga as contas”, avisa. Se o empreendedor confiar na seu plano de negócios e ter paciência, o sucesso é garantido. Caso a empresa não dê os resultados esperados, procure ajuda de especialistas.

Crescer

Se o negócio está bem e o lucro aumenta, é hora de pensar se existe a vontade de crescer. A pergunta principal é como. Adquirir o imóvel? Ampliar suas instalações, seus serviços? Messias dá a dica de definir os objetivos de crescimento antes de iniciar o processo. “Procure pegar um terço do lucro e invista no próprio negócio. Aplique outro um terço dos lucros em uma aplicação financeira segura e use a última parte dos lucros para projetos pessoais, se desejar.”

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4 COMENTÁRIOS

  1. trabalho com polpa de frutas em minha casa, tenho dificuldades para vender no atacado ainda não tenho registro do produto para o estado . estou pensando em abrir um ponto de venda com preços de fabrica e entrega a domicilio ate conseguir o registro. outro problema e o concorrente que e grande, mas estar 50 km da minha cidade. gostaria de receber orientações nesse sentido.

  2. Ola, boa tarde!! Quero demais deixar de ser empregada e abrir um negocio meu. Gostei muito da ideia da lanchonete. mais por favor passa mais alguma ideia de algo que não vou gastar muito dinheiro, até porque não tenho muito dinheiro. moro num bairro grande que já tem quase tudo. Aguardo uma luz de vocês. Cuiabá, 1 de fevereiro de 2014

  3. Eu estou precisando conhecer uma franquia de produtos do Rio Grande Do Sul,como por exemplo:salaminho,cucas,cuia pra chimarrão,frutas,doces e todos as outras coisas que podem ter para Gaúchos que vivem fora do Rio Grande do Sul. Aguardo resposta.

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