Crescimento do setor de franquias em 2016

Crescimento do setor de franquias em 2016

Os dados preliminares sobre o crescimento do setor de franquias em 2016, divulgados pela Associação Brasileira de Franchising – ABF durante o 1º Encontro de Franquias promovido pelo Sebrae, são animadores.

Segundo os dados anunciados, o setor de franquias em 2016 cresceu 9,2% no primeiro trimestre do ano, com um faturamento de R$ 31,3 bilhões. No ano passado, no mesmo período o faturamento havia sido de R$ 28,7 bilhões.

Parte do crescimento do setor de franquias em 2016 tem sido atribuído ao cenário recessivo pelo qual passa o país e ao alto número de demissões ocorridas nos últimos meses.

Muitos dos novos empreendedores do franchising brasileiro, são pessoas que estão saindo dos seus empregos, e investindo o valor recebido em suas rescisões trabalhistas e alguma poupança acumulado no setor de franquias.

Essa opção tem se tornado atrativa em função da segurança que oferece aliada com a possibilidade de começar seu próprio negócio, recebendo o know how de uma marca já estabelecida e consolidada.

Segundo dados pesquisados, a taxa de mortalidade média das pequenas empresas no Brasil é de 85% nos primeiros sessenta meses, ao passo que no caso das franquias, esse percentual cai para 4,3%, em função da experiência que é transferida.

Os destaques no crescimento do setor de franquias em 2016

Muito embora o desempenho do setor de franquias em 2016 tenha tido um crescimento linear, alguns segmentos se destacaram. Entre eles estão:

  • Alimentação – Crescimento de 14%
  • Saúde, beleza e lazer – Crescimento de 14%
  • Comunicação, informática e eletrônicos – Crescimento de 11%

Outra informação importante em relação ao crescimento do setor de franquias em 2016 foi em relação ao número de unidades franqueadas abertas. A pesquisa mostra que em termos percentuais, foram abertas 3,7% de novas unidades e fechadas 1,1%

O saldo entre unidades de franquias abertas e fechadas em 2016 ficou positivo em 2,5% novas unidades, o que por si só é extremamente animador.

Ainda segundo a a pesquisa da ABF sobre o crescimento do setor de franquias no Brasil durante o ano de 2016, operavam até o dia 31 de março, 128.809 unidades de franquias.

Se levarmos em conta esse parâmetro, os segmentos de franquias que mais cresceram em 2016 foram o de acessórios pessoais e calçados, com alta de 14%, e comunicação, informática e eletrônicos, com incremento de 13%.

As tendências do setor de franquias para 2017

Embora ainda esteja muito cedo para falarmos em tendências do setor de franquias em 2017, já é possível anteciparmos um cenário favorável para o setor, em função da superação dos piores momentos da crise econômica no país.

Com uma volta do crescimento, o setor de franquias em 2017 tenderá a apresentar uma taxa de crescimento bastante elevada, já que os novos investimentos, até mesmo em função da busca por estabilidade, tenderão a dar preferência ao setor.

Da mesma forma em que indicamos no ano passado o segmento de serviços, acreditamos que as melhores franquias para investir em 2017 estarão neste mesmo setor. De qualquer forma, ainda precisamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

Fonte: Portal Empreendedores Web

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA