Como montar uma loja de produtos naturais

Como montar uma loja de produtos naturais

Para as empreendedoras que desejam saber como montar uma loja de produtos naturais, a equipe do Mulheres Empreendedoras pesquisou sobre o universo que envolve o mercado de produtos naturais, uma tendência de consumo que vem ganhando o mundo.

Para montar uma loja de produtos naturais você precisa conhecer o mercado e principalmente seus consumidores, pois este é um mercado bastante específico.

Antes mesmo de saber como montar uma loja de produtos naturais, é necessário entender o que há por trás dessa tendência alimentar que vem ganhando forma no mundo inteiro e que no Brasil também conquista cada vez mais adeptos.

O mercado de produtos naturais

Para começar nosso papo tenho uma boa informação para quem deseja saber como montar uma loja de produtos naturais. Diversas pesquisas de mercado realizadas nos últimos tempos no Brasil mostram que nos últimos anos, o crescimento deste mercado de produtos naturais é muito grande.

O mercado se agiganta com a “onda verde” que vem se espalhando pelo mundo e indicando alimentos naturais como um tipo de alimentação saudável que, entre outros benefícios, pode inclusive prolongar o tempo de vida de cada uma de nós. Dificilmente você vai encontrar um argumento de venda melhor do que este, concordam?

Montamos esse pequeno roteiro sobre como abrir uma loja de produtos naturais, mas recomendamos que após a leitura você aprofunde seus conhecimentos sobre o mercado em sites especializados, como o Mais Equilíbrio e outros.

Legislação para lojas de produtos naturais

A legislação aplicável a lojas de produtos naturais é idêntica a aplicada a produtos alimentícios que seguem outros conceitos nutricionais.

Do ponto de vista comercial não existe diferença alguma, seja em relação aos produtos vendidos ou tributos incidentes.

Para abrir uma loja de produtos naturais você deverá seguir os mesmo procedimentos exigidos de estabelecimentos comerciais em outras áreas, como documento de constituição da empresa, alvará e outros tipos de licenças.

Em alguns casos, dependendo do tipo de produto que você irá comercializar, podem ser necessárias outras licenças de órgão ligados à saúde pública. Basicamente, são os mesmo procedimentos de uma loja de alimentos convencional.

Em termos práticos, não muda em absolutamente nada, sob o ponto de vista de legislação para quem pretende abrir uma loja de produtos naturais.

O que você deve vender em uma loja de produtos naturais

Essa é uma pergunta que todo mundo que deseja saber como montar uma loja de produtos naturais se faz, e para a qual não existe uma resposta única. O mix de produtos vai depender da fatia do mercado de produtos naturais em que você deseja atuar, além é claro, do conceito que você pretende associar à sua loja.

Veja algumas sugestões de produtos:

  • Grãos de todos os tipos e variedades
  • Farinhas integrais
  • Temperos sem adição de aditivos químicos
  • Barras de cereais
  • Doces com baixo teor de açúcar
  • Produtos com zero teor de gordura trans
  • Sucos naturais
  • Produtos orgânicos

Para quem está começando, a opção mais barata é focar em produtos naturais do segmento secos, como grãos, farelos e suplementos, pois estes produtos não exigem um investimento muito grande em termos de equipamentos como freezers e stands de display climatizados.

Uma boa dica para quem está interessado em saber como montar uma loja de produtos naturais é começar com produtos que não exijam um alto investimento em equipamentos para estocagem e apresentação. Aquela história de um passo de cada vez continua sendo um bom conselho.

A opção do e-commerce de produtos naturais

Como montar uma loja de produtos naturaisUma outra alternativa para quem deseja saber como montar uma loja de produtos naturais está no e-commerce, um segmento que não para de crescer no Brasil, mesmo nesses tempos de crise. Essa é uma forma de você maximizar a utilidade de toda a estrutura que você irá criar para a loja física.

Já existem algumas lojas virtuais neste segmento no país, como é o caso da Ponto Natural Shop, Relva Verde e outras, mas devido ao tamanho do mercado e a onda verde que estamos vivendo, ainda existe mercado para muitas outras.

O interessante dessa opção é que você poderá aproveitar toda a estrutura que você já montou para a loja física, na sua loja virtual. Como o investimento na criação de um e-commerce pode ser baixo para quem está iniciando, essa é uma opção a ser analisada.

Qual é o investimento inicial em uma loja de alimentos naturais

É natural que quem está interessado em saber como montar uma loja de produtos naturais tenha uma preocupação com os custos envolvidos nessa empreitada, portanto, vamos analisar estes custos.

Indiscutivelmente, um dos maiores investimentos será no aluguel ou compra do imóvel onde o negócio irá funcionar. A localização do imóvel é peça chave para o sucesso do negócio, portanto é bom prestar bastante atenção a esse item.

O local precisa ter uma boa localização, com um bom trânsito de pessoas, e principalmente, localizado em uma região onde o conceito de alimentação natural faça parte da cultura dos moradores. O valor dependerá obviamente da cidade onde você for montar o negócio.

Outro elemento de custo importante para a abertura de uma loja de alimentos naturais é o investimento na formação do estoque inicial. Estima-se que seja necessário um aporte entre R$ 18 mil a R$ 40 mil, variando em função do porte do negócio que você pretende montar.

Por fim, você deverá também se preparar para o investimento na divulgação do negócio. O marketing como em qualquer outro segmento, é essencial para o sucesso do negócio. Aposte tanto no marketing no mundo físico quanto no mundo online.

Estrutura para uma loja de alimentos naturais

Em termos de estrutura, o que você vai precisar para montar uma loja de produtos naturais é basicamente a mesma que seria necessária para uma loja de alimentos industrializados. Aqui não há nenhum segredo, bastando que você siga as indicações abaixo.

Uma boa notícia para quem está querendo saber como montar uma loja de alimentos naturais, é que a tendência nesse segmento é buscar a simplicidade em termos de instalações. Por isso, esqueça projetos super sofisticados, pois isso não cria o “clima” de uma loja voltada para a alimentação natural.

Basicamente você precisará de stands e prateleiras para os produtos secos e se for trabalhar com produtos frescos como produtos orgânicos e outros que precisem ser conservados em uma temperatura baixa, precisará também investir em stands climatizados, o que encarece um pouco o projeto.

Em termos de preço, os stands para produtos secos não são tão salgados assim, principalmente se você partir para um estilo meio empório na sua loja. Já os stands climatizados, como dissemos anteriormente, tem um custo bem mais elevado.

Nossa dica para quem quer saber como montar uma loja de produtos naturais sem investir muito logo no início, é deixar os produtos que necessitam de stands climatizados para uma segunda etapa, pois além do custo de aquisição, você terá também o custo de energia.

Como você acabou de ler, não há nenhum “bicho de sete cabeças” para quem deseja saber como montar uma loja de produtos naturais. Os primeiros passos, apresentamos aqui, agora basta você pesquisar, elaborar seu projeto e partir para vencer esse desafio.

Por Josiane Osório no portal Empreendedores Web

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA