Como montar uma lavanderia

Como montar uma lavanderia – Uma ótima opção de investimento

Se você anda querendo saber como montar uma lavanderia, esse artigo vem bem a calhar, pois essa é uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro, além de ser um segmento de altíssima lucratividade.

Em função da rotina acelerada do nosso dia a dia e do pouco tempo para desenvolvimento de atividades domésticas como lavagem e secagem de roupas, a cada dia mais pessoas buscam por uma alternativa prática para solucionar o problema de roupas sujas. É aí que a montagem de uma lavanderia entra na história.

A boa notícia para quem quer saber como montar uma lavanderia é que esse é um negócio que atende a dois públicos distintos, pessoas físicas, realizando a lavagem de roupas simples e cotidianas, roupas de cama e banho, e também pessoas jurídicas como hotéis e pousadas , onde existe uma troca de roupas de cama e banho muito intensa.

Além do segmento hoteleiro, o setor de bares e restaurantes também é bastante interessante para quem deseja montar uma lavanderia, já que também faz uso intensivo de toalhas, que precisam de constante lavagem.

Com uma lavanderia bem estruturada, contando com pessoal qualificado, bons equipamentos e um atendimento de qualidade à demanda solicitada, esse é o tipo de negócio que pode crescer muito e garantir uma ótima rentabilidade.

E então! Ficou interessado? Então veja neste artigo como montar uma lavanderia de sucesso e ser dono do seu próprio negócio em um segmento com elevado potencial.

O passo a passo de como montar uma lavanderia

Para poder montar uma lavanderia é necessário que você disponha de um espaço próprio ou alugado para que ela funcione. Um galpão industrial, de preferência com tratamento acústico e um bom espaço para instalação das lavadoras, secadoras e espaço para dobragem das roupas é a configuração mínima necessária para que a parte operacional do negócio funcione.

É recomendável também que uma parte desse espaço esteja destinado ao armazenamento e acondicionamento de produtos utilizados no desenvolvimento do processo, como sabões especiais, detergentes, amaciantes e outros produtos utilizados no processo.

Uma outra área do negócio deverá ser alocada à embalagem dos produtos já lavados e secos, devidamente dobrados. Além dessa área, será preciso também um espaço para a administração, atendimento a clientes, entrega e recolhimento de pedidos.

Equipamentos e pessoal para montar uma lavanderia

Os interessados em saber como montar uma lavanderia deve estar cientes que o maior investimento que você terá que fazer neste negócio são os equipamentos. Para estruturar uma lavanderia será necessário que você invista em máquinas de lavar, secar, passadeiras e outros ligados á atividade principal em si.

Além disso, será necessário investir também em todo o equipamento da área administrativa e comercial, como balcões de atendimento, araras para pendurar as roupas prontas para entrega e outros itens.

Outro ponto fundamental, que quer quer saber como montar uma lavanderia precisa estar ciente, é o que diz respeito a pessoal qualificado, pois embora possa parecer a uma primeira vista, uma atividade simples, na verdade exige sim pessoal tecnicamente qualificado para sua operação.

Você pode começar o seu negócio com um investimento inicial mais comedido, justamente para fazer face aos custos de implantação do negócio e garantir um capital de giro que o deixe trabalhar focado apenas no negócio em si. Como o negócio é altamente rentável, na medida em que ele for crescendo, aí sim, é hora de pensar em uma expansão para uma estrutura maior.

Além destas dicas, você também poderá recorrer ao Sebrae, onde também encontrará mais informações sobre esse tipo de negócio.

Agora que você já sabe como montar uma lavanderia, o que acha de levar em consideração esse modelo de negócio na hora de empreender?

Publicado originalmente no site Tendências Digitais

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA