Como criar um Resumo no LinkedIn

Como criar um Resumo no LinkedIn que realmente funciona

Saber como criar um Resumo no LinkedIn é fundamental para o sucesso de quem deseja desenvolver uma boa estratégia de marketing pessoal rede social.

Recrutadores e e analistas de mídias sociais concordam que é através do Resumo que se tem uma melhor ideia sobre a formação profissional, história e personalidade de um determinado perfil.

Em nosso curso de LinkedIn falamos sobre o verdadeiro Funil de Conversão que existe em qualquer perfil. No caso do LinkedIn, a “conversão” seria o contato de um visitante com a pessoa do perfil, seja através da adição à rede de contatos ou outras formas possíveis no LinkedIn.

Planeje detalhadamente o seu Resumo

A primeira dica para quem quer saber como escrever um bom Resumo no LinkedIn é planejar detalhadamente sua estrutura. Em seu texto, preferencialmente escrito na primeira pessoa, apresente-se como uma verdadeira marca, a sua marca.

Ressalte seus pontos fortes e suas principais habilidades. Lembre-se que o marketing pessoal no LinkedIn é uma verdadeira “venda” da sua imagem, por isso você deve fazer um verdadeiro trabalho de engenharia de argumentação.

Dê um toque pessoal ao seu texto

Este é um dos campos mais flexíveis do LinkedIn, limitado apenas pelo número de caracteres. Por isso, aproveite esta oportunidade para dar um toque pessoal ao seu Resumo. Esqueça os clichês do mundo corporativo e do LinkedIn para tornar seu Resumo uma peça única e diferenciada. Não se trata apenas de saber como criar um Resumo no LinkedIn, mas também, faze-lo se destacar.

É preciso dedicar um bom tempo na elaboração dos elementos deste item do seu perfil para que ele funcione de maneira adequada, ou seja, como o principal chamariz para que contatos e recrutadores se aprofundem na leitura de outros elementos do seu perfil.

Trabalhe suas palavras-chave

Outro item importante para quem quer criar um resumo no LinkedIn que realmente funcione, são as palavras-chave do seu perfil, aquela expressão pela qual você deseja ser encontrado quando pessoas e empresas realizam suas buscas no LinkedIn.

Distribua sua palavra-chave no seu Resumo do LinkedIn

É necessário inserir a palavra-chave que você trabalhou em seu Título Profissional e nos outros elementos do perfil, no seu texto de Resumo. É o que chamamos de Aderência da Palavra-Chave. Uma dica é espalhar essa palavra-chave de forma uniforme pelo texto.

Aproveite os recursos gráficos

Outra característica interessante do elemento Resumo é a possibilidade de trabalhar com elementos gráficos como imagens, apresentações PowerPoint, documentos em PDF e até mesmo vídeos. Como sabemos, estes são importantes elementos de comunicação, principalmente em se tratando de marketing nas mídias sociais. Portanto, em nossa receita de como criar um Resumo no LinkedIn este ingrediente não pode ficar de fora.

Para criar um Resumo perfeito no LinkedIn utilize elementos gráficos

Faça o upload de trabalhos que você tenha desenvolvido ou dos quais tenha participado, para enriquecer o seu perfil e se diferenciar de outros. Nunca se esqueça que, no LinkedIn você está em uma eterna competição pela atenção, pois só no Brasil, são mais de 20 milhões de participantes.

Trabalhe com bullets e outros elementos gráficos

Uma recomendação que damos em nosso treinamento sobre o LinkedIn é a utilização de bullets e outros elementos gráficos que você pode inserir em alguns campos, como o do Resumo, por exemplo. Este é mais um recurso de comunicação que fará com que seu perfil se destaque em relação aos outros.

É claro que o uso deste recurso precisa ser muito bem administrado, caso contrário, você correrá o risco de deixar seu Resumo poluído, gerando um efeito contrário ao que estamos buscando.

Quando você ainda não tem experiências profissionais

Finalmente, e quando você ainda não tem um histórico profissional, como é o caso de muitos universitários? Como elaborar o Resumo? Muito simples, basta que você concentre em seus talentos individuais como capacidade de apresentação em público, fluência em alguma língua ou outras habilidades de possam criar um diferencial.

O uso do LinkedIn por universitários é importante, mesmo que você não tenha completado sua formação, pois a criação de um bom networking leva tempo e o ideal é que você comece o quanto antes para não perder nenhuma oportunidade.

Agora que você já leu nossas dicas sobre como criar um Resumo no LinkedIn, o que acha de dar uma revisada no seu?

Fonte: Blog do Curso de LinkedIn

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA