Consultor estratégico de marketing – O que faz este profissional

Consultor estratégico de marketing – O que faz este profissional

Consultor estratégico de marketing – O que faz este profissionalEm um mundo cada vez mais competitivo, o papel do consultor estratégico de marketing ganha cada vez mais importância, principalmente para as pequenas e médias empresas que buscam sua inserção no mercado online.

No rastro dessa demanda crescente, esse é também um profissional cada vez mais disputado pelo mercado, mas precisa conhecer em profundidade as técnicas e ferramentas envolvidas, e obviamente ter um portfólio de serviços prestados.

Um consultor estratégico de marketing é o profissional que analisa, planeja e orienta a implementação de estratégias de marketing digital. É ele o responsável por entender as demandas do mercado, identificar o público-alvo a ser atingido e traçar as estratégias para atingir este público, indicando os meios e propondo soluções.

Como o segmento do marketing online é relativamente recente, e ainda uma verdadeira “caixa preta” para muitos empresários, o consultor de marketing digital é uma peça fundamental na orientação de que rumos tomar e quais ferramentas utilizar.

O que faz o consultor estratégico de marketing

Um consultor estratégico de marketing é o profissional que analisa, planeja e orienta a implementação de estratégias de marketing digital. Cabe a ele, através de técnicas e ferramentas especializadas, identificar as necessidades da empresa, os produtos e serviços que ela tem a oferecer e decidir quais são as melhores estratégias e ferramentas capazes de levar esses produtos e serviços ao conhecimento do público-alvo que se pretende atingir.

Realizada essa etapa inicial, é função do consultor de marketing estratégico, supervisionar a implementação das estratégias sugeridas, e analisar os resultados, propondo as correções de rumo que se façam necessárias, já que as ações de marketing online exigem constantes ajustes em função do seu desempenho ou modificações do cenário.

Para desempenhar essa função, é necessário o pleno conhecimento das ferramentas envolvidas, como marketing de SEO, Google AdWords, Remarketing, Google Analytics e outras envolvidas nas diversas etapas de campanha. Além do conhecimento nessas áreas, é desejável também que o consultor tenha prática no uso das ferramentas, afinal de contas, o mercado não vive de teóricos.

Qual a formação de um consultor estratégico de marketing digital

Como em qualquer outra área a formação de um consultor estratégico de marketing digital não acontece da noite para o dia, e muito menos admite improvisos. O profissional que o mercado realmente procura, é aquele que reúne a expertise nas diversas áreas do marketing online e que possui experiência de trabalho comprovada. Já vai longe  o tempo onde curiosos conseguiam alguma coisa nesse mercado.

Em primeiro lugar, é necessário possuir uma sólida formação e prática nas diversas áreas do marketing digital, como marketing de busca e suas dimensões, SEO e links patrocinados, mídias sociais, e-mail marketing e monitoramento de tráfego. São áreas fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital, e por isso, o profissional precisa conhecer a fundo suas técnicas e ferramentas.

Além dessas especialização, devemos ressaltar, que como em qualquer outra carreira, como engenharia, arquitetura e direito, a formação básica é essencial, afinal de contas, não dá para começar a construir um prédio a partir do décimo andar. Portanto, cursas uma boa faculdade nas áreas de comunicação e marketing é fundamental, pois é ela que fornece os fundamentos para se construir uma carreira sólida no marketing digital.

   Não deixe de ler o artigo Como Orientar Sua Carreira no Marketing Digital

O mercado de trabalho para o consultor de marketing digital

Sem dúvida alguma o mercado de trabalho para um consultor estratégico de marketing é um dos mais promissores no mundo online.

Como disse anteriormente, a demanda por este profissional é cada vez maior, na medida em que as empresas, principalmente pequenas e médias, se dão conta da necessidade imediata de sua inserção no universo da publicidade online.

Pressionada pela demanda e ao mesmo tempo da falta de profissionais qualificas, a remuneração dos consultores de marketing digital vem em uma trajetória ascendente, principalmente em um momento de crise, como o que atravessamos hoje em dia no Brasil. Se o problema está em vender, a solução está em anunciar, e o mundo online surge como uma das melhores opções.

   Não deixe de ler o artigo Mercado de Trabalho em Marketing Digital

Como você pode ver, atuar como consultor estratégico de marketing digital é uma ótima opção para quem deseja se estabelecer como um profissional de marketing online, mas a capacitação é um processo que precisa ser seguido gradativamente, e certamente, não acontece da noite para o dia, basta você perguntar a qualquer profissional qualificado no LinkedIn.

Por Alberto Valle, no Blog da Academia do Marketing

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA