Cinco lições de sucesso para franquias e varejistas

Cinco lições de sucesso para franquias e varejistasAs franquias varejistas apresentam resultados diversos em função doi segmento de atuação, estrutura da franquia e, obviamente, da equipe de gestão de cada unidade. O sucesso no franchisisng vem muito da observação dos negócios e acúmulo de experiências. Vejamos então algumas dicas de franquias varejistas de sucesso no mundo inteiro.

Ouça os parceiros

Na rede americana Auntie Anne’s, que vende pretzels em unidades de shoppings, aeroportos e universidades, os franqueados podem participar de um conselho. Esse grupo trabalha em espírito colaborativo com os administradores da rede para desenvolver iniciativas de divulgação da marca e alterações no cardápio. A Auntie Anne’s foi fundada em 1988 e tem atualmente mais de 1.300 lojas em 27 países.

Estruture sua operação internacional com parceiros locais

A Cartridge World, rede de franquias de recarga de cartuchos de impressora, nasceu na Austrália há duas décadas e está hoje em 57 países. A rede organiza a operação de suas mais de 1.600 unidades por meio de máster franqueados. Esses parceiros ajudam a determinar as melhores fontes de faturamento, seja recarga de cartuchos para pessoas físicas, serviços para pessoas jurídicas, venda de material de escritório ou e-commerce. Hábitos da população e infraestrutura do país são levados em consideração.

Proteja a sua marca

As lojas da marca Swarovski não são franqueadas, e sim licenciadas pela empresa austríaca. São 1.900 butiques em todo o mundo. A família dona do negócio faz questão de controlar de perto as operações. Quando abre uma loja, o licenciado recebe a mobília e a decoração da Swarovski, que faz 13 mudanças visuais por ano nas lojas. Para verificar se a loja atende aos padrões, a matriz envia clientes ocultos às unidades uma vez por mês.

Estimule a produção local

Na rede de supermercados Whole Foods, os produtores locais têm prioridade no fornecimento. São 500 lojas que valorizam orgânicos produzidos no mesmo estado em que a unidade opera. Os fornecedores precisam ser certificados – aqueles que não o são passam por um processo de adequação que pode durar de 7 a 13 semanas. Não é necessário que esses produtores entreguem uma quantidade mínima de produtos. Alguns começam fornecendo para uma única loja e, quando se estruturam, passam a vender para mais unidades.

Crie uma identidade

O shopping Crystals, de Las Vegas, tem somente lojas de alto luxo. Louis Vuitton, Prada, Dolce & Gabbana e Fendi são algumas das marcas do espaço. O shopping estimula as lojas a criar um layout completamente novo para o local. Das 44 marcas de moda que operam no Crystals, 24 estão presentes somente lá – e em mais nenhum lugar da cidade. A Dolce & Gabbana, por exemplo, fechou outras duas lojas de Vegas quando abriu sua unidade no shopping. O local conta com um perfume exclusivo, que pode ser sentido nos corredores e comprado pelos clientes, e uma trilha sonora cuidadosamente escolhida.

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