Veja neste artigo como encontrar o sócio ideal para um negócio, uma tarefa fundamental para o sucesso da empreitada, que pode parecer fácil a uma primeira vista, mas que exige alguns cuidados e critérios que expomos nesta matéria.
Veja neste artigo como encontrar o sócio ideal para um negócio, uma tarefa fundamental para o sucesso da empreitada, que pode parecer fácil a uma primeira vista, mas que exige alguns cuidados e critérios que expomos nesta matéria.

Como encontrar o sócio ideal para um negócio

Saber como encontrar o sócio ideal para um negócio é o primeiro passo para a formação de uma parceria de sucesso. É claro que encontrar um bom sócio para o seu negócio é uma tarefa desafiadora e nada fácil, e você sabe qual é o motivo?

É um sentimento genuinamente humano. A ideia de ter um sócio acaba despertando a desconfiança e a sensação de estar perdendo o controle do negócio que você tanto lutou para construir.

Embora pareça haver unicamente inconvenientes quando o assunto é partir para a procura de sócios, é preciso reconhecer que a adoção de companheiros de jornada pode facilitar a sua vida e aumentar as perspectivas do seu negócio.

Defendo sim a adoção de um sócio para que a sua empresa decole e aumente a sua participação no mercado, mas é preciso esclarecer que muitas coisas acontecem quando estamos à procura do parceiro ideal para a nossa empresa.

Algumas questões devem ser levantadas, como ter características pessoais parecidas, mas não focar muito nesta questão já que algumas vezes as diferenças de ponto de vista podem ocasionar discussões positivas que acabam contribuindo para o futuro do negócio.

Características do sócio ideal para um negócio

Para quem está em busca de saber como encontrar o sócio ideal para um negócio, reunimos abaixo algumas características que julgamos fundamentais para que a parceria possa dar certo.

Confiança

A confiança recíproca é um dos fatores fundamentais para uma parceria, por isso mesmo colocamos esta característica logo em primeiro lugar. Se sentir seguro com quem vai ser seu sócio em um negócio é fundamental para que uma parceria dê certo.

Quando já existe uma relação prévia e essa confiança já existe, é possível ir com velocidade máxima logo na largada. Quando a confiança ainda tem que ser construída, a velocidade aumenta gradualmente.

Boa convivência

Uma das questões fundamentais que devem ser valorizadas pelas pessoas que desejam tanto conseguir quanto tornar-se sócios das empresas é possuir valores semelhantes.

A razão disso é a boa convivência quando estes são alinhados e compatíveis entre os diversos membros. Uma dica importante é conversar bastante com o candidato a sócio antes de fechar a parceria.

Como escolher o sócio ideal para um negócio

Paixão

Ter paixão pelo negócio é uma das características dos empreendedores de sucesso, por isso, se você quer saber como encontrar o sócio ideal para um negócio, uma das dicas é procurar por alguém que tenha a mesma paixão pelo negócio que você tem.

Uma empresa requer o comprometimento integral de todos seus sócios. Sem isso, o barco não anda e as desavenças começam a surgir. Para empreender é preciso que a equipe esteja fervendo e isso só ocorre com paixão.

Recursos

Na maioria das vezes é dificilmente ter todos os recursos necessários para empreender sozinho, sejam eles habilidades pessoais, capital para começar o negócio ou uma boa rede de contatos.

Por isso, na hora de escolher um sócio, é importante encontrar alguém que possa complementar para que, no final, a parceria esteja completa em todos os seus aspectos.

Liderança

A capacidade de liderar é fundamental para quem deseja assumir uma sociedade. Lembre-se que sócios compartilham tarefas e, além disso, delegam tarefas em algumas ocasiões.

Por estes motivos, a liderança e a capacidade de tomar as decisões é fundamental para quem deseja assumir uma sociedade. Não se trata apenas de saber como escolher um sócio, mas também como escolher uma liderança.

Objetivos compatíveis

Compartilhar ideais e metas são ideal para que os sócios possam manter a sua parceria.

A ideia aqui é que as características de cada um dos envolvidos não sejam somente um complemento, mas também se alinhem com as dos outros.

Sócio como colega

Atenção: não procure um sócio que seja presente unicamente em termos financeiros. Busque alguém que esteja disposto a participar das decisões e que se importe realmente com o funcionamento da empresa.

É importante que a pessoa possa indagar tirar dúvidas e bater de frente (de forma saudável) quando for necessário.

Valorização de pontos fortes

Se a sua decisão é acertada e a do sócio não está tão alinhada assim com a questão em jogo, espera-se que ele seja capaz de reconhecer e valorizar as suas qualidades.

Pense de maneira análoga avalie quão importante é a valorização mutua e a capacidade de ceder ou bater pé quando necessário.

Agora que você já conferiu as nossas dicas de como encontrar o sócio ideal para um negócio sua busca certamente ficará mais fácil e o resultado será certamente mais acertado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

GD Star Rating
loading...
Como encontrar o sócio ideal para um negócio, 10.0 out of 10 based on 6 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA