Como medir o retorno de um site

Como medir o retorno que seu site está trazendo

Talvez até mais importante do que criatividade e habilidade técnica, é fundamental medir se sua estratégia de marketing digital está trazendo retorno.

Para te ajudar nisso, compartilharei as métricas que usamos no Empreendedor Online, baseadas no modelo AARRR – igual a um pirata ou ao tigre do Sucrilhos.

O conceito do funil de vendas

O conceito básico do marketing é: preciso fazer um número grande de pessoas me conhecer. Dessas, só algumas demonstrarão interesse. Dessas, só algumas comprarão. Ou seja, o número de pessoas em cada etapa vai diminuindo, assim como um funil.

Aquisição

A primeira análise a fazer é: quantas pessoas novas conheceram minha empresa esse mês através do site? Uma excelente forma de analisar esse número é através do Google Analytics.

Tudo bem que esse número não terá a maior precisão do universo, mas acompanhar essa métrica ao longo do tempo é uma ótima forma de ver se você está conseguindo atrair pessoas para o seu funil.

Ativação

Dessas pessoas que chegaram ao seu site, quantas eram realmente clientes em potencial? Para medir a ativação, você pode analisar as visitas na página de algum produto, quantas pessoas assinaram sua newsletter, te mandaram um e-mail, etc.

Receita

Como medir o retorno que seu site está trazendoAgora sim o assunto ficou interessante! Quanto seu site está trazendo de retorno financeiro? Quais são os melhores indicadores de desempenho de um e-commerce?

Se você tem um e-commerce, isso é fácil de ser medido pelo Google Analytics. Se seu site serve para fazer as pessoas te ligarem ou mandarem um e-mail, vale a pena ter um ramal e e-mail específico que só é divulgado no site.

Se seus clientes entraram em contato por esses meios, você sabe que seu site está trazendo resultado$.

Retenção

Infelizmente, valorizar o freguês é uma coisa extremamente importante que todo mundo sabe, mas quase ninguém faz direito.

A ideia básica é: se seu produto custa 100 reais e eu compro 1 vez, você ganhou 100 reais. Se eu comprei todo os meses do ano, você ganhou 1200 reais.

Quanto mais tempo eu continuar seu cliente, maior o retorno que você terá comigo. Vale a pena relembrar a dica: Transforme seus clientes em fregueses.

Fazer o máximo para fidelizar seu cliente é fundamental se você quer ter um marketing eficiente. Mais uma vez, o Google Analytics consegue te ajudar bastante a medir esse retorno.

Referência

Já falamos algumas vezes sobre um tipo de cliente que é muito especial, o entusiasta. Se você criou uma experiência memorável para o cliente, ele falará da sua empresa para seus amigos, familiares, cachorro, colegas de trabalho, papagaio, Chuck Norris, etc.

Além de possibilitar o compartilhamento da sua página através das redes sociais (veja o botão do Twitter e Facebook no começo dessa página), você pode criar campanhas do tipo “Indique um amigo e ganhe X% de desconto”. Pelo Google Analytics, você também pode medir isso.

Conclusão

Além da presença marcante de Chuck Norris, que não podia faltar no artigo, você deve ter reparado uma coisa: o Google Analytics torna possível medir de perto o retorno que seu site está trazendo.

Logo depois do fluxo de caixa, o Google Analytics é um dos melhores amigos do empreendedor. Mantenha-se informado assinando a nossa Newsletter.

Salvar

Salvar

GD Star Rating
loading...
Como medir o retorno de um site, 10.0 out of 10 based on 1 rating

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o conteúdo ! Parabéns !

    Na opinião uns das estratégias mais eficientes é através de um funil de vendas bem feito, além de uma boa interação nas redes socias como facebook,instagram e youtube. Claro que , depende do nicho de mercado que cada um atua mas essas estratégias sempre serão benéficas de alguma forma.

DEIXE UMA RESPOSTA