Como aumentar o engajamento no Facebook

Como aumentar o engajamento no Facebook

Para todo profissional de mídias sociais saber como aumentar o engajamento no Facebook é praticamente uma obsessão e neste artigo vamos discutir justamente as técnicas para atingir este objetivo.

O engajamento em publicações no Facebook não acontece por acaso. É fruto de um conjunto de técnica e planejamento.

Ao aumentar o engajamento no Facebook você não só estará aumentando a interação com a sua base de fãs e aumentando as chances de atingir a sua meta de conversão. Aumentando o engajamento você também estará aumentando o seu EdgeRank.

Como ele é responsável pelo o alcance orgânico de suas publicações e pela relevância da sua Fan Page e consequente exposição, você estará na verdade reduzindo os seus gastos com mídia paga no Facebook.

Trabalhe sempre com imagens bem elaboradas

As imagens desempenham um papel fundamental no desempenho de qualquer publicação no Facebook, seja ela um post ou um anúncio, por isso é um elemento ao qual devemos dedicar uma atenção especial.

Busque sempre usar imagens altamente contextualizadas em suas publicações, pois elas adiantam o teor do conteúdo e permitem uma comunicação mais rápida.

Crie títulos instigantes

Outra dica fundamental para que está em busca de saber como aumentar o engajamento no Facebook é usar títulos instigantes em suas publicações, pois eles são o segundo fator mais importante para destaca-las e fazer com que o internauta consuma o seu conteúdo.

Da mesma forma que em e-mail marketing o título da mensagem é fundamental para a taxa de abertura, no Facebook Marketing o título é fundamental para que as pessoas se interessem pela sua mensagem.

Por isso, dedique-se a criar títulos que sejam instigantes e que induzam a leitura da sua mensagem. É ele que irá conduzir o internauta ao funil de conversão existente em sua publicação.

Publique em horários de grande audiência

A publicação em dias e horários adequados também é um fator fundamental para quem está em busca de aumentar o engajamento no Facebook. Você acha que faz algum sentido um cantor se apresentar para um auditório vazio?

Talvez você esteja se perguntando qual seria o melhor dia e horário e a resposta é, depende do setor de atuação e até mesmo de características específicas do seu público. Por isso, a única forma de ter essa resposta é analisando a sua audiência.

Você pode buscar essas informações em seus relatórios do Facebook Insights, principalmente na aba Publicações, onde poderá verificar os dias e horários em que o seu público está online.

Use Emoticons e suas publicações

De acordo com um estudo Buddy Media, posts que usam emoticons conseguem 52% a mais de envolvimento com a base de fãs do que publicações sem este elemento. São 57% a mais de Likes, 33% a mais de comentários e 33% a mais de compartilhamentos.

Assim como no caso das imagens, tente sempre utilizar emoticons contextualizados com o assunto que você está apresentando. Com essa medida simples você irá humanizar suas publicações e aumentar o engajamento no Facebook.

Embora essa técnica seja eficiente, ela é restrita a alguns setores como beleza, alimentação e saúde. A pesquisa mostra que em setores como moda, automobilismo e tecnologia, essa prática pode até mesmo reduzir a taxa de engajamento, portanto cuidado.

Utilize perguntas em suas publicações

Quer saber como aumentar o engajamento no Facebook? Nada mais óbvio do que utilizar perguntas em suas publicações e anúncios! O uso desse recurso pode aumentar em 92% o envolvimento em suas publicações.

A explicação é simples, as pessoas são incentivadas a reagir. O internauta geralmente é passivo, por isso, ao ser incentivado a interagir ele gera um engajamento muito maior em suas publicações.

Uma dica para o uso desse recurso é colocar a pergunta ao final do texto ao invés de fazer isso no título ou no início da publicação. Esse posicionamento trará ainda mais engajamento.

Incentive a interação

Como dito anteriormente, é um engano acreditar que o internauta é proativo. Muito pelo contrário, para se conseguir uma interação é necessário estimulá-lo através de um Call To Action, uma chamada para ação em suas publicações.

Por isso, se você quer saber como aumentar o engajamento no Facebook, nossa dica é pedir para que seus fãs interajam através de chamadas para ação complementando a mensagem.

Esse posicionamento ao final do texto é importante, já que as pesquisas mostram que se forem colocados logo no início eles perdem sua eficácia como ferramentas para o aumento de engajamento no Facebook.

Colocando tudo junto

Se você estava interessado em como aumentar o engajamento no Facebook, os elementos estão aí. O grande desafio agora é colocar tudo isso junto para criar o que podemos chamar de a Publicação Perfeita no Facebook.

Por isso, em se tratando de Facebook Marketing, é fundamental planejar cada publicação com bastante antecedência, justamente para ter tempo suficiente para encaixar todas as peças em seus respectivos lugares.

Quando em nosso curso de Facebook falamos em na elaboração de um calendário editorial para organizar suas publicações, estamos falando justamente disso, ganhar tempo para produzir uma publicação de alto impacto e retorno.

  Leia também o artigo Como aumentar o número de fãs no Facebook

Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no Facebook, é uma questão de estudar estes elementos e introduzi-los em suas publicações. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

GD Star Rating
loading...

DEIXE UMA RESPOSTA