Como montar uma agência de modelos

Como montar uma agência de modelos – Roteiro para a criação de uma agência de modelos

Para os empreendedoras que estão interessadas em saber como montar uma agência de modelos, a equipe do Mulheres Empreendedoras preparou um roteiro completo sobre esse assunto, buscando facilitar a pesquisa das interessadas.

O setor de agência de modelos é bastante interessante para quem deseja montar seu próprio negócio, e oferece boas oportunidades para os interessados em investir nesta área.

Como em qualquer outro negócio, quem está pensando em abrir uma agência de modelos precisa conhecer alguns detalhes sobre o seu funcionamento, estrutura e perspectivas. Afinal de contas, um dos princípios do empreendedorismo é justamente a eterna busca por informações.

Roteiro sobre como abrir uma agência de modelos

Outro preceito básico do empreendedorismo é a organização, por isso, para facilitar a apresentação do projeto sobre como montar uma agência de modelos, vamos dividir este artigo em oito pontos principais partes:

  • O conceito de uma agência de modelos
  • Diversificação dos serviços de uma agência de modelo
  • O mercado de agências de modelos
  • Localização ideal para uma agência de modelos
  • Divulgação da agência de modelos
  • Investimento necessário para montar uma agência de modelos
  • Quanto é possível ganhar com uma agência de modelos

Se você está interessada em saber como montar uma agência de modelos, verá que iremos apresentar uma série de informações que certamente irão ajudá-la a dar o pontapé inicial ao seu projeto.

O conceito de uma agência de modelos

Antes de entrarmos na parte do projeto de montagem de uma agência de modelos , vamos analisar o conceito do negócio para que você possa se situar melhor neste mercado.

Saber como montar uma agência de modelos significa conhecer bem o negócio, começando pelas principais atividades que envolvem o negócio. A principal missão de uma escola de modelos é a formação técnica nesta área.

A formação básica das modelos é uma das atribuições da agência de modelo, que deve orientar profissionalmente e também ajudar no direcionamento de carreira da futura modelo profissional.

A formação das modelos deverá incluir aulas sobre desfile, moda, fotografia, e até mesmo interpretação e oratória. Para atingir estes objetivos, sua agência deverá contar com uma boa equipe de profissionais.

Diversificação dos serviços de uma agência de modelo

Uma estratégia interessante para quem está em busca de saber como montar uma agência de modelos de sucesso, é diversificar as atividades. Muita gente se prende ao modelo convencional e acaba deixando de lado outros ótimos filões.

Sem perder o foco na atividade principal, é possível trabalhar também agenciando modelos para desfiles, para comerciais e também pessoal para recepção em eventos e suporte a stands em feiras setoriais e congressos.

O mercado para agências de modelos

O mercado para uma agência de modelos é bastante disputado, portanto se prepare para enfrentar esse desafio. Não dá para pintar um quadro de facilidade quando todas nós sabemos que esse mercado é disputadíssimo.

No início, uma das alternativas é criar um diferencial no preço cobrado, já que as grandes agências, já estabelecidas no mercado, cobram muito caro pelo trabalho. Tendo um preço mais em conta, sem aviltar o seu trabalho, é claro, você poderá abrir muitas portas.

Outra estratégia interessante é focar em pequenos e médios empresários, pois eles, na maioria das vezes, são simplesmente ignorados pelas grandes agências. Isso deixa um belo filão para você explorar.

Além de saber como montar uma agência de modelos, você deve pensar em como criar um diferencial que lhe permita enfrentar uma concorrência acirrada como a que temos no mercado.

Localização da agência de modelos

Um outro segredo para quem está interessada em saber como montar uma agência de modelos diz respeito à localização. Nesse tipo de negócio é fundamental que esteja localizado em um grande centro urbano.

O motivo é simples. São nos grandes centros urbanos que se localizam as empresas e produtoras que demandam esse tipo de serviço. O ideal mesmo é que esteja em uma capital.

Outro ponto importante é que a agência fique em uma área bem localizada, cercada de empresas de grande porte e bem sucedidas. Lembre-se que neste negócio você vende imagem e conceito, portanto a localização precisa ser bem situada.

Investimento necessário para montar uma agência de modelos

Chegamos ao ponto de fazer uma estimativa de qual o investimento necessário para montar uma agência de modelos. De acordo com o que pudemos verificar no mercado, o investimento para a abertura de uma agência de modelos fica entre R$ 60 mil e R$ 80 mil.

Não está incluído neste cálculo, obviamente, o gasto com o imóvel onde irá funcionar sua agência e nem as despesas de formalização da empresa e capital de giro necessário para iniciar o negócio.

Quanto é possível ganhar com uma agência de modelos

Determinar com precisão quanto é possível ganhar com uma agência de modelos é uma tarefa bastante difícil, levando-se em consideração os diversos fatores de custos envolvidos e a variedade de modelos de negócios que podem ser criados.

De qualquer forma, podemos dizer que com base em informações do Sebrae e outras fontes confiáveis, as estimativas do mercado falam em um retorno de 35% sobre o faturamento da agência de modelos.

É claro que se você desenvolver uma estrutura enxuta, otimizar seus processos e fazer uma boa divulgação do negócio, este ganho poderá ser ainda maior. Como em qualquer outro negócio, os resultados da sua agência de modelos é uma questão de dedicação e muito trabalho.

Outro ponto importante para quem está interessado em como abrir uma agência de modelos diz respeito ao prazo de retorno do investimento. Nossa equipe também pesquisou essa informação e chegou à conclusão de que o prazo médio de retorno do investimento em uma agência de modelos situa-se entre 24 e 36 meses.

Conclusão

Como você pode ver, a ideia de montar uma agência de modelos é desafiadora e ao mesmo tempo bastante lucrativa. Citamos algumas das perspectivas para o mercado, mas é claro que com criatividade e determinação você pode bolar muitas outras.

Se após ter lido este artigo você chegou à conclusão de que abrir uma agência de modelos não é exatamente o que você queria, convidamos a conhecer a nossa seção de Ideias de Negócios, onde você encontrará outras alternativas para montar o seu negócio próprio.

Acreditamos que se você queria saber como montar uma agência de modelos, tenha encontrado nessa matéria informações suficientes para dar o pontapé inicial ao seu projeto. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Fonte: Portal Mulheres Empreendedoras

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA